Corpo

14 sinais de que você não está bebendo água o suficiente

Acho que todos podemos concordar que nada é mais refrescante que um bom copo de água.

Seja depois de atividades físicas, durante o verão ou até mesmo depois de uma refeição.

A água é um dos bens mais naturais da Terra, e muitas vezes não ingerimos a quantidade diária necessária. Seja por falta de tempo, esquecimento ou até gosto, deixamos de tomar água e isso danifica nosso corpo continuamente.

Por isso, separamos alguns sinais que irão te dizer se você está em dia com a água, ou se precisa de mais um copo do líquido da vida.

1. Sua boca está seca?

Pode parecer meio óbvio, mas este é um sinal que muito raramente damos ouvido. Mesmo que você substitua a água por um suco ou coisa do tipo, ainda continua precisando dela.

A água lubrifica as membranas mucosas da boca e da garganta, o que faz com que a sua boca fique úmida por muito mais tempo. Além disso, ajuda nas cordas vocais.

2. Seu pele está seca?

A pele é o maior órgão do seu corpo, e é inevitável que ela precisa ser hidratada. A pele seca é um dos primeiros sinais da desidratação, e isso pode piorar.

A falta de água leva a falta de suor, ou seja, o seu corpo não consegue expulsar os óleos e líquidos ruins do corpo.

3. Você fica com sede excessivamente?

Embora a sede seja morta pela boca, ela é bem mais que isso.

Qualquer pessoa que já tenha tido uma ressaca sabe como o álcool acaba com a sua hidratação. É natural acordar no outro dia com uma vontade quase incontrolável de beber água, pelo menos até que seus níveis de hidratação sejam normais.

Isso é apenas o seu corpo falando com você, e o melhor para você é ouvi-lo.

4. Seus olhos estão secos?

Já percebemos que a falta de água não afeta somente a boca e a garganta, mas lembre-se que ela também afeta seus olhos.

Sem água seus olhos ficam secos, o conhecido olho vermelho fica mais frequente e os canais lacrimais secam. Aí você deve estar se perguntando: mas quem vai querer chorar?

Bem, sem as lágrimas o seu olho não consegue limpar a retina corretamente, o que pode acarretar problemas, ainda mais se você usa lentes de contato.

5. Você sente dores nas articulações?

Nossos discos de cartilagem e espinhais são compostos 80% de água. É ela que impede que os movimentos bruscos, como correr e saltar, não danifiquem as articulações.

6. Sua massa muscular diminuiu?

Consequentemente sua massa muscular é formada de água, ou seja, menos água, menos massa muscular.

Por isso é tão importante tomar H2O antes, durante e depois do treinos de musculação ou exercícios físicos. Ele o mantém hidratado, diminui o risco de dores por conta do esforço feito e ainda traz benefícios para diversas partes do corpo.

7. Fica doente frequentemente?

A água ajuda o seu corpo a liberar as toxinas mais facilmente, ela é o “combustível” que faz o seus órgãos filtrarem resíduos. Quando não há água, o corpo começa a buscá-la em outras fontes, como o sangue, o que gera num novo conjunto de problemas.

Leia:  Planos para viajar sozinha? É melhor ler essas dicas antes de fazer as malas.

8. Se sente cansado?

Como já dissemos, o corpo desidratado pede água “emprestada” do sangue. Isso faz com que os níveis de água e oxigênio diminuam, causando sonolência e fadiga.

Essa falta de resistência significa que você vai acordar as 14h e ainda vai achar cedo, e só mais uma coisa, café não vai ajudar mais.

9. Você sente muita fome?

Quando você está desidratado, o seu corpo começa a achar que você precisa de uma pouco mais de comida, e isso acontece durante o dia ou a noite.

Mas, comer é dar mais trabalho para o corpo, enquanto beber água fornece o combustível para os órgãos continuarem a funcionar da maneira correta.

10. Tem problemas digestivos?

Sem a hidratação necessária, a quantidade de muco no estômago diminui e isso acaba permitindo que o ácido, presente no estômago, possa fazer danos ao seu interior.

Leia também: Milhões de mulheres ignoram estes sintomas de distúrbio da tireoide. Você conhece os sinais?

11. Você tem prisão de ventre?

Bem, estar sempre se hidratando lubrifica o sistema digestivo, e quando o cólon está desidratado ele procura por água nos intestinos. Os intestinos podem ficar ressecados, e assim, prejudicar a evacuação.

12. Quantas vezes você vai ao banheiro?

Acredite ou não, mas se você não vai ao banheiro de 4-7 vezes por dia, você pode estar precisando se hidratar melhor. Uma forma de testar isso é prestar a atenção na cor da urina, se ela é amarelada e escura você precisa se hidratar mais. A desidratação pode prejudicar seriamente o sistema urinário, fique atento.

13. Você está envelhecendo prematuramente?

Conforme vamos envelhecendo, a capacidade do nosso corpo reter água naturalmente também vai diminuindo. Por esse motivo, quanto mais os anos passam, mais água devemos ingerir.

Lembra que dissemos que a água faz com que os ossos e articulações amenizem os movimentos bruscos que fazemos? Então, quanto mais água, menos problemas com dores você terá, é simples.

14. Se você chegou aqui é porque está interessado.

Eu bebo muita água, enquanto escrevo, me exercito e até mesmo depois de tomar um suco. E bem, se você clicou nesta postagem provavelmente deve ter pensado “não bebo água o suficiente”, e sim, pouquíssimas pessoas bebem o recomendado.

Por isso, pegue um copo de água e beba agora mesmo. Se você não se hidrata corretamente, esse é um ótimo momento para começar a mudar, e se você já bebe muita água, continue nesse caminho, os benefícios são grandes.

Fonte: lifehack.org.

“Quantos litros de água devo beber por dia?”

Deixe que o Dr. Drauzio Varella responda esta pergunta. Clique no play abaixo para assistir (ou veja no YouTube).

Esta publicação foi útil pra você? Compartilhe com seus amigos, pode ser que também seja útil para eles.