Ciência e Tecnologia

21 aplicativos que todo estudante deveria conhecer. O #1 é genial!

Convenhamos: em plena era dos smartphones e tablets, estudar é bem mais fácil e divertido.

Tempos atrás, cada vez que um professor pedia um trabalho era aquela correria.

Ter de ir à biblioteca, pesquisar infinitos volumes de enciclopédias (que eram compradas de vendedores que iam de porta em porta), recortar revistas e jornais tomava muito mais tempo.

Agora os estudantes podem lançar mão de ótimos aplicativos e sites para que seus tempos sejam mais otimizados e eles possam focar no que realmente interessa: aprender.

A nata dos aplicativos

Está precisando daquela forcinha para fechar o segundo semestre com chave de ouro? Confira nossas dicas que podem ajudá-lo a impressionar até o mais carrancudo de seus professores.

PhotoMath

A matemática é um bicho de sete cabeças para você? Você se sente como se seu professor falasse grego? A má notícia é que a matemática é algo que você vai usar para a vida toda. A boa, é que o PhotoMath talvez seja a resposta às suas preces.

Ao usar a câmera do seu smartphone para escanear a equação que precisa resolver, o PhotoMath te dá não só o resultado, como o caminho para chegar até ele.

FastFormat

Todo acadêmico tem pesadelos com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Essa associação é responsável por publicar normas técnicas.

Resumindo em miúdos, não basta escrever um trabalho de conclusão de curso maravilhoso. Você tem de formatá-lo de acordo com as regras da ABNT. Uma chatice!

O FastFormat chegou para acabar com esse sofrimento, pois trata-se de um site gratuito em que o aluno pode formatar automaticamente seus textos com de acordo com essas normas.

Bliive

Em tempos de economia compartilhada, o Bliive é uma ótima maneira de ensinar algo que você domina e, em troca, aprender algo que você queira muito.

Manja tudo de inglês? Entre no site, cadastre-se e ofereça ensinar o idioma em troca de aulas e fotografia, por exemplo.

Vale lembrar que em alguns países europeus a economia compartilhada já é uma realidade e a gente espera que logo, logo esse novo modo de conviver chegue até aqui.

Coursera

Os grandes centros acadêmicos já perceberam que disponibilizar cursos livres e de especializações online é uma maneira bacana de ajudar quem quer aprender e uma forma barata de construir uma ótima reputação entre o seu público-alvo.

O Coursera disponibiliza uma lista de cursos incríveis, divididos por categoria, e que são totalmente gratuitos e emitem certificado de conclusão. Vale a pena pesquisar os cursos disponíveis e investir mais em seu futuro e carreira.

Busuu

Seguindo a mesma linha do Coursera, o Busuu é um site que ensiva vários idiomas.

Basta escolher o idioma desejado, cadastrar-se e sair por aí impressionando seus amigos, ao invés de enrolar a língua, como no vídeo abaixo.

Khan Academy

A ideia inicial do site era ensinar matemática, mas logo a Khan Academy abriu oportunidades para disciplinas como ciências, economia, etc.

Com a chamada “você pode aprender qualquer coisa”, acredito que dê até para aprender como ser um cavaleiro Jedi.

MathWay

Outro aplicativo destinado ao ensino dessa bruxaria disciplina que assombra boa parte dos alunos.

O MathWay também está disponível na versão web e ele te ajuda a resolver as equações, te mostrando o caminho completo até o resultado.

RealCalc Scientifc Calculator

Esse aplicativo está disponível somente para os usuários de Android.

Agora não é mais preciso gastar grana com uma calculadora cientifica. Já é possível ter uma disponível no seu smartphone.

VOLP

Bateu um branco na hora de escrever “inconstitucionalíssimamente”? Esse é o aplicativo que você precisa.

Leia:  Ilustradora cria versões humanas de personagens animais famosos

O VOLP conta com mais de 380 mil palavras da nossa língua para tirar as dúvidas de qualquer pessoa. Esse eu uso e recomendo!

Conjuga-Me

Os infinitos tempos verbais da nossa língua resumidos em um só site. Basta digitar o verbo que em dúvidas no campo do Conjuga-Me e rasgar o latim!

Acentuando

Depois das mudanças das regras ortográficas, algumas palavras perderam o acento. Se você ainda tem dificuldades em identificar as palavras que deixaram de ser acentuadas, o aplicativo Acentuando é para você.

O Acentuando só está disponível para Android.

EasyBib

Você é faz parte do grupo de pessoas que adora fazer citações? Cuidado para não cair na armadilha das citações falsas (aquelas que geralmente são atribuídas à Clarice Lispector e ao Caio Fernando Abreu)!

O EasyBib funciona da seguinte maneira: basta digitar o nome do livro ou tirar uma foto do código de barras e citação feita!

Geekie Games

Esse aplicativo é um aplicativo habilitado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) que dá uma bela ajuda aos estudantes que vão fazer as provas do ENEM.

O Geekie Games está disponível somente para Android.

Universia

O Universia é um site que publica todas as notícias relacionadas ao mundo universitário. Tudo que o aluno procura sobre estudos, bolsas, intercâmbios, oportunidades de estágio e de vagas efetivas, cursos livres, e outras notícias.

Fundação Estudar

A Fundação Estudar tem o objetivo de despertar o empreendedorismo nos jovens em início de carreira, incentivando-os a fazerem escolhas que os levarão ao caminho do sucesso.

Freedly

Informação é o que não falta na internet, porém é preciso ter um filtro para poder absorver um conteúdo que vai acrescentar algo.

É exatamente isso que o Freedly faz. Com esse aplicativo você pode escolher o tipo de conteúdo que deseja ver, separado por categorias.

Trello

Esse aplicativo, que também pode ser encontrado em versão web, chegou para por fim à sua desorganização e à boa e velha desculpa “eu me acho na minha bagunça!”.

Com ele você cria listas de tarefas e projetos e pode adicionar outras pessoas que estejam envolvidas neles, como os membros do seu grupo da faculdade.

O Trello possibilita que todos os itens sejam acompanhados passo a passo, ajudando na evolução de cada trabalho.

Recbits

O conceito é incrível: você pergunta e assiste à resposta!

O Recbits funciona da seguinte maneira: se você precisa fazer alguma pesquisa ou questionário, você elabora as questões em forma de texto e outra pessoa responde às suas perguntas em vídeo.

Imaginie

Esse aplicativo permite que os alunos que fizeram as provas do ENEM possam ter uma prévia de sua redação.

Com o Imaginie você tira uma foto de sua redação e enviar a um revisor que vai poder informar sua nota no prazo estipulado.

O Imaginie não é pago e o aluno pode pagar por correção individual ou fazer um pacote.

WeTransfer

O WeTransfer é salvação nos casos em que você não consegue enviar arquivos grandes como anexos de e-mail.

Com o WeTransfer é possível enviar arquivos de até 2GB de graça, sem complicações e sem medo!

Escola Digital

A Escola Digital é uma plataforma gratuita de ensino que reúne diversas ferramentas para garantir a aprendizagem do aluno: vídeo aulas, games, animações, infográficos, etc.

Para começar a usá-lo basta acessar o site, cadastrar-se e escolher a disciplina que precisa de ajuda.

Fonte: almanaquesos.com.

Gostou da lista? Qual aplicativo ou site você usa como uma ajuda extra na hora de estudar?