Saúde

Estes são os 7 efeitos positivos do amor em seu corpo

Todo mundo sabe que o amor faz com que a gente se sinta bem.

Mas você sabia que existe uma ciência real por trás disso?

Confira alguns dos efeitos mais incríveis e cientificamente comprovados que o amor tem em sua mente e corpo:

1. O amor é uma forma natural de amenizar a dor

Todos sabemos o quão gostoso é abraçar e ser abraçado.

No entanto, estudos recentes mostraram que a oxitocina (química no cérebro que cria a sensação de calma e proximidade), liberada duranta um abraço de 10 a 20 segundos, pode efetivamente amenizar a dor, especialmente dores de cabeça.

Além disso, apenas olhar para uma fotografia de seu amor aumenta sua resistência e reduz a dor (em 40% para casos moderados e 15% para casos graves).

Nosso cérebro associa a imagem de nosso parceiro a uma distração agradável que torna qualquer tipo de dor mais suportável, atuando como analgésico.

De uma perspectiva diferente, os cientistas também provaram que a estimulação sexual e especialmente os orgasmos também fazem um ótimo trabalho para bloquear a dor.

Isto é especialmente eficaz para dor nas costas crônica, sintomas de artrite e cãibras.

2. O amor cuida do seu coração

Estudos mostram que o amor diminui sua freqüência cardíaca para metade.

Isso é ainda mais eficaz em situações estressantes e reduz o risco de doenças cardíacas a longo prazo.

Além disso, a oxitocina — conhecida como hormônio do amor e considerada uma das moléculas mais surpreendentes do mundo — diminui o estresse, diminui a pressão arterial, reduz a ansiedade regular e social, aumenta a auto-estima e ajuda-nos a evitar e combater a depressão.

3. O amor ajuda seu corpo a combater doenças

Gestos relacionados ao amor, desde dar as mãos até fazer sexo, aumentam a produção de endorfinas que, por sua vez, fortalecem o nosso sistema imunológico.

Da mesma forma, pessoas doentes que se sentem amadas têm uma resposta muito melhor ao tratamento e uma motivação mais forte para lutar contra doenças.

4. O amor trata a insônia

Os hormônios de amor (oxitocina e endorfinas) inibem a liberação de cortisol, que é o hormônio responsável pelo estresse e, dessa forma, promovem um melhor descanso.

Além disso, a “reconfiguração hormonal” da criação de amor é cientificamente comprovada como um dos tratamentos mais eficientes para a boa noite de sono.

Leia:  O alerta está feito. Veja como é fácil raptar crianças neste experimento social.

5. O amor diminui a probabilidade de dependência e reduz os sintomas de abstinência

Opiáceos, cocaína, nicotina, álcool são tão viciantes porque afetam os níveis de dopamina em nossos corpos. A dopamina é o hormônio responsável por uma súbita onda de prazer e efeitos eufóricos.

A paixão funciona da mesma maneira. No entanto, além de dopamina, também melhora a liberação de testosterona e oxitocina, que constituem a melhor combinação para evitar e combater o vício.

Em outras palavras, estar apaixonado preenche sua vida com o prazer e êxtase que você precisa.

Ao mesmo tempo, sentir-se amado quando luta contra o vício, literalmente o ajuda a lidar com os sintomas de abstinência e reduz suas ânsias.

6. O amor promove a longevidade

Pesquisas mostram que as pessoas em relacionamentos significativos, especialmente no casamento, se sentem mais saudáveis e se beneficiam de um estilo de vida sólido (incluindo escolhas alimentares, refeições regulares, melhor descanso, menos estresse, etc.).

Estar em um relacionamento também ajuda as pessoas a se prevenirem e as torna mais propensas a melhorares as condições físicas mais rapidamente.

Isso basicamente provou que pessoas apaixonadas que vivem um relacionamento comprometido tendem a viver mais tempo.

7. O amor é uma terapia

As pessoas recorrem à terapia por muitas razões, mas na maioria das vezes é porque querem ser ouvidas e compreendidas.

De todos os especialistas do mundo, a pessoa mais apta e disponível para lhe oferecer uma “terapia” eficiente é quem você ama.

As pessoas que você ama são, mental e fisiologicamente, o principal “remédio” do qual você precisa para lidar com suas fobias, depressão, ansiedade social e condições físicas.

Amor e relacionamentos significativos não aparecem por acaso. Nós escolhemos amar, melhorar nossos relacionamentos, comportar-se de forma diferente e, finalmente, escolhemos ser felizes e ficarmos saudáveis.

Com isso em mente, abra seu coração e mostre seu amor, porque essa é a maneira mais eficiente de obter mais saúde.

Via: brightside.me.

O amor é realmente incrível, né? Compartilhe esse conteúdo com todas as pessoas que você ama e mostre-as como é bom amá-las!