Dentista transforma trailer em clínica odontológica gratuita para crianças
Humanidade

Dentista transforma trailer em clínica odontológica gratuita para crianças

Quando o Dr. Edwin Smith era apenas um dentista do Kentucky, Estados Unidos, recém-formado, ele encontrou muitas pessoas cujos dentes estavam em situação bastante precária.

“Encontrei pessoas que nunca viram um dentista na vida”, conta Smith.

Appalachia, uma cidade da Virgínia e cidade natal do dentista, também nos Estados Unidos, tem um dos piores problemas dentários da nação devido à extrema pobreza da região.

E o Kentucky tem o terceiro maior índice de perda dentário daquele país.

“A principal causa do problema dentário de Appalachia é a educação. Quando me formei, eu via bebês sendo alimentados com bebidas que continham muito açúcar. Além disso, muitas pessoas não podem arcar com o custo de um tratamento dentário e, tampouco, como se locomover até as clínicas”.

Está aí um dentista que já viu de tudo!

O Dr. Smith conta que já tratou pacientes que tentaram arrancar os próprios dentes com alicates, pacientes que já colaram seus dentes de volta na boca com colas super aderentes e já viu pessoas muito doentes por causa de infecções dentárias.

Mas nada se compara à tristeza do estado dos pacientes infantis que já cruzaram o caminho do bom dentista.

“Eu via crianças com a boca cheia de dentes apodrecendo, com tanta dor que eles mal conseguiam frequentar a escola”, contou.

Decidido a fazer algo a respeito, o Dr. Smith teve a brilhante ideia de criar uma clínica móvel para levar tratamento dentário gratuito às crianças carentes.

Desde então, sua primeira ONG, Kids First Dental Services (Primeiros Serviços Dentários às Crianças, em tradução livre), já tratou mais de 43 mil crianças só no Kentucky.

awebic-dentista003

“Espero que nenhuma destas crianças tenha obstáculos na vida por causa da situação oral e dentes precários”, disse Smith.

O trailer que virou clínica odontológica

A ideia do dentista e sua equipe era ajudar as crianças com cuidados preventivos, então transformaram um trailer em uma clínica odontológica móvel.

Primeiro, visitaram duas escolas. Depois, outras escolas começaram a convidá-los para irem até lá. Em dois anos, todas as escolas do Kentucky os estavam chamando.

awebic-dentista001

“Vimos tantas necessidades que não foram atendidas. Agora, há escolas que voltamos todos os anos e, assim, podemos acompanhar o progresso da saúde oral destas crianças”, afirmou Dr. Smith.

Os serviços oferecidos pela clínica móvel

Dentre os serviços oferecidos pelo trailer do Dr. Smith estão checkups gratuitos para as crianças. Exames e limpezas de seus dentes, fazem raios-x quando necessários, aplicam flúor, selam os molares para evitar cáries, e fazem um plano de tratamento para as outras necessidades que eles apresentem.

Os procedimentos mais invasivos são os únicos que não podem ser feitos pela clínica móvel.

Amor à profissão

O bom dentista diz que ele sente que sua “ideia” foi, na verdade, um chamado. Algo que estava bem à sua frente e ninguém mais estava fazendo. Saber que está fazendo a diferença na vida destas crianças é que faz com que ele continue.

“Quando vejo crianças que já se tratam conosco há 10 anos e como a incidência da decadência dentária diminuiu ao longo desses anos é motivação mais do que suficiente”, completou Dr. Smith.

Veja a reportagem sobre o trabalho incrível do Dr. Smith no site da CNN.

Gostou desta história de amor à profissão? Ajude-nos a espalhá-la! Compartilhe com seus amigos.

Nós curtimos você. Você nos curte de volta? ❤️



Nossas sugestões pra você

Clique para comentar

Deixe um comentário


Nossos fãs estão curtindo:

Ir Topo