Mente

15 dicas de produtividade incríveis para ajudar você a vencer cada dia

A produtividade é uma das minhas coisas favoritas. É tão satisfatório riscar algo da minha lista. Esse sentimento de realização não tem preço.

Ao longo dos anos, experimentei várias estratégias de produtividade diferentes para me ajudar a gerenciar melhor o meu tempo e fazer mais.

Alguns funcionaram incrivelmente. Outros, nem tanto.

Aqui, estou compartilhando as 15 principais dicas de produtividade pelas quais vivo.

Quando todas se juntam, é mágico. O trabalho flui e no final do dia, eu me sinto como uma valentona, ao invés de uma completa bagunça.

Confira:

Dicas de produtividade

1. Pratique o cuidado pessoal

Quando você tem um milhão de coisas para fazer, pode parecer contra intuitivo tirar um tempo para praticar o cuidado pessoal, mas na verdade é exatamente o que você precisa para disparar sua produtividade.

Quanto mais tempo você dedicar a si mesmo, mais poderá estar plenamente presente para o seu trabalho.

O cuidado pessoal energiza e reabastece, de modo que, quando você está trabalhando, está realmente trabalhando no seu nível mais eficiente.

2. Tenha uma boa noite de sono

Esta se relaciona muito bem com a primeira dica. Um dia produtivo realmente começa na noite anterior.

Pense em como você se sente no trabalho depois de ficar acordada até tarde, bebendo uma margarita, com relação a como você se sente no trabalho quando dorme um pouco e acorda se sentindo revigorado.

Faz uma enorme diferença.

Quando você se sentir um trapo, seu trabalho e produtividade irão refletir isso. Ao invés de acordar e matar o dia, você vai se arrastar pelo dia sem fazer muita coisa. Não tem graça.

3. Pare com as multitarefas

Enxergando a realidade: não existe multitarefa. Você está basicamente apenas alternando entre as tarefas muito rapidamente e isso realmente diminui sua velocidade.

Demora mais tempo para fazer algo quando você não está dando à tarefa sua atenção exclusiva.

Além disso, a produção de trabalhos de alta qualidade exige que você se envolva totalmente com a tarefa e com apenas essa tarefa.

4. Largue o perfeccionismo

Perfeccionismo foi algo com o que eu lutei muito no início da minha carreira. Eu me orgulhava de ser ridiculamente meticulosa com tudo que fazia.

O resultado? Levava uma eternidade para fazer qualquer coisa.

Eu comecei a terminar tarefas em uma fração do tempo, uma vez que deixei de lado a necessidade do perfeccionismo e me dediquei a fazer as coisas.

Basicamente, o perfeccionismo é igual a horas de desperdício de tempo e energia.

5. Anote suas distrações para mais tarde

Mesmo que você possa colocar tudo no modo avião, você não pode impedir que pensamentos aleatórios surjam na sua cabeça e o distraiam.

Quando isso acontece, gosto de anotar rapidamente, para não esquecer e voltar a eles mais tarde.

Esses pequenos pensamentos podem ser literalmente qualquer coisa, desde pedir mais comida de cachorro até o acompanhamento de um e-mail.

Dicas de produtividade

6. Mantenha uma lista principal de tarefas

Mesmo se você for o super-homem ou a super-mulher, é impossível fazer tudo em um dia.

Colocar um milhão de tarefas em sua lista de afazeres só vai estressá-lo e, no final do dia, você vai sentir como se não tivesse feito nada. Isso não é bom.

Em vez disso, sugiro manter uma lista principal de tarefas no seu planejador ou no Evernote (que, sério, não posso viver sem) e, em seguida, puxe apenas algumas tarefas de cada vez para a sua lista diária.

Uma lista resumida e realista faz você se sentir bem e te deixa se sentindo realizado no final do dia.

7. Trabalhe somente quando você é mais produtivo

Para realmente levar sua produtividade ao próximo nível, é crucial que você descubra quando é mais produtivo.

Meu período mais produtivo é de manhã. Eu protejo muito esse tempo porque sei que posso fazer muita coisa muito rapidamente.

Também é importante saber quando se afastar e fazer uma pausa.

