Mente

Ritual noturno: as 7 coisas que farão você feliz à noite

Todo mundo fala sobre os rituais da manhã para começar o dia de forma certa. Mas terminar o dia da maneira certa pode ser ainda mais importante.

Por quê?

Porque sua mente não é perfeita quando se trata de felicidade. Ela te engana.

Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel e autor de Rápido e Devagar, mostrou que seu cérebro realmente lembra de apenas duas coisas sobre um evento:

  1. O pico emocional
  2. O fim

Via O Paradoxo da Escolha: Por que mais é menos:

O psicólogo Daniel Kahneman e seus colegas, ganhadores do Prêmio Nobel, mostraram que o que lembramos da qualidade prazerosa de nossas experiências passadas é quase inteiramente determinado por duas coisas: como foram as experiências quando estavam no auge (melhor ou pior) e como foram quando terminaram. Essa regra do “pico-fim” de Kahneman é o que usamos para resumir a experiência, e depois contamos com esse resumo mais tarde para nos lembrar de como a experiência foi sentida.

Se seu cérebro vai trapacear, você deve trapacear de volta. Vamos jogar com o sistema.

Se você estruturar seus dias para que o pico seja incrível e o final seja incrível, você enganará sua mente imperfeita para uma vida mais feliz.

Como?

Que bom que você perguntou. Vamos lá…

Rituais Noturnos

1. Tenha um “Ritual de Desligamento”

O dia de trabalho acabou. Mas sua mente ainda está a todo vapor. Você precisa tirar seu cérebro do “modo de trabalho” para relaxar.

Um ritual simples pode ajudar. Tenha uma pequena rotina consistente que permita que seu cérebro hiperativo saiba que “acabamos”.

Do livro Trabalho Focado: Como Ter Sucesso em Um Mundo Distraído:

… apoie seu compromisso de encerrar o dia com um ritual rigoroso de desligamento, que você usará no final do dia de trabalho para maximizar a probabilidade de sucesso. Mais detalhadamente, esse ritual deve garantir que cada tarefa, meta ou projeto incompleto tenha sido revisado e que, para cada um, você tenha confirmado que (1) você tem um plano em que confia para sua conclusão ou (2) é capturado em um lugar onde será revisitado quando for a hora certa.

O autor de best-sellers Dan Pink dá um conselho semelhante:

Estabeleça um ritual de encerramento. Saiba quando parar de trabalhar. Tente terminar cada dia de trabalho da mesma maneira também. Endireite sua mesa. Faça o backup do seu computador. Faça uma lista do que você precisa fazer amanhã.

Pesquisas mostram que escrever o que você precisa fazer no dia seguinte alivia a ansiedade e ajuda você a aproveitar a noite.

Agora você está fora do “modo de trabalho”. Você quer ficar feliz, certo? Não seria ótimo se todo dia fosse um sábado? Impossível?

Errado, caro leitor…

2. Transforme as noites dos dias de semana em finais de semana

Primeiro, vamos perguntar: por que os fins de semana são tão bons? Uma pesquisa diz que o grande motivo é mais tempo com amigos e familiares:

Uma grande parte dos efeitos do fim de semana é explicada pelas diferenças na quantidade de tempo gasto com amigos ou familiares entre os finais de semana e os dias de semana (7,1 vs. 5,4 horas). O tempo social diário extra de 1,7 horas nos fins de semana aumenta a felicidade média em cerca de 2%.

Portanto, não se sente sozinho no sofá quando chegar em casa.

Passe 2 horas com amigos ou familiares e você acabou de transformar uma noite de terça-feira maçante em um feliz sábado.

Ok, você não pode sair e ver os amigos todas as noites da semana. O que mais faz as noites mais agradáveis?

3. Domínio, não TV

Pesquisas mostram que “experiências de domínio” também são essenciais para ajudar as pessoas a se recuperarem da semana de trabalho.
Então, o que isso significa?

