Saúde

6 técnicas de respiração para relaxar e acalmar o corpo em 10 minutos ou menos

“Calma, respira”.

Quantas vezes você já repetiu essa frase para alguém ou para você mesmo?

Pois saiba que ela está certíssima. Além de acalmar e promover o relaxamento, respirar corretamente ajuda a prevenir doenças, reduz o estresse, a hipertensão e a depressão, e ainda auxilia na perda de peso.

Respiração 1

Técnicas de respiração ajudam você a respirar com consciência e com “profundidade” (respeitando e prolongando a inspiração e expiração). Ainda, ajuda a oxigenar melhor seu cérebro e seus sistemas do corpo, beneficiando a saúde física e mental como um todo.

Incrível, não?

Mas, infelizmente, poucas pessoas dão importância a esse ato involuntário do corpo humano.

O estresse, o trabalho, a correria. São muitas desculpas que utilizamos para não mudarmos pequenos hábitos – que podem fazer toda a diferença na busca por uma melhor qualidade de vida.

Para te ajudar, separamos 6 técnicas de respiração (aprovados por especialistas) com menos de 10 minutos!

Vamos começar?

Respiração 2

1. Sama Vritti

Muito realizada para melhorar a qualidade do sono, esta técnica tem o objetivo de acalmar o sistema nervoso, aumentar o foco e a concentração nas atividades e reduzir o estresse.

Para começar, inspire 4 vezes e expire 4 vezes, tudo pelo nariz, para acrescentar uma resistência natural na respiração. A medida que for adaptando-se ao processo, inspire 8 vezes e expire mais 8. Pode ser feita em qualquer lugar, mas é especialmente eficaz antes de dormir. Experimente.

Nível de dificuldade: Iniciante.

2. Técnica de respiração abdominal

Como realizar? Com uma mão no peito e outra na barriga, respire fundo pelo nariz, garantindo que o diafragma (e não o peito) infle com ar suficiente para criar um estiramento nos pulmões.

Você deve realizar de 6 a 10 respirações profundas e lentas a cada minuto, durante 10 minutos, todos os dias para experimentar reduções imediatas da frequência cardíaca e pressão arterial.

É recomendado fazer antes de algum exame ou de qualquer evento que possa te causar estresse, como provas, entrevistas etc.

Nível de dificuldade: Iniciante.

3. Relaxamento progressivo

Feche os olhos e concentre-se em enrijecer e relaxar cada um dos grupos musculares por 3 segundos.

Comece pelos pés e os dedos. Mova os joelhos, coxas, glúteos, peitoral, braços, mãos, pescoço, mandíbula, olhos… Certifique-se que sua respiração está profunda e lenta.

Se não conseguir, inspire pelo nariz, segure a respiração por 5 segundos, relaxe os músculos tensos e expire pela boca.

Leia:  Ninguém sabia por que esse pai ainda dava flores para a ex, até ele revelar a verdade

Pode ser feita em casa, em uma mesa ou mesmo na estrada. Lembre-se que o objetivo não é que você fique tonto. Se isso acontecer, faça por menos tempo ou suspenda a técnica.

Nível de dificuldade: Iniciante.

Respiração 3

4. Nadi Shodhana ou “respiração por narinas alternadas”

Muio praticada por iogues, o objetivo dessa respiração é trazer a calma, o equilíbrio e unir os lados direito e esquerdo do cérebro.

Sentado em uma posição de meditação confortável, tampe com o polegar direito a narina direita e inspire profundamente com a narina esquerda. No auge da inspiração, tampe a narina esquerda e expire com a narina direita. Faça o exercício novamente, inspirando pela narina direita e expirando pela esquerda.

Pode ser utilizada sempre que quiser concentrar-se e energizar-se. Esta respiração faz as pessoas se sentirem mais acordadas. Por isso, não faça antes de dormir.

Nível de dificuldade: Intermediário.

5. Visualização guiada

Deixe a cabeça em linha reta. Mantenha o olhar a frente. Inspire profundamente, enquanto concentra-se em imagens prazerosas e positivas para substituir pensamentos negativos. Você pode utilizar uma gravação ou até mesmo uma música enquanto pratica a respiração.

Pode ser feita em qualquer lugar que você se sinta seguro para fechar os olhos e desligar-se do mundo exterior.

Nível de dificuldade: Intermediário.

6. Kapalabhati ou “crânio brilhante”

Ótima para limpeza da mente, dos pulmões e das vias respiratórias. Inspire de forma longa e profunda. Expire de forma rápida e potente, tendo como auxílio a região inferior do abdômen. Realize todos estes movimentos pelo nariz, repetindo por 10 vezes.

Pode ser realizada ao acordar ou sempre que quiser começar a olhar o lado positivo da vida. Esta técnica aquece o corpo e acorda o cérebro, sendo especialmente indicada quando quiser ficar desperto.

Nível de dificuldade: Avançado.

Fonte: greatist.com.

Respiração 4

Se você não tem o costume de utilizar nenhuma dessas técnicas, é possível que sinta dificuldade em concentrar-se no início. Mas a boa notícia é que, com a prática diária, a respiração correta acaba se tornando involuntária.

Escolha as que mais lhe agradam e comece a praticar agora mesmo. Em pouco tempo você sentirá a diferença em sua vida.

Se achou o artigo útil, compartilhe.