Saúde

A cura da depressão pode estar onde você menos esperava: em fezes de vaca

E se, em vez de tomarmos antidepressivos, usássemos algo natural para o tratamento da depressão?

Foi pensando exatamente nisso que pesquisadores ingleses passaram a pesquisar sobre os efeitos da psilocibina no tratamento de pessoas com depressão.

Mas o que é a psilocibina?

Psilocibina é a substância enteógena presente em cogumelos alucinógenos usados na medicina tradicional asteca-nahuatl da Meso-América.

Os astecas o chamavam genericamente de teonanácatl ou “carne dos deuses”.

Em outras palavras, a psilocibina é o princípio ativo encontrado nos cogumelos mágicos, aqueles cogumelos que podem ser encontrados nas fezes das vacas durante o verão e estão frequentemente ligados ao movimento hippie.

Tratamento da depressão por meio de cogumelos mágicos 1

Pesquisadores do Imperial College de Londres encontraram evidências que sugerem que a psilocibina pode ser usada no tratamento da depressão.

O estudo analisou 19 pacientes com depressão que haviam apresentado resistência aos tratamentos convencionais.

Todos os pacientes apresentaram uma melhoria nos sintomas da depressão, na marca de uma semana de pós-tratamento com a substância.

Tratamento da depressão por meio de cogumelos mágicos 2

Embora as conclusões sejam promissoras, trata-se de um estudo muito preliminar com uma amostra ainda muito pequena. Este estudo não quer dizer que os cogumelos mágicos sejam a cura para depressão.

“Mostramos pela primeira vez mudanças claras na atividade cerebral de pessoas com depressão tratadas com a psilocibina”, disse o autor principal do estudo, Roberto Carhart-Harris, diretor de pesquisa psicodélica, em um comunicado.

“Todas elas haviam falhado em responder aos tratamentos convencionais”, completou.

Os pacientes do estudo receberam duas doses de psilocibina. A primeira dose de 10 mg foi administrada imediatamente e a segunda dose de 25 mg foi administrada uma semana após a primeira.

Ao preencher os questionários clínicos, os pacientes relataram como se sentiram melhor.

Tratamento da depressão por meio de cogumelos mágicos 3

“Muitos de nossos pacientes descreveram sentir a sensação de terem sidos “reiniciados” após o tratamento”, conta o Dr. Carhart-Harris.

Leia:  Essa mulher tira a maquiagem na frente das câmeras para revelar sua beleza verdadeira. É lindo!

“A psilocibina pode estar dando a esses indivíduos o primeiro passo para que eles saiam de seus estados depressivos. Efeitos cerebrais semelhantes só foram vistos com terapia eletroconvulsiva”.

A equipe realizou ressonância magnética funcional em 16 dos 19 pacientes antes e após o tratamento.

As varreduras indicam uma redução no fluxo sanguíneo cerebral para o córtex temporal, em particular, para a amígdala. Esta diminuição no fluxo sanguíneo foi relacionada a uma diminuição dos sintomas da depressão.

A ressonância também mostrou maior estabilidade em outras áreas cerebrais ligadas à depressão.

Tratamento da depressão por meio de cogumelos mágicos 4

“Com base no que sabemos de vários estudos de imagens cerebrais com psicodélicos, além de ter em conta o que as pessoas dizem sobre suas experiências, pode ser que os psicodélicos realmente reajustem as redes cerebrais associadas à depressão, permitindo que as pessoas saiam do estado deprimido.”

Os resultados são tão otimistas que a equipe irá lançar um teste comparativo para testar o efeito da psilocibina e de um dos principais antidepressivos convencionais, logo no próximo ano.

Fonte: iflscience.com.

Ajude a divulgar! Compartilhe esse conteúdo e ajude seus conhecidos que sofrem de depressão.

A natureza é realmente incrível, né? Quais outras curas naturais você conhece? Comente e compartilhe sua experiência com a gente. :)