Após saber que é soropositivo, homem quer quebrar o estigma sobre HIV
Humanidade

Após saber que é soropositivo, homem posta no Facebook para quebrar estigma

Andrew Gamez-Heath e o enfermeiro Ricardo Gamez-Heat são casados hoje em dia.

No começo do relacionamento entre os dois, Andrew resolveu fazer o teste de HIV como precaução.

Conscientizando pessoas sobre HIV (1)

E, apenas 60 segundos depois de realizar o teste, veio a notícia chocante: ele estava com o vírus.

Conscientizando pessoas sobre HIV (2)

Então Andrew resolveu fazer uma postagem em seu Facebook. Muitos dos amigos de Andrew nem sabiam que ele era gay, só souberam quando viram a postagem.

A publicação foi compartilhada milhares de vezes, recebendo muitos elogios por sua coragem!

Conscientizando pessoas sobre HIV (3)

Sua doença é incrivelmente bem controlada e o vírus agora é indetectável em seu corpo.

“O HIV não define quem eu sou e nunca definirá. Se as pessoas não falarem sobre HIV positivo, o estigma continuará”, diz Andrew

A condição de Andrew é bem controlada graças à medicação diária, a contagem do vírus é muito baixa e não há efeitos colaterais se manifestando em seu corpo.

Andrew vive com o HIV desde 2014, quando visitou Dean Street Express em Soho para um teste de rotina

Conscientizando pessoas sobre hiv - Texto original

Abaixo o texto que Adrew postou :

“Então, aqui vai … Eu acho que por ser a Semana Nacional de Teste de HIV eu pensei que era o melhor momento para isso. Há 3 anos, 25 de novembro de 2014, minha vida virou de cabeça para baixo.

Eu estava morando em Londres e tinha ido fazer um exame de sangue de rotina no Dean Street Express no Soho. Eu tinha dado a amostra de urina e fui até uma sala com uma enfermeira para fazer o teste de HIV de dedo. Nós conversamos um pouco, falando onde eu trabalhei, planos para o fim de semana etc.

Falamos sobre o teste de HIV e lembro-me de dizer que não podia acreditar o quanto era rápido para fazer hoje em dia. Continuamos conversando enquanto ela picava meu dedo e realizou o teste de forma bem simples.

Nem por um minuto eu estava preocupado com o resultado. Para mim, era apenas uma checagem rápida e eu estaria indo embora em 5 minutos.

Foi nesse momento que a enfermeira olhou para mim e disse … ok, então esse teste voltou de forma reativa. “O que significa reativo” enquanto eu olhava para os 2 pontos na membrana de exibição do teste.

“Isso significa que você é HIV positivo e precisamos fazer outro exame de sangue para uma confirmação definitiva”. Naquele momento, meu mundo desmoronou. Isso não poderia estar acontecendo! Como? Eu não entendi. Eu tive um resultado de teste negativo apenas 2 meses antes.

A enfermeira disse que iria buscar alguém para falar comigo e perguntou se eu tinha alguma pergunta … “sim” eu disse … “quão preciso é esse teste?” Ela respondeu “Mais de 99%”.

Eu explodi em lágrimas e não consegui parar. Eu realmente pensei que minha vida tinha acabado. A primeira coisa que eu lembro de eles me dizerem é que isso não afetaria minha vida.

Fiz vários exames de sangue. O médico que cuidou de mim o Dr. Patel, literalmente tornou-se meu confidente e foi a pessoa que colocaria minha cabeça de volta no lugar. Ele foi incrível!

Dentro de 4 semanas comecei a tomar medicamentos, sendo obrigado a levar os remédios para o trabalho. Tomo apenas 1 comprimido por dia; era tudo o que eu tinha que fazer. O nível de vírus começou a cair muito rapidamente e, dentro de alguns meses, era indetectável.

Meu consultor explicou que, uma vez que o vírus era indetectável no meu sangue, meu sistema imunológico já não estava comprimido e, na verdade, era muito forte.Isso significava que eu não poderia transmitir o vírus a ninguém. Eu não sou infeccioso.

Através de tudo isso, meu namorado (agora marido) me deu mais apoio do que ninguém e até hoje não sei o que eu teria feito sem ele.

Alguns meses atrás acabei contando para algumas pessoas e elas me apoiaram muito. Fiquei muito feliz com a reação delas.

Voltei para Lincoln e conheci o Positive Health, uma instituição de caridade de saúde sexual que oferece apoio e assistência social a pessoas diagnosticadas com HIV em Lincolnshire. Eu sabia que tinha que me envolver.

Lembrei-me de como a equipe do 56 Dean Street me deu o apoio, me aconselhou e até mesmo compartilhou suas próprias experiências de viver com o HIV. Se eu pudesse oferecer ajuda aqui em Lincoln com minhas próprias experiências, eu sabia que valeria a pena.

Lá me ofereceram um emprego no qual eu passo o tempo inteiro fazendo oficinas de assistência social, divulgação, testes de HIV nas escolas.

Uma coisa que me atingiu quando eu fui diagnosticado era que eu não sabia nada sobre o HIV, e as coisas que eu sabia eram tão desatualizadas que estavam erradas. Para mim, era muito importante saber mais sobre o vírus para poder aconselhar a todos que vivem com ele. Eu faço isso com a Positive Health.

Ter o vírus não afeta minha vida. Não é um obstáculo. Na verdade, na maioria das vezes eu esqueço que estou com ele.

A coisa mais difícil sobre o diagnóstico é o estigma! Aqui estou fazendo esse trabalho e tentando mudar as percepções e ainda estou mantendo minha própria condição em segredo! Depois de 3 anos, decidi sair do “armário viral” e falar abertamente sobre o meu diagnóstico.

Pessoas em Lincoln e, em geral, não falam sobre suas condições. As pessoas tem vergonha de estarem com AIDS! Não sou diferente de quando não tinha HIV. Na verdade, estou mais feliz e saudável do que nunca.

Isso me fez crescer como pessoa e sou capaz de fazer um trabalho de conscientização. O HIV não define quem eu sou e nunca definirá. Mas se as pessoas não falarem sobre HIV positivo e detalhes sobre ele, o estigma continuará.

Estou feliz, saudável Meu vírus é indetectável e não posso transmiti-lo. Minha vida não é diferente da sua!

Então vamos lá. Qualquer um poderá fazer sua pergunta. Se uma pergunta for respondida depois de lerem esse texto, terá valido a pena.”

Incrível, não? Compartilhe esse texto com seus amigos e vamos quebrar o estigma sobre o HIV!

Facebook de Andrew
Fonte: metro.co.uk.

Nós curtimos você. Você nos curte de volta? ❤️



Nossas sugestões pra você

Clique para comentar

Deixe um comentário


Nossos fãs estão curtindo:

Ir Topo