Música

O som da natureza: ondas do mar criam música ao bater nas escadarias desta praia

Quem senta no calçadão da praia de Zadar, cidade localizada na Croácia, se surpreende com o som que surge de repente.

Quando a maré avança e as águas encostam-se ao muro de concreto e mármore, um verdadeiro show acontece.

musica-do-mar-3

É o órgão do mar em ação!

Uma combinação intrigante do trabalho do arquiteto croata Nikola Basic, que perfurou o muro de concreto de forma a torná-lo um instrumento e deixou que as ondas fossem a força que criaria os sons.

E o resultado da parceria entre homem e natureza não poderia ter sido mais perfeito: em Zadar, tem-se um dia inteiro de sinfonia à beira-mar.

O mar musical da Croácia

O som extraído do órgão é produzido pela passagem do ar nos tubos construídos de baixo d’água. O ar é empurrado pela força da água do mar e a pressão faz o som.

A música nunca se repete e varia de acordo com o tamanho ou velocidade da onda. Então, você pode ficar o dia inteiro apreciando a sinfonia que ela não vai se repetir.

O órgão que garante a sinfonia do mar da Croácia tem um formato de escada e trata-se de um grande calçadão com uma escadaria que, ao longo do dia, recebe muita gente.

musica-do-mar-2

Tem pessoas que apenas caminham ou correm pelo local, mas tem aqueles que param, sentam-se e ficam apenas apreciando a música e uma bela vista da praia croata.

Tem quem vai para ler um livro ou apenas para refletir sobre a vida. E a música nunca para!

musica-do-mar-4

A obra foi construída em 2005, como uma tentativa de apagar a imagem dos estragos provocados pela Segunda Guerra Mundial na costa de Zadar.

Após o órgão, o local ficou tão agradável que virou um dos maiores pontos turístico da Croácia, principalmente no fim de tarde, quando chega o pôr-do-sol.

Leia:  O 1º show do Linkin Park em memória ao Chester foi de partir o coração
musica-do-mar-1

Nikola Basic é responsável por outra obra na mesma praia. É um painel solar em formato circular que acende durante a noite através da energia que foi absorvida no dia.

O show de cores se une ao som do órgão do mar e garante o espetáculo. Escute abaixo um pouco de todo este espetáculo natural. Clique no play.

Fonte: tudointeressante.com.br.

Conhece alguém que adoraria ouvir isso? Compartilhe!