Fazer coisas em que você é bom e está tentando melhorar.

Ativamente se envolver em um hobby, não passivamente sentar no sofá.

A maioria de nós procura tempo livre não programado para o nosso lazer, mas dada a natureza preguiçosa do seu cérebro, a pesquisa diz que é provável que você perca esse tempo fazendo o que é fácil versus o que é realmente divertido.

Via Rapt: Attention and the Focused Life:

Resumindo, Csíkszentmihalyi diz: “Se deixadas à sua própria sorte e programação genética, e sem um estímulo externo saliente para atraí-las, a maioria das pessoas entra em um modo de processamento de informações de baixo nível no qual elas se preocupam com coisas ou assistem televisão.” O antídoto para o tédio no tempo de lazer é prestar tanta atenção na programação de uma noite ou fim de semana produtivo quanto na programação do seu dia de trabalho.

Ok, você está ativamente envolvido em um hobby. Mas o seu cérebro não tem um simples botão de “desligado”.

Se você quiser uma boa noite de sono, precisa de um ritual que o ajude a relaxar e deixar sua mente saber que é um momento de sono…

4. Relaxe, não desmorone

Apague as luzes e desligue todas as telas pelo menos uma hora antes de dormir.

Você não andaria por aí em plena luz do dia antes de tentar dormir por oito horas, não é? Bem, quando você olha para as telas tarde da noite, é basicamente o que você está fazendo.

Quando conversei com Richard Wiseman, professor de psicologia na Universidade de Hertfordshire e autor best-seller do livro Night School: Wake up to the power of sleep, ele disse:

Dez minutos de um smartphone na frente do seu nariz é o equivalente a uma hora de caminhada na luz do dia. Imagine uma caminhada de uma hora à luz do dia e depois pense: “Agora vou dormir um pouco”. Não vai dar certo.

Então, sem telas.

E se você quiser manter um relacionamento feliz, o que você nunca deve fazer antes de dormir?

Leia:  16 fotos que provam que a depressão não possui um rosto definido
Rituais Noturnos

5. Não vá para a cama com raiva de seu parceiro

Karl Pillemer, da Universidade de Cornell, entrevistou cerca de 1.500 pessoas com idade entre 70 e 100 anos para o seu livro “30 Lessons for Living: Tried and True Advice from the Wisest Americans.”

O que eles recomendam com mais frequência para um relacionamento feliz?

Via 30 Lessons for Living: Tried and True Advice from the Wisest Americans:

… se houvesse uma recomendação onipresente sobre o casamento, seria esta: “Não vá para a cama com raiva.”

Por que isso pode ser tão poderoso?

Via 30 Lessons for Living: Tried and True Advice from the Wisest Americans:

… a maioria das coisas sobre as quais os casais discordam não valem mais do que um dia de combate… A alegria que muitos dos especialistas expressam ao acordar pela manhã ao lado de um parceiro de décadas é o outro lado dessa percepção. Cada dia adicional juntos é um presente. O fim do dia significa o fim das hostilidades, o reconhecimento de que os valores compartilhados e o comprometimento com o relacionamento superam a necessidade de uma última ironia ou justificativa arrogante.

Não ir para cama com raiva não significa “ficar acordado e lutar”. Apenas deixe para trás. Beije e faça as pazes.

E provavelmente não é surpresa que o método mais provado para aumentar a felicidade seja algo que é melhor feito antes de dormir. Aqui está…

6. Anote as coisas boas que aconteceram

Eu mencionei isso bastante no passado. Mas se você ainda não está fazendo isso, precisa começar. Isso é tudo que precisa fazer:

  • Coloque um bloco de notas e uma caneta ao lado da cama.
  • Antes de ir dormir todas as noites, anote três coisas que aconteceram naquele dia pelas quais você é grato.
  • Em seguida, escreva uma frase sobre por que cada coisa aconteceu.

