Saúde

Estes 7 indicadores dizem como está sua saúde (e não tem nada a ver com seu peso)

As pessoas tem o costume de contar tudo, desde calorias até degraus.

Mas há uma medida que sempre tira nosso sono quando fala-se em saúde: o peso.

Devido a toda importância dada para esse número, as pessoas tendem a pensar que é o único importante quando se trata de saúde, mas não é.

Seu bem-estar está ligado a diversas outras métricas: os biomarcadores.

Em vez de buscar a perda de peso, talvez seja melhor você ficar de olho nessas outras medidas.

Confira:

1. Circunferência da cintura

Biomarcadores de saúde 1

Para olhar o quadro geral da saúde de alguém, é interessante medir a circunferência da cintura.

Essa medida é útil na avaliação de várias condições como: acidente vascular cerebral, apneia do sono e doenças cardíacas.

A circunferência da cintura é um indicador de gordura visceral (ou “barriga”), que é a gordura que envolve os órgãos internos, portanto é um preditor muito mais preciso que o peso do risco de doenças relacionadas a obesidade e gordura corporal.

2. Copos de água

Biomarcadores de saúde 2

Muitas pessoas não sabem o quanto de água necessitam. Um equívoco muito comum é dizer que precisam beber oito copos de água por dia.

Muitos fatores influenciam a quantidade de água que um indivíduo precisa para se manter bem hidratado: como idade, gênero, nível de atividade física e clima.

Permanecer hidratado é essencial para nossa saúde geral e bem-estar e uma boa forma de saber se está tudo bem com você é verificar sua urina.

O ideal é que a urina apresente uma coloração mais leve, qualquer tom mais escuro é um bom indicador de que você não está tomando água o suficiente.

3. Pressão sanguínea

Biomarcadores de saúde 3

Sua pressão arterial é um número no qual você deve prestar muita atenção e tentar sempre controlar para manter sua saúde em dia.

Pressões sanguíneas muito altas podem causar danos a vasos importantes para o corpo. Isso pode aumentar o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

A hipertensão descontrolada ainda pode causar uma complicação muito grave, chamada aterosclerose. Portanto, é crucial manter a pressão arterial dentro dos padrões.

Embora você não tenha necessariamente que verificar sua pressão arterial diariamente, manter o controle sobre esse número é mais importante do que você pensa.

4. Vegetais ingeridos

Biomarcadores de saúde 4

Quando se trata de dieta, um número a ser analisado é a quantidade de frutas e legumes que você come diariamente, bem como o número de porções de alimentos processados e com alto índice glicêmico.

Alimentos com alto índice de glicemia são os alimentos que aumentam o nível de açúcar no sangue. Sempre checar isso é uma ótima forma de melhorar sua dieta, sendo diabético ou não.

Leia:  24 pessoas preguiçosas com ideias brilhantes para decoração de Natal

Comer uma variedade maior de vegetais irá dar-lhe mais vigor, nutricionalmente falando. As substâncias químicas que dão cores às frutas e vegetais também trazem benefícios para a saúde.

Portante, comer uma grande variedade de alimentos e de cores é bom para você.

Para uma dieta de 2000 calorias por dia, o ideal é ingerir de quatro a cinco porções de vegetais. Desde folhas verdes até leguminosas, isso irá ajudá-lo a absorver uma maior variedade de nutrientes e vitaminas.

5. Nível de colesterol

Biomarcadores de saúde 5

Não ignore seu colesterol!

Falar sobre isso com seu médico é altamente recomendado.

Há um significado clínico em saber como estão seus níveis de colesterol “bom” e “ruim”. Em geral, a partir dos 20 anos de idade é aconselhável verificar esses números pelo menos a cada cinco anos.

Se você tiver outras doenças, ou já tiver histórico de colesterol alto, esse número precisa ser verificado com uma frequência maior, pois o colesterol é um fator de alto risco para doenças cardíacas.

6. Atividade física

Biomarcadores de saúde 6

A atividade física é crucial para a manutenção de ossos fortes, reduz o risco de diabetes tipo 2 e melhora o humor.

Se contar os passos te motiva a se mover mais do que ir a academia, ótimo. Você deve aproveitar qualquer exercício físico que apareça em sua rotina.

Se exercitar por pelo menos 30 minutos todo dia reduz o risco de morte precoce. Quando se trata de exercícios físicos, o objetivo é sempre estar realmente ativo para obter alguns benefícios na saúde.

Sobre quantos passos são necessários, o número varia de acordo com seu nível de atividade física. Como regra geral, suar bastante é um bom sinal.

7. Horas de sono

Biomarcadores de saúde 7

É recomendado que uma pessoa adulta durma entre 8 e 9 horas por dia.

Se você atinge essa quantidade diária de sono, diminuirá os riscos de várias doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e até doenças cardíacas.

Os profissional de saúde examinam várias combinações de biomarcadores para obter uma visão maior da saúde de alguém em geral.

Há muitas outras métricas para levarmos em consideração e, por isso, você não deve dar tanta ênfase para uma única métrica como o peso, por exemplo.

Dito isso, não se estresse!

Pois esse é outro biomarcador específico. Saiba que todos eles podem te ajudar a alcançar um estilo de vida mais saudável.

Fonte:thisisinsider.com.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudá-los a serem ainda mais saudáveis!

Tem algum outro biomarcador como sugestão? Comente e compartilhe sua experiência com a gente. :)