Natureza

Imagine que todos os humanos desapareceram. O que aconteceria com o Planeta?

Boom! Nós todos desaparecemos.

E agora, o que aconteceria com a Terra? Você já parou para pensar nisso?

O pessoal do AsapSCIENCE resolveu ir atrás da resposta e o resultado foi este vídeo bem interessante.

Clique no playas legendas em português devem aparecer automaticamente.

O livro O Mundo Sem Nós, escrito por Alan Weisman, reflete sobre a mesma ideia. É uma leitura agradável para quem gosta de assuntos apocalípticos e ciência.

Nesta reportagem da Scientific American Brasil é relatada uma entrevista com o autor. Na ocasião ele foi questionado: “Se os seres humanos desaparecessem, alguma outra espécie poderia evoluir para um animal que fabricasse ferramentas, tivesse plantações, usasse linguagem e fosse capaz de dominar o planeta?”

Segundo Alan Weisman, os babuínos poderiam ter uma chance razoável. Eles têm o maior cérebro entre os primatas, com exceção do Homo sapiens, e, como nós, se adaptaram a viver nas savanas à medida que os habitats florestais na África encolheram.

Weisman escreveu: “Se os ungulados dominantes nas savanas – o gado – desaparecessem, os gnus se multiplicariam para ocupar seu lugar. Se os humanos desaparecessem, os babuínos ocupariam o nosso? Será que sua capacidade craniana permaneceu suprimida durante o Holoceno porque saímos à frente deles, sendo os primeiros a descer das árvores? Sem os humanos no seu caminho, será que o potencial mental deles aumentaria e os levaria a um avanço evolucionário repentino em todas as fissuras de nosso nicho abandonado?”.

Leia:  Eles nos amam: estudos revelam como os cães veem seus donos