Yoga: um guia para iniciantes sobre a origem, os benefícios e os estilos
As melhores do Awebic

Yoga: tudo o que iniciantes precisam saber para seguir a prática milenar

A cada ano que se passa, a prática de Yoga ganha mais adeptos no Brasil e no mundo.

Só nos Estados Unidos, estima-se que existam mais de 36 milhões de praticantes de yoga, no Brasil, infelizmente, não há nenhuma estatística a respeito.

A procura por aulas e conhecimento em yoga tem crescido bastante e, para auxiliar os iniciantes na arte, o Awebic preparou esse guia sobre o tema.

Ao final da leitura você saberá:

  • o que é yoga;
  • quais os tipos que mais se adequam a seu estilo de vida;
  • quais os benefícios da prática do yoga.

Vamos lá!

O que é Yoga?

Derivado da palavra “Yuj”, um termo de origem sânscrita (língua ancestral da Índia) que significa “unir ou integrar”, yoga é um conceito que se refere ao tradicional grupo de práticas – ou disciplinas – físicas, mentais e espirituais.

O yoga surgiu na Índia há milhares de anos com o objetivo de alcançar maior liberdade pessoal, longevidade e auto-compreensão.

o que é yoga

O yoga possui três pilares:

  1. Exercício
  2. Respiração
  3. Meditação

Os exercícios de yoga tem como objetivo pressionar os sistemas glandulares do corpo, a fim de aumentar a eficiência dos mesmos.

A respiração é a fonte da vida no corpo e seu controle melhora a saúde, assim como o funcionamento do corpo e da mente.

Exercícios e controle da respiração preparam o corpo para a meditação, que permite encontrar o silêncio e cura para o estresse cotidiano.

O Yoga Sutra, texto clássico sobre yoga, inicia com a seguinte definição do termo:

“Yoga é a suspensão dos processos mentais (Yoga Chitta-vrittti nirodhah). A mente oscilante é o grande obstáculo à percepção do Eu Real. Segundo o Vedanta este Eu é a base de tudo o que existe e sem esse Eu, que é consciência, a mente não seria possível, mas a mente não é real e encobre o Eu.”

Por essa razão o yoga tem por objetivo interromper esse fluxo de pensamento e a identificação com a mente, percebendo assim a base da mente que é a consciência e alcançar o Samadhi (união, ênstase, superconsciência).

Em outras palavras, yoga é a transformação da consciência humana em consciência divina.

Como tudo isso começou? De onde surgiu o yoga?

onde surgiu yoga

Existe um equívoco comum de que o yoga está enraizado no hinduísmo. Pelo contrário, o hinduísmo evoluiu muito mais tarde e acabou incorporando algumas das práticas do yoga.

Não há estudos conclusivos sobre quando o yoga foi criado. Especula-se que tenha surgido há mais de 5000 anos, a nordeste da Índia, na antiga civilização do vale do Indo (3500 a 2000 a.C.).

Desde então, a tradição do yoga foi sendo passada oralmente de professor para aluno e o yoga que se conhece hoje é, portanto, baseado em experiências de muitos indivíduos ao longo de milhares de anos.

Somente em alguma data (também incerta) entre os séculos 2 a.C. e 5 d.C. que um intelectual indiano chamado Patañjali compilou em um livro as principais práticas e teorias de yoga de seu tempo.

O Yoga Sutra possui 196 aforismos conhecidos como os “oito membros do yoga” e isso é o que geralmente se refere hoje como Yoga Clássico. Os adeptos atuais do yoga praticam alguma variação do sistema compilado por Patañjali.

O yoga no Brasil oficialmente se iniciou em 1.936, com a vinda do francês Swami Asuri Kapila (1.901-1955) a Porto Alegre.

Swami Asuri pertencia ao Ramana Ashram-Escola Internacional de Yoga e, em 1947, seu discípulo e amigo Sevananda Swami (Leo Alvarez Costet de Mascheville), do Suddha Dharma Mandalam, também francês e criador do Sarva-yoga (Yoga Integral), apresentou seus ensinamentos em um Congresso no Rio de Janeiro, diante de mais de 5.000 pessoas.

À medida em que se conhecia mais sobre os benefícios da prática do yoga, o mesmo ganhou aceitação e foi se popularizando.

Hoje, muitos médicos recomendam a prática de yoga para pacientes com risco de doenças cardíacas, dores nas costas, artrite, depressão e outras doenças crônicas.

Dia internacional do yoga

O Dia Internacional do Yoga é comemorado no dia 21 de junho.

