in ,

Comprar um carro zero ou investir o dinheiro?

O carro próprio e zero km é o sonho de grande parte dos brasileiros.

Quem não quer andar com conforto, sem ficar apertado, com o ar-condicionado ligado e dirigir para onde quiser?

Muitas vezes ter um automóvel vai além do status, pode ser uma necessidade de se locomover para cidades distantes com mais rapidez ou mesmo entregar produtos, fazendo uma renda extra.

O estudo que fiz é sobre a real necessidade de um carro zero ou investir esse dinheiro, um sacrifício que poucos estão dispostos a praticar.

Mas carro é um investimento!

Não, carro não é um investimento.

Um carro gera despesas com combustível, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), revisões, manutenções, seguros e eventuais colisões, seja para pagar o prejuízo do seu carro ou de outros envolvidos.

Existe também a depreciação, porque o carro não valoriza com o tempo, pelo contrário, perde valor todos os anos com o lançamento de modelos mais novos e melhorados.

A lista de gastos com um carro não é pequena e, por isso, muitas vezes comprar um carro é um luxo e nem sempre necessário. A qualidade do transporte público no Brasil não ajuda, mas atende grande parte da população, todos os dias.

O que é um investimento, então?

Investimento é quando você coloca dinheiro em um ativo, por exemplo, ações de uma empresa, títulos públicos ou em uma conta poupança e esse dinheiro começa a aumentar com o tempo.

Os tipos são bem variados, desde investimentos bem seguros onde a probabilidade de perder é quase zero até outros mais arriscados, nesses a chance de perder é mais alta, porém os ganhos também são altos.


Recomendamos para você:

Bruno Papi

Written by Bruno Papi

Investidor desde 2011 na Bolsa de Valores, vive atualmente apenas de seus investimentos. Fundador do site General Investidor e co-fundador do Criando Futuro. É Bacharel em Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos e cursa pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela PUCRS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 ideias criativas para reutilizar jeans velhos

Designer cria joias baseadas em mapas de lugares especiais