Esta técnica foi comprovada inúmeras vezes. Aqui está, explicada pelo seu criador, Martin Seligman, professor da Universidade da Pensilvânia.

Via Florescer: Uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar:

Toda noite, durante a semana seguinte, reserve dez minutos antes de ir dormir. Anote três coisas que correram bem hoje e por que elas correram bem…. Escrever sobre por que os eventos positivos em sua vida aconteceram pode parecer estranho no começo, mas, por favor, mantenha por uma semana. Vai ficar mais fácil. As probabilidades são de que você estará menos deprimido, mais feliz e viciado neste exercício daqui a seis meses.

A pesquisa mostra que quanto mais você pensa em coisas felizes, mais feliz você será. Simples, mas verdadeiro. Então, lembretes são poderosos.

Agora seu cérebro pode trapacear quando se trata de felicidade, mas também pode ser seu melhor aliado. Às vezes os sonhos são muito melhores que a realidade.

Como você pode usar isso em sua vantagem?

7. Programe algo pelo qual você espere ansiosamente

Estudos mostram que antecipação pode realmente ser mais agradável do que obter a coisa que você está antecipando.

Do livro The Myths of Happiness: What Should Make You Happy, but Doesn’t, What Shouldn’t Make You Happy, but Does:

… pesquisadores que estudaram mil turistas holandeses concluíram que, de longe, a maior quantidade de felicidade extraída das férias é derivada do período de antecipação…

As pessoas que dedicam tempo para antecipar experiências divertidas são mais felizes.

Do livro O Jeito Harvard de Ser Feliz, de Shawn Achor:

Um estudo descobriu que as pessoas que apenas pensavam em assistir seu filme favorito aumentavam seus níveis de endorfina em 27%. Muitas vezes, a parte mais agradável de uma atividade é a antecipação.

Se você não puder tirar férias agora, ou mesmo sair à noite com amigos, coloque algo no calendário – mesmo que seja daqui um mês ou um ano. Então, sempre que precisar de um impulso de felicidade, lembre-se disso.

Agende uma refeição com um amigo ou reserve uma hora no dia seguinte para se entregar a algo simples que você gosta de fazer. Então fique animado com isso.

Isso é tudo que é preciso.

Ok, vamos resumir tudo isso e aprender a maneira mais fácil de começar…

Resumo

Aqui está seu novo ritual noturno para a felicidade:

  • Tenha um “ritual de desligamento”. Anote as preocupações e faça um plano para amanhã. O trabalho acabou.
  • Transforme as noites dos dias de semana em fins de semana. Fins de semana são mais felizes por causa do tempo com os amigos. Então, veja os amigos. Não é difícil.
  • Domínio, não TV. Hobbies te deixam mais feliz. Passe noites se tornando excelente em alguma coisa.
  • Relaxe, não desmorone. Sem telas. Sem café. Sem paraquedismo.
  • Nunca vá para a cama com raiva do seu parceiro. Beije e faça as pazes. E beije. E beije mais um pouco.
  • Anote as coisas boas que aconteceram. Force seu cérebro a pensar no bem e a vida será boa.
  • Programe algo pelo qual você espere ansiosamente. Antecipação é como um plano de aposentadoria para a felicidade. Duplica as coisas felizes.

Seu cérebro te engana. Engane de volta.

Planeje uma coisa boa para o amanhã para ter um ponto emocional alto, termine o dia da maneira certa e você pode enganar sua mente com a felicidade.

E não espere. Agora, envie isso para um amigo e planeje algo divertido para amanhã. Dessa forma você está com meio caminho andado.

Como diz o ditado, “Tudo está bem quando acaba bem”. Então termine bem o dia, meu amigo.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Barking Up The Wrong Tree escrito por Eric Barker.

Imagem: pexels.com e pixabay.com

Gostou? Então comente e compartilhe este conteúdo com seus amigos!