A data foi oficializada pela ONU em sua 69ª assembleia geral, no dia 11 de dezembro de 2014 e recebeu a mais alta taxa de aprovação até então recebida numa assembléia da ONU, tendo recebido votos a favor de 175 nações.

O dia 21 de junho marca o Solstício de Verão no hemisfério Norte (de inverno no hemisfério Sul). É dia mais longo do ano neste hemisfério e tem significado especial em muitas partes do mundo.

Na perspectiva do Yoga, o Solstício marca a transição para o Dakshinayana. Além disso, a primeira lua cheia após o solstício é chamada de Guru Poornima, onde é celebrado o Guru Purnima Puja (ritual em que são homenageados os Gurus, que são os transmissores do conhecimento do Yoga).

De acordo com a tradição yogi, a primeira transmissão do conhecimento do Yoga foi feita neste dia por Shiva, o primeiro Guru. O solstício também é considerada uma data especial, quando as influências cósmicas tornam favoráveis às práticas espirituais.

A Resolução 69/131 da ONU, reconhece que o Yoga proporciona uma abordagem holística da saúde e bem-estar, e que uma maior conscientização sobre os benefícios da prática de Yoga seria benéfica para a saúde da população mundial.

beneficios yoga

Também reconhece que a saúde global é um objetivo a ser desenvolvido em longo prazo e requer a cooperação internacional por meio do intercâmbio de melhores práticas que visem a construção de um melhor estilo de vida individual.

Dessa forma, o Dia Internacional do Yoga ajudaria indivíduos e populações fazerem escolhas mais saudáveis ​​e seguirem padrões de vida que promovam a boa saúde.

Quais os estilos de yoga?

Hoje, existem centenas de escolas diferentes de yoga, são linhagens de linhagens, estilos fundidos com outro estilos e novos estilos surgindo a cada dia

Devido ao grande número de estilos, é muito difícil para os iniciantes escolherem qual tipo de yoga praticar.

Como não existe estilo melhor ou pior, preparamos uma lista com os 9 principais estilos de yoga para você escolher o que melhor se adequa a seu estilo de vida.

1. Ashtanga Yoga

Ashtanga Yoga

Ashtanga Yoga é um sistema de yoga introduzido no ocidente por Sri K Pattabi Jois, uma das figuras mais influentes no mundo da Yoga. É uma aula intensa, ideal para quem gosta de movimento e desafios.

Segue uma sequência de posturas dinâmicas que fluem de uma para outra sincronizando movimento com respiração, gerando muito calor corporal e suor.

É ideal para quem gosta de uma prática vigorosa e de suar muito. Melhora o condicionamento físico, força e flexibilidade, além da capacidade respiratória e de concentração.

2. Iyengar Yoga

Iyengar Yoga

Iyengar Yoga é o sistema de Yoga introduzido por B.K.S Iyengar. Neste método, o ponto forte é a permanência nas posturas. Tem uma abordagem bastante detalhista e rigorosa, caracterizada pela precisão do alinhamento corporal em cada postura.

É indicado para quem prefere focar mais na precisão dos movimentos do que na repetição e para pessoas com restrições por conta de problemas crônicos na cervical ou na região lombar.

Melhora o condicionamento físico, força e flexibilidade, além de combater dores nas costas causadas por má-postura.

3. Hatha Yoga

Hatha Yoga

É considerado o yoga clássico, o mais popular no ocidente. As posturas são mais básicas e em menor número quando comparado a outros estilos. A idéia é preparar o praticante para o controle consciente do corpo.

É ideal para iniciantes que possuem foco maior no corpo, pois melhora o condicionamento físico, força e flexibilidade, além de aumentar a capacidade de concentração e o controle racional sobre emoções e desejos.

4. Kundalini Yoga

Kundalini Yoga

É o ramo especializado no despertar de energias latentes no sistema nervoso central. Enfatiza a junção dos movimentos físicos com a respiração focada em cada chakra.

Esse estilo combina com pessoas que buscam um trabalho não só físico, mas também espiritual e energético.

Ideal para pessoas introspectivas e que buscam a expansão da consciência. Sua prática limpa e revigora o organismo, fortalece e alonga o corpo.

5. Power Yoga

Power Yoga

Também conhecido como Flow Yoga ou Vinyasa Flow, o Power Yoga é muito comum nas academias de ginástica. É inspirado no Ashtanga, porém não segue uma sequência fixa de posturas.

É uma aula dinâmica, com música e sequências de posturas variadas que promovem um intenso trabalho aeróbico e muscular.

