Ciência e Tecnologia

Lua artificial: China tem projeto para substituir luzes de cidade até 2020

A China está a caminho de criar uma “lua artificial”. O resultado seria brilhante o suficiente para substituir as luzes das ruas da cidade de Chengdu, até 2020.

Oito vezes mais brilhante que a lua real, o projeto faz parte das crescentes ambições do país no espaço.

Cientistas chineses planejam enviar três luas artificiais para o espaço nos próximos quatro anos. As luas — feitas de material reflexivo como um espelho — devem orbitar a 500 km acima da Terra e iluminar uma área com diâmetro de 10 a 80 km.

Wu Chunfeng, presidente do Instituto de Ciência e Tecnologia do Sistema de Microeletrônica da Chengdu, que desenvolveu o projeto, disse que o satélite iluminador proporcionaria um “brilho crepuscular”.

Tudo sob controle

“O brilho e o tempo de serviço dos satélites são ajustáveis, e a precisão da iluminação pode ser controlada em dezenas de metros”, disse Wu.

Wu acrescentou que as três luas artificiais operariam alternadamente para reduzir significativamente o consumo de eletricidade na infra-estrutura, especialmente durante o inverno.

O satélite iluminado é projetado para complementar o luar à noite.

“Quem pagou por isso e qual é o propósito?”

lua artificial nas ruas da china para reduzir eletricidade

Wu disse que a iluminação artificial em Chengdu poderia economizar cerca de US$ 240 milhões em custos de eletricidade ao ano.

Ela também poderia ser usado para iluminar áreas que sofrem interrupções de energia causadas por desastres naturais.

Apesar dos benefícios econômicos, muitos da plataforma de mídia social chinesa Weibo estavam preocupados com possíveis efeitos negativos, como a forma como isso afetaria o sono e quanto custaria o projeto.

“Qual é o objetivo de criar uma lua artificial que quebra as leis da natureza?” Shaolin Xu, um comentarista famoso que tem 1,4 milhões de seguidores no Weibo, disse em sua conta.

Leia:  13 invenções muito legais que vão fazer você se sentir no futuro

“Quem pagou por isso e qual é o propósito de lançá-lo?”

“Este é definitivamente um bom projeto para economizar energia e reduzir a poluição”, comentou outro usuário do Weibo.

A lua artificial é mesmo viável?

Enquanto o People’s Daily citou Wu dizendo que o brilho da lua artificial seria brilhante o suficiente para substituir os postes de luz, outro veículo estatal de mídia, Xinhua, citou Wu dizendo que o brilho seria apenas um quinto da iluminação pública.

A Xinhua informou que a idéia da lua feita pelo homem originou-se de um artista francês que imaginou pendurar um colar feito de espelhos no céu para iluminar as ruas de Paris à noite.

A Rússia tentou lançar um “espelho espacial” de 25 metros, mas o projeto foi adiado em 1999.

Via: abc.net.au. Imagem: pexels.com.