Minha energia geralmente diminui depois do almoço. Em vez de me forçar a ficar na minha mesa, sem fazer muito, vou lá fora e leio, saio para caminhar, ou simplesmente tiro um cochilo.

Leia:  14 fatos psicológicos que podem tornar a sua vida mais fácil

Mesmo poucos minutos só para mim vai me revigorar para que eu possa voltar ao trabalho e matar o resto do dia.

8. Faça do “não” o seu mantra

O tempo não é um recurso renovável, meu bem. Uma vez que se foi, se foi para sempre. Nós só temos 24 horas por dia e nós decidimos como passamos essas 24 horas.

Para aumentar sua produtividade, você precisa começar dizendo não para coisas que não estão alinhadas com seus objetivos.

Quanto mais disser não a essas coisas, mais tempo e espaço terá em sua vida para fazer as coisas que realmente importam para você.

Sua produtividade estará em outro mundo quando se concentrar apenas em coisas que você realmente quer fazer.

9. Planeje seu dia na noite anterior

Como eu disse, um dia produtivo começa na noite anterior.

Tirar apenas alguns minutos antes de dormir para ver seu calendário e escrever sua lista de tarefas em seu planejador permite que você comece o dia com tudo.

10. Ter uma rotina matinal fortalecedora

A energia com a qual começa o dia é a energia que carrega consigo o resto do dia. Para máxima produtividade, configure uma rotina matinal que o prepare para o sucesso.

Acorde devagar, medite, beba um pouco de suco verde ou faça qualquer coisa que o faça se sentir bem.

11. Defina uma intenção para o dia

Não definir uma intenção para o dia é como entrar no seu dia sem decidir como quer se sentir ou como quer experimentar o dia.

Defina a intenção de passar o seu dia com facilidade e eficiência. Ou pretenda dar toda a sua atenção a tudo o que estiver à sua frente.

Definir uma intenção é muito simples, mas terá um enorme impacto no seu dia.

Dicas de produtividade

12. Faça do tempo o seu amigo

A maior dica de produtividade que posso compartilhar com você é se tornar melhor amigo do tempo. Pare de reclamar por não ter o suficiente. Pare de se tornar a vítima.

Olhe o tempo com amor e ele se expandirá para você. Mova-se lentamente ao longo do dia, sabendo que sempre há o suficiente disponível para você.

Mudar sua perspectiva no tempo fará maravilhas pela sua produtividade. Você vai se sentir como se estivesse trabalhando com o tempo, não contra ele.

13. Faça seu trabalho criativo primeiro

Cada tarefa que você completa e cada decisão que você faz drena sua energia pouco a pouco enquanto o dia passa.

Se você se concentrar em todas as pequenas coisas primeiro, no momento em que chegar ao seu trabalho criativo mais importante, você não terá mais energia.

Certifique-se de fazer o seu trabalho criativo na primeira hora da manhã, quando sua energia estiver no auge. Todo o resto pode esperar até o final do dia.

14. Toque apenas uma vez

Esta dica de produtividade é muito simples, mas eficaz. Apenas toque em uma tarefa uma vez e apenas uma vez.

Se você abrir um e-mail, responda na hora. Se tirar a roupa do secador, guarde… Você entendeu a essência.

Ter que voltar para uma tarefa novamente desperdiçará seu precioso tempo. É muito mais eficiente tirar essas tarefas do caminho na hora, em vez acumulá-las.

15. Agrupamento e bloco de tempo

Agrupamento e bloco de tempo são estratégias de produtividade em si mesmas. Mas, quando você as reúne, elas são mágicas.

Agrupamento simplesmente significa fazer um monte de tarefas semelhantes de uma só vez. O bloco de tempo é designar um bloco de tempo para uma tarefa e lhe dar toda a atenção.

Então, em vez de responder a e-mails durante o dia, programe um bloco de tempo para limpar sua caixa de entrada. E, finalmente, certifique-se de cronometrar seus blocos de tempo.

Estime quanto tempo você acha que levará para concluir uma tarefa e configure um cronômetro.

Estas dicas te ajudam? Comente!

Anda precisando de ajuda em algum assunto específico? Nos mande um e-mail!

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente escrito por Jessica Estrada.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou do conteúdo? Então comente e compartilhe-o com seus amigos