Indicado para alunos intermediários que desejam melhorar condicionamento físico, força e flexibilidade, o Power Yoga ainda ajuda a combater dores nas costas causadas pela má-postura.

6. Raja Yoga

Raja Yoga

É uma linha de yoga mais espiritual, com foco no desenvolvimento do espírito e mente, não do corpo. Consiste na técnica completa definida nas escrituras de Patañjali. As aulas são menos dinâmicas, com foco em meditação e contemplação.

Combina com pessoas introspectivas e que não fazem questão de exercícios físicos, costuma agradar pessoas que já meditam ou que desejam aprender.

A prática do Raja Yoga é ótima para tratar insônia, acalmar a mente e aumentar a capacidade de concentração.

7. Tantra Yoga

Tantra Yoga

A palavra “tantra” significa “teia, tecido ou rede”, indica a ideia de fios entrelaçados formando um todo.

O tantra yoga é uma modalidade de yoga centrada no balanceamento de toda essa teia, não é destinada aos praticantes iniciantes e deve ser sempre realizada sob supervisão de um profissional qualificado, pois pode despertar diversos sentimentos armazenados no subconsciente do praticante (o que pode se tornar algo desconfortável para alguns)

É indicada para quem busca uma abordagem voltada ao controle da energia latente do organismo, traz benefícios físicos, aumenta o controle da respiração e da energia latente, além de desenvolver a capacidade de concentração.

8. Bhakti Yoga

Bhakti Yoga

É uma prática devocional na qual o praticante empenha-se em ver o Divino em todas as coisas ao redor e em si mesmo. É o yoga da devoção, do amor à Deus e à todos os seres. O Bhakti yoga se tornou conhecido no mundo todo devido ao movimento Hare Krishna.

Ideal para praticantes que têm alguma afinidade com a religião, sua prática traz paz e outros benefícios diversos que variam de acordo com a religiosidade do praticante.

9. Laya Yoga

Laya Yoga

Laya em sânscrito significa “união com a quietude, repouso, atenção contemplativa”. O método consiste em práticas suaves de relaxamento, musicoterapia, mantras, palavras de auto-confiança, técnicas de respiração e redução de batimentos cardíacos.

O objetivo do Laya yoga é eliminar gravações negativas de nossa mente e subconsciente e gravar imagens positivas de saúde, alegria e paz.

É ideal para pessoas que procuram um yoga com caráter relaxante, sem ênfase em posturas físicas, sua prática ajuda no controle da ansiedade e estresse, na reposição e reequilíbrio da energia, além de melhorar o bem-estar físico e mental do praticante.

Por onde começar?

Se você é iniciante na prática de yoga o ideal é sempre que procure um professor qualificado.

Porém o yoga pode ser praticado em qualquer lugar, como praias, campos e até mesmo em casa e, por isso, listamos aqui alguns vídeos e livros que podem te ajudar a seguir seu caminho na prática de yoga.

Vídeos de yoga no Youtube

Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.

1. Esta é uma aula de yoga para que qualquer pessoa possa iniciar a prática do yoga em sua casa. Nela o professor Renan trabalha posturas simples, alongamentos e torções que vão ajudá-lo a desintoxicar seu organismo, ter uma melhor postura e alongamento.

Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.

2. A professora Fernanda Cunha ensina, nessa aula de yoga para iniciantes, uma sequência de movimentos e técnicas de respiração de vinyasa yoga. A respiração comanda os movimentos e ajuda a ter um dia a dia mais equilibrado e tranquilo.

Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.

3. Tá afim de começar a praticar yoga, ou ainda é iniciante? Esse vídeo é ideal para você, pois foi preparado para que você consiga acompanhar uma prática inteira e completa.

Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.

4. O Yoga Matinal é um programa com posições de yoga e meditação dividido em 5 vídeos, um para cada dia da semana que deve ser feito durante 30 dias.

O principal objetivo desta série é iniciar um processo de paz em cada momento da sua vida, esta prática desenvolve força muscular, perda de peso desnecessário e intensificação da força de vontade.

É um programa de Yoga para iniciantes mas que praticantes mais experientes também vão encontrar informações enriquecedoras.

Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.

5. O foco desse programa é de oferecer práticas de curta duração mas para fazer todos os dias. A intenção é de te incentivar a fazer a uma prática parte do seu dia a dia. Aulas diversas com temas variados.

Pra você que está começando, eu recomendo fazer uma aula para iniciantes antes só pra você ter uma ideia sobre as posturas. Que essas aulas e a prática tragam mais equilíbrio para o dia a dia.

Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.

