Economia

Pesquisa mostra que dinheiro pode comprar felicidade (mas existe um segredo para dar certo)

Um estudo recente mostrou que o dinheiro pode, de fato, comprar felicidade.

Pesquisadores têm descoberto que gastar dinheiro com experiências ou com outras pessoas traz mais satisfação do que investir em objetos. Em outras palavras, pode haver uma maneira “certa” para gastar dinheiro.

Este estudo tem um nome curioso: “O dinheiro compra a felicidade quando os gastos se encaixam na nossa personalidade”.

Antes de chegar a essa conclusão, os pesquisadores examinaram 76.000 transações bancárias e descobriram o seguinte: as pessoas que fazem compras relacionadas a sua personalidade relatam níveis mais elevados de satisfação com a vida.

Ou seja: pessoas diferentes encontram felicidade em coisas diferentes.

money

Para entender isso melhor, a pesquisa dividiu os hábitos de consumo das pessoas usando os cinco grandes traços de personalidade: extroversão, empatia, consciência, “neuroticismo” e abertura.

Isso explica por que algumas pessoas são felizes viajando pelo mundo e outras não. Ou, por exemplo, por que tem gente que se sente realizada doando dinheiro para ONGs, enquanto outros não se sentem preenchidos por esse tipo de atitude (mesmo que racionalmente achem a ideia ótima).

Confira as cinco categorias abaixo e veja qual delas é o seu estilo.

1. Extroversão

money01

O que significa: você é uma pessoa muito extrovertida e sociável. Você se sente melhor quando está cercado de pessoas e pode conversar à vontade.

O que faz você feliz: sair para dançar, ir a festas, participar de grandes reuniões com amigos ou até se juntar a um grupo de estranhos para um passeio.

2. Empatia

money02

O que significa: você se preocupa antes com os outros do que com você. É uma pessoa cooperativa e gosta de fazer as coisas que beneficiem outras pessoas (ou animais).

Leia:  Ser mãe equivale a mais de dois empregos em tempo integral, aponta pesquisa

O que faz você feliz: doar para caridade, cuidar de animais de estimação ou investir em uma empresa com responsabilidade social.

3. Consciência

money03

O que significa: você sabe controlar os impulsos para alcançar seus objetivos. É muito organizado e sempre presta atenção nos detalhes.

O que faz você feliz: participar de um treino físico intenso sobre o qual você pesquisou, juntar-se a uma aula de ioga gratuita no parque ou programar sua própria dieta com refeições saudáveis.

4. Neuroticismo

money04

O que significa: o ato de ser neurótico. Você é muito preocupado e propenso ao estresse. De vez em quando suas reações aos acontecimentos ou suas emoções podem ser exageradas.

O que faz você feliz: fazer algumas piadas autodepreciativas com amigos, apostar em jogos e competições esportivas ou se livrar de todas as suas multas de trânsito.

5. Abertura

money05

O que significa: você é uma pessoa imaginativa e artística, com muitos interesses diferentes. Além disso, você é aventureiro e está sempre pronto para explorar coisas novas.

O que faz você feliz: visitar um lugar em que você nunca esteve, aprender uma nova habilidade interessante ou escrever sobre algo que você adora.

Mas lembre-se: para gastar dinheiro, você precisa ter dinheiro antes.

Fica difícil ser feliz se você torra toda sua grana de uma vez só e passa o resto do mês quebrado. Você sempre vai precisar estabelecer um orçamento, poupar e gastar com sabedoria.

A grande vantagem é que, ao conhecer sua própria personalidade, você aprende a investir o que ganha nas coisas certas. Assim, você vai se sentir mais realizado e menos culpado ao tirar dinheiro do bolso.

Se você achou esse assunto relevante, compartilhe com mais pessoas.

Fonte: upworthy.com.