Saúde

5 benefícios da soneca e como fazer da melhor maneira

Não finja que não sabe do que estou falando. Sim, a soneca. Aquela naninha depois do almoço. A siesta.

Aqui no Brasil, infelizmente, a soneca não foi institucionalizada, como na Espanha, por exemplo. Todo mundo adora aquele soninho depois da refeição, mas nem todo mundo pode, principalmente se estiver trabalhando.

Bem, este post mostra que a falta deste costume deveria ser repensada.

Aquela esticadinha no sofá no início da tarde pode ser a melhor coisa para o seu corpo e a sua mente também.

O corpo sempre nos dá dicas do que precisa. Nós é que insistimos em ignorar, e perdemos muito em qualidade de vida.

Quando seu organismo pede aquela pausa, dar a ele um pequeno descanso recarrega as energias e põe a mente em um estado de atenção muito maior.

Acompanhe estas dicas: 

Benefícios da soneca

1. Aguça as funções cognitivas

embeddedIMG_nappping_850px_1-600x600

Não é segredo pra ninguém que, se você teve uma noite mal dormida, seu dia não irá render tão bem.

Se o sono noturno é capaz de aumentar a capacidade do cérebro de reter informações, o mesmo se aplica à soneca. Dormir de 60 a 90 minutos provoca um aumento considerável na capacidade de concentração pelas próximas 24 horas!

2. Ajuda a manter o coração saudável

embeddedIMG_nappping_850px_2-600x600

Um estudo da Universidade de Harvard mostrou que tirar uma soneca regularmente ajuda a equilibrar as funções cardíacas e evita que problemas no coração apareçam quando ficamos mais velhos.

Por ‘soneca regular’ entenda descansos de até 30 minutos, 3 vezes por semana. 

3. Reduz o estresse e a ansiedade

embeddedIMG_nappping_850px_3-600x600

Ficar cansado leva a estresse, e então a mais cansaço. Uma boa soneca, porém, quebra esse ciclo, dando ao corpo um descanso quando ele está no pico deste estresse.

Um estudo, feito em 2012, mostrou que aqueles que não tiravam uma soneca tinham um grande aumento dos hormônios do estresse no organismo, levando a outros problemas de saúde. 

É importante que principalmente os homens prestem atenção nisso, porque tais problemas com estresse são mais comuns nos rapazes. 

4. Combate a fome excessiva

embeddedIMG_nappping_850px_4-600x600

Quando estamos cansados e sem energia, a tendência é a sentir mais fome. É o corpo pedindo para as baterias serem recarregadas com mais nutrientes.

No entanto, um sono curto à tarde é capaz de aumentar o nível de energia tão bem quanto um lanchinho, dispensando assim a vontade de comer fora de hora. 

5. Melhora a performance na atividade física

embeddedIMG_nappping_850px_5-600x600

Esqueça este mito de que soneca é coisa de preguiçoso.

Essa pequena pausa deixa o corpo pronto para a atividade física, com mais qualidade, mais velocidade e melhor desempenho. Aumenta também o tempo de reação do corpo a um exercício. 

Leia:  Os 19 piores desastres de Photoshop de 2016

E como tirar uma soneca melhor?

1. Use um alarme

embeddedIMG_nappping_850px_6-600x600

Cada pessoa tem uma necessidade – que pode ir de 5 minutinhos a 90 minutos. A média, no entanto, fica em 30 minutos. Vá testando diferentes tempos até encontrar o que recarrega melhor suas energias.

E use o alarme para não dormir demais e conseguir finalizar as tarefas do dia.

2. Durma à tarde

embeddedIMG_nappping_850px_7-600x600

O comecinho da tarde é o melhor horário para uma sonequinha. Após o almoço, então, melhor ainda!

Tirar uma soneca muito tarde pode atrapalhar seu sono noturno, e fazer isso cedo demais vai fazer com que você sinta cansaço no final da tarde. 

3. Escolha as condições ideais

embeddedIMG_nappping_850px_8-600x600

O melhor lugar para uma siesta é uma sala com pouca iluminação. Se for escuro demais, pode fazer você dormir profundamente na hora errada.

Escolha um local fresco, nem quente nem frio demais. Se precisar, utilize uma coberta. Manter a cabeça elevada pode ser uma boa, apoiando no braço do sofá, por exemplo. (Só tenha cuidado para não ficar com torcicolo!). 

4. Diga sim aos acessórios!

embeddedIMG_nappping_850px_9-600x600

Quem disse que uma boa soneca não precisa de acessórios? Tudo o que você precisa é de uma xícara de chá ou café, uma máscara de dormir e um lápis. 

O café ou o chá devem ser tomados antes da dormidinha – sim, antes!

Assim, quando você acordar, a cafeína estará no sistema sanguíneo, fazendo você ficar mais focado. A máscara deve ser utilizada caso o local onde você descansar seja muito claro. E o lápis… bem, parece estranho, mas tem gente que dorme com o lápis entre os dedos. Quando a mão relaxar, você soltará o lápis, indicando que é hora de acordar. 

Eu ainda prefiro o alarme. 

5. Durma o suficiente.

embeddedIMG_nappping_850px_10-600x600

Sono não é um luxo. É parte essencial do funcionamento do corpo humano. Assim como água e comida, é uma necessidade.

Não à toa, 48% dos americanos dizem ter problemas de sono – e só 34% deles diz tirar uma soneca regularmente.

Descansar no começo da tarde não tem nada a ver com preguiça, nem é nada de errado. É uma pausa necessária para que o organismo tenha energia suficiente para chegar ao fim do dia. Mesmo que por apenas 10 minutos, essa soneca pode fazer a diferença na nossa saúde. 

Talvez seja hora de repensar nossos hábitos e considerar a soneca como algo saudável, necessário e bom para a produtividade. Todo mundo sairia ganhando!

Fonte: littlethings.com.