6. A professora de hatha yoga Carolina Borghetti ensina a sequência de exercícios que fortalecem os músculos do core, musculatura do abdome, região lombar e quadril.

Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.

7. Nessa primeira aula do curso online de yoga para iniciantes você irá aprender como esse estilo vai trazer uma profunda transformação na sua saúde.

Nesse curso online de yoga você vai aprender o passo a passo da execução das técnicas dos ásanas (posturas corporais) e vai aprender como ativar as glândulas e os plexos nervosos do seu corpo tendo uma noção geral dos enormes benefícios que o Yoga terá na sua vida!

Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.

8. E agora você tem uma sequência de ásanas para praticar yôga em casa e não sabe nem por onde começar?

Existem basicamente duas formas de praticar os ásanas, as técnicas corporais do yôga: a forma dinâmica e fluida, encadeando uma posição na outra, permanecendo pouco tempo em cada uma delas.

A outra forma é permanecer mais tempo em cada posição. No entanto ao nos movermos entre os ásanas, respiramos de forma consciente e nos conectamos ao aqui e agora.

Livros de yoga para aprender mais sobre o assunto

1. Autoperfeição com Hatha Yoga de José Hermógenes

Autoperfeição com Hatha Yoga de José Hermógenes

Professor Hermógenes como costumava ser chamado, possuía o talento ímpar não somente para compreensão de temas densos e culturalmente distantes da realidade de um cidadão brasileiro, como também a virtude de elucidá-los a terceiros, de modo que a leitura de seus livros ocorre de forma leve e fluída, parecendo um diálogo descontraído com o autor.

Na composição de tal obra, ao selecionar e descrever purificações, asanas e pranayamas, um valioso material sobre yogaterapia foi oferecido, mencionando aplicações das posturas para tratamento de diferentes patologias, suas compensações necessárias, cuidados e contra-indicações.

Clique aqui para comprar na Amazon.com.br.

2. O Coração do Yoga de T.K.V. Desikachar

O Coração do Yoga

É uma das mais importantes referências entre professores e praticantes dos mais variados estilos, um apanhado de estudos essenciais sobre posturas, respiração, meditação, filosofia e textos clássicos de yoga organizados por T. K. V. Desikachar.

O professor indiano foi filho e aluno de Sri Tirumalai Krishnamacharya, o mais renomado mestre de yoga dos tempos modernos cuja base de seus ensinamentos diz que a prática de yoga deve ser continuamente adaptada para cada tipo de pessoa.

O livro “O coração do yoga” é a síntese do legado de Krishnamacharya, que tornou o yoga acessível a milhões de pessoas no mundo todo.

Clique aqui para comprar na Amazon.com.br.

3. Luz na Vida de B.K.S. Iyengar

Luz na Vida

Na opinião de muitos adeptos do yoga que apreciam o legado de B. K. S. Iyengar, “Luz na Vida” é o melhor livro desse grande professor.

Nesta obra, ele compartilha seus 70 anos de experiência nessa jornada. É apresentando o yoga através do entendimento dos koshas, as “bainhas” do Ser, do denso ao sutil e os conhecimentos que perpassam a prática de yoga com uma didática poética.

É um livro verdadeiramente inspirador e sua leitura é indicada tanto para os que já tenham anos de yoga, como para os que estão chegando agora.

Clique aqui para comprar na Amazon.com.br.

4. A Árvore do Yoga de B.K.S. Iyengar

A árvore do yoga

O livro é uma compilação revisada e atualizada de palestras e discussões desenvolvidas entre o mestre B.K.S. Iyengar e o organizador do livro, Daniel Rivers-Moore.

Um dos introdutores do yoga no Brasil, Iyengar desenvolve genuinamente uma grande analogia entre as oito “leis de conduta” segundo o yoga às partes de uma árvore.

5. Yoga, Meditação e a Arte de Viver: a Aventura da Vida de Sri Chinmoy

Yoga, meditação e a arte de viver: a Aventura da Vida de Sri Chinmoy

Yoga, meditação e a arte de viver: a Aventura da Vida é um livro que busca inspirar aqueles que estão em busca consciente pela iluminação e satisfação pessoal.

É o livro recomendado número um para quem faz algum curso de meditação para auto descoberta.

E você? Pronto pra iniciar sua jornada na prática do yoga?

Qual estilo combina mais com seu estilo de vida? Compartilhe com a gente!

Leia mais publicações em Awebic.com.

Nós curtimos você. Você nos curte de volta? ❤️



Nossas sugestões pra você

Clique para comentar

Deixe um comentário


Nossos fãs estão curtindo:

Ir Topo