Economia

6 maneiras de ter sucesso profissional sem ter um diploma universitário

Um bom emprego depende do quão recheado é o seu currículo.

Ter uma graduação, especialização, falar mais de um idioma e ter uma vasta experiência na função (além de, preferencialmente, ser jovem e dono de um talento nato para o cargo) nem sempre são suficientes para garantir um emprego com um salário que, no mínimo, proporcione sua sobrevivência e algum conforto.

Uma pesquisa realizada em 2014 em Chicago, nos Estados Unidos, indicou que 51% das pessoas que terminaram a faculdade naquela cidade exercem funções em que o nível universitário sequer é necessário.

A faculdade da vida

As universidades particulares se amontoam pelos cantos das cidades, porém, infelizmente, o acesso à elas não é tão fácil assim.

Algumas pessoas trabalham duro durante o dia para poder pagar uma faculdade no período noturno, mas mesmo assim, muitos ainda ficam de fora.

Já as universidades federais, que supostamente existem para que os que não têm condições de arcar com os custos de uma universidade particular possam ter a oportunidade de estudar, são muito concorridas e exigem que os candidatos tenham uma base de estudo que certamente não é adquirida na rede pública de ensino.

Trocando em miúdos, um estudo gratuito e de qualidade se encontra bem longe de seu propósito de estar ao alcance de todos.

Empreender é preciso

Mesmo com toda essa variedade de obstáculos, pessoas com o mínimo de condições conseguem alcançar metas incríveis. Certamente, você já deve ter lido sobre muitas dessas pessoas aqui no Awebic.

Pessoas que saíram de ambientes humildes e que, dotadas de um espírito empreendedor que as tira da zona de conforto, mostraram que Walt Disney estava coberto de razão quando afirmou: “se você consegue sonhar, também consegue realizar”.

Você também pode alcançar seus objetivos profissionais, mesmo sem a oportunidade de frequentar uma universidade.

Confira essas dicas para incrementar o seu currículo e alavancar sua carreira para outro patamar.

Seja autodidata e aumente seu conhecimento usando a internet

Hoje em dia é possível aprender qualquer coisa (MESMO!) na internet. Com uma simples busca no Google você tem acesso a milhares de informações sobre qualquer assunto.

Além disso, as principais universidades americanas, como as Universidades de Harvard e Yale, oferecem cursos gratuitos e com certificado. Uma mina de ouro para quem busca conhecimento.

Conheça, também, os aplicativos que podem te ajudar.

Ganhe experiência e monte seu portfólio

Nada melhor que treinar uma habilidade nova do que fazer trabalhos freelancer. O site 99Freelas oferece oportunidades para praticamente todas as áreas de trabalho.

O profissional freelancer cria sua página de perfil, preenchendo com seus dados e habilidades. A partir daí se candidata aos projetos de seu interesse.

Leia:  5 lugares desconhecidos na Escócia para visitar em 2019

Dessa maneira, conforme consegue realizar os projetos, vai montando seu portfólio para que seus futuros clientes ou empregadores tenham acesso e possam conhecer seu trabalho.

A dica aqui é focar na área que quer desenvolver. Trabalhar em projetos que não vão proporcionar a você a experiência que você busca pode surtir o efeito contrário e acabar por prejudica-lo.

Aumente suas habilidades

Nem tudo se aprende em uma faculdade, todos sabem disso. Algumas oportunidades de emprego exigem mais que um simples diploma e habilidades básicas.

Busque o inusitado e não se acomode. Aprenda algo novo sempre que a oportunidade aparecer.

Tenha mentores

Um mentor é uma pessoa que inspira, motiva, cria ou orienta, ou seja, uma pessoa que servirá como inspiração.

Ter alguém que se admira profissionalmente e que esteja lá para te ajudar e orientar no caminho certo faz a maior diferença na hora de determinar se sua carreira será de sucesso.

Acredite em você

Um diploma universitário não define o profissional. Não se deixe levar pela torcida contra e acredite na sua capacidade.

Todo profissional, mesmo os de mais sucesso, passaram por maus momentos em suas carreiras. A diferença é que eles compreendem que o processo é assim mesmo. Cada pequena vitória conta e, certamente a lista de vitórias é bem maior que a de fracassos.

A diferença é que os profissionais de uscesso se levantam da queda, refletem sobre seus erros e suas parcelas de responsabilidade sobre os acontecimentos e partem para outra com a certeza de que a lição foi aprendida!

Você vai ficar surpreso em conhecer essas sete pessoas que ficaram milionárias antes de ter um diploma.

Conheça todas as suas opções

Mesmo sem ter frequentado uma universidade você tem opções que podem mudar o rumo de sua carreira.

O site CareerBuilder listou as melhores profissões para as pessoas que possuem somente o diploma do ensino médio. Entre as opções estão cargos de gerência em empresas de transporte e distribuição, corretores imobiliários, pilotos comerciais, cargos de supervisão, entre outros.

Ter uma carreira de sucesso sem ter cursado o ensino superior pode ser algo desafiador, porém não é impossível. Além disso, tenha em mente que nesse processo de construção de sua carreira você ainda poderá ter a oportunidade de ter uma educação formal.

A chave para o sucesso é manter o foco em seus objetivos, ser flexível para os desvios no meio do caminho, continuar a expandir seu conhecimento e aumentar o seu networking.

Fonte: mashable.com.

Agora é com você!

Você teve (ou tem) uma educação informal? Quais as SUAS dicas para que outros também tenham sucesso? Compartilhe conosco!