As crianças dessa sala de aula não ficam paradas. Mas é por um bom motivo. Entenda!
Educação

As crianças dessa sala de aula não ficam paradas. Mas é por um bom motivo. Entenda!

Atualmente, um dos maiores problemas de adultos, e até mesmo de crianças, é a falta de tempo.

Na correria do dia a dia acaba sobrando pouco ou nenhum espaço para se exercitar fisicamente ou mesmo para ler um livro.

Esse problema não era diferente para Scott Ertl, um conselheiro de uma escola primária na Carolina do Norte, EUA.

Para resolvê-lo, ele começou a fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Enquanto pedalava em sua bicicleta ergométrica, aproveitava para ler seus livros favoritos, exercitando, assim, o corpo e o cérebro ao mesmo tempo.

pic11

Tornando a leitura e a atividade física mais divertidas

Foi aí que surgiu a ideia de repassar essa experiência com os alunos da escola onde trabalhava. “Eu aposto que um monte de crianças iria achar divertido ler enquanto se exercita”, disse Ertl.

Ele levou o projeto ao diretor da escola, Ward Elementary, que topou colocar a ideia em prática.

O experimento começou com apenas uma bicicleta posicionada no canto da sala de aula. E a ideia foi tão bem aceita pelos alunos, que eles precisaram de mais. Procurando em anúncios e vendas de garagem, a escola equipou uma sala inteira com as bicicletas.

pic10

Para realizar o projeto, batizado de Read and Ride (Leia e pedale, em português), os professores reservaram de 15 a 20 minutos de tempo de aula para a sala de exercícios. Os alunos escolhiam um livro ou uma revista educacional e seguiam “lendo e pedalando”.

Os resultados foram os melhores possíveis

Para checar se a ideia estava realmente trazendo benefícios ao aprendizado dos alunos, a escola realizou testes, que comprovaram que os alunos que mais ficaram na sala Read and Ride tiveram os melhores resultados.

Além disso, o programa ainda foi muito útil aos alunos que – digamos assim – não levavam muito jeito para as atividades atléticas. São eles que controlam a intensidade e velocidade dos aparelhos e não sofrem pressões para serem os melhores na parte física.

pic3

Read and Ride já é um sucesso nos Estados Unidos

O projeto deu tão certo que hoje já existe em 30 estados dos EUA, espalhando a ideia de se manter em movimento enquanto aprende. E as escolas norte-americanas não estão usando apenas as bicicletas ergométricas para por as crianças em exercício. Há exemplos de elásticos nos pés das cadeiras – chamados de bouncy bands, bolas de exercício usadas como cadeiras e mesmo bicicletas adaptadas a mesas.

Mulberry1a

E aí, o que achou dessa ideia inovadora? Acha que daria certo por aqui? Compartilhe essa história e deixe seu comentário!

Fonte: upworthy.com.

Nossas sugestões pra você

Clique para comentar

Deixe um comentário


Nossos fãs estão curtindo:

Ir Topo