Mente

10 coisas que os profissionais felizes fazem antes das 10h

O sucesso muitas vezes parece um objetivo visionário – uma proeza na vida que é tentada apenas depois de muitos avanços, muitas armadilhas e uma dose saudável de tolerância.

No entanto, para aqueles que se consideram satisfeitos com sua carreira, não é apenas um sentimento de realização e um perfil impressionante no LinkedIn que define sua satisfação com o trabalho.

Na verdade, seu desejo de trabalhar mais e de forma eficaz não se origina apenas de zeros extras em seu salário, mas, sim, deriva de um lugar de felicidade.

Como o velho verso lembra, o contentamento não é um destino, mas um processo – e, se você é inteligente, é uma prioridade tanto para sua vida profissional quanto pessoal.

Como você encontra tempo para melhorar seu humor e perspectiva geral?

Aqui, coaches da vida e psicólogos explicam os segredos que os profissionais felizes compartilham:

1. Eles dormem o suficiente

O que os profissionais felizes fazem antes das 10h

Mesmo se a universidade já estiver longe, você provavelmente passou uma noite acordado no último ano. Ou, você está tão sobrecarregado e com a agenda cheia que passou mais tempo trabalhando do que descansando.

Para aquelas pessoas que acordam prontas – e exultantes – para enfrentar o dia, as oito horas que antecedem o toque do despertador são tão importantes quanto os minutos que se seguem.

Como a terapeuta licenciada Melody Li explica, muitos trabalhadores ignoram o poder de uma boa noite de sono em um esforço para levar suas mentes e corpos ao limite.

Como os estudos indicam e Li lembra, não colher as recompensas do sono geralmente resulta em pouca memória, dificuldade na solução de problemas e altos e baixos inexplicáveis.

Profissionais que vão para a cama em vez de assistir Netflix (ou seus vídeos favoritos do YouTube) acordam de bom humor.

2. Eles fazem as coisas no tempo deles

Claro, há algumas manhãs em que o botão de soneca é tentador, mas para acordar de bom humor, o terapeuta de yoga e especialista em saúde natural, Dr. Lynn Anderson Ph.D., o segredo é fazer as coisas no seu tempo.

Quando você se sente esgotado ou pressionado pelo tempo, você não só cometerá mais erros que podem prejudicar seus níveis de confiança, mas também não permitirá que você cumpra as tarefas do dia de maneira agradável.

“Acorde cedo o suficiente para relaxar, tomar uma xícara de chá ou café e organizar o dia. Correr e se atrasar leva ao estresse, e estresse é como um extintor de incêndio para a felicidade.”

“É um gás venenoso que faz uma bagunça. Ser organizado e relaxado cria felicidade”, ela compartilha.

3. Eles arrumam a cama

O que os profissionais felizes fazem antes das 10h

Parece bastante simples, mas com que frequência você deixa seu apartamento ou casa em frangalhos?

É fácil esquecer, na agitação da manhã, mas a palestrante motivacional e especialista em local de trabalho, Amy Cooper Hakim, Ph.D. diz que há uma sensação de alegria quando sua casa está arrumada.

“Um profissional feliz constrói confiança e autoeficácia, completando uma tarefa simples como arrumar a cama antes de ir para o escritório. Este ato define e mantém uma mentalidade “consigo fazer” para o dia.”

“É uma tarefa fácil de marcar como feita na lista de tarefas”, ela diz.

“Quando cumprimos um item de nossa agenda, ficamos mais motivados a cumprir outros. Além disso, como um bônus duplo, muitos acham especialmente reconfortante e gratificante deitar em uma cama arrumada no final de um longo dia!”

4. Eles são capazes de ver gratidão e praticar a humildade

Todos nós temos essa Mulher (ou homem) Maravilha em nossa vida que aparentemente desliza pela vida, experimentando tudo com facilidade.
Elas são as melhores no trabalho, atenciosas e gentis com os outros, corajosas e, em geral, bastante engraçadas.

Se você se aprofundar um pouco mais, perceberá um traço comum de humildade nesses indivíduos despreocupados e de pensamento positivo.

O coach de carreira e praticante xamânico, John Moore, explica que aqueles que exercem gratidão como parte de sua rotina diária tendem a ser mais alegres na vida e no trabalho.

Ele acrescenta que a pesquisa indica que pessoas agradecidas têm melhores relacionamentos e saúde psicológica duradoura.

5. Eles estabelecem metas diárias

Sim, você leu certo: profissionais felizes são mestres em estabelecer micro-objetivos, todos os dias, que os mantêm no caminho certo.

Como explica Wendi Weiner, especialista em carreira e branding, aqueles que conseguem realizar o melhor trabalho com a melhor atitude reservam um tempo para planejar com antecedência, para que não sejam pegos em um compromisso ou um prazo final de última hora que escapou do radar.

Leia:  Seja bom para si mesmo: 10 maneiras poderosas de praticar o amor próprio

“Estas são tarefas não negociáveis que devem ser concluídas nesse dia. A razão para isso é que, quando você realmente alcança o que planeja alcançar, isso eleva o nível de felicidade e satisfação pessoal”, diz ela.

6. Eles se comunicam com os outros

O que os profissionais felizes fazem antes das 10h

Aquelas pessoas que estão quase sempre sorrindo – não fingindo, mas rindo com sinceridade – geralmente querem passar um tempo juntas.

Moore explica que a atração vem de uma parte em nossos cérebros chamada de “córtex cingulado anterior”, que mede o status social, assim como a dor e um grande número de receptores de opiáceos.

“A exclusão social registra-se no cérebro de maneira muito parecida com a dor física. Em estudos, um dos maiores preditores de felicidade é o espaço das redes sociais”, diz ele.

Mesmo se você não começar a bater papo com seu parceiro ou com sua colega de quarto que odeia as manhãs, Moore diz que você vai começar o dia mais feliz se, pelo menos, se comunicar de alguma forma.

“Profissionais felizes concentram-se em cultivar conexões sociais durante parte do período da manhã. Falar com os amigos, encontrar alguém para o café, conversar com a barista bonita – basta começar a falar!”, diz ele.

7. Eles mantêm seus calendários abertos

Pode ser difícil lidar com fusos horários se você tiver clientes internacionais, mas se puder, o técnico de saúde Kenneth Rippetoe recomenda que você mantenha seu calendário completamente livre até depois das 10h.

Isso lhe dará tempo para se preparar para o dia e momentos em que você está dando sua energia para os outros, em vez de estar sempre prontamente disponível.

“Pratique ser intencional com seu tempo e recursos. Quando você é intencional, você faz as escolhas que se alinham com seu sistema de valores e objetivos para sua vida pessoal e profissional”, ele explica.

8. Eles se concentram no presente e no futuro, não no passado

Pergunte a qualquer pessoa que tenha sido capaz de superar seus problemas e ela concordará que se libertar dos erros do passado foi o primeiro passo.

Se você se sente temendo a cada dia ou ansioso sobre como será sua carreira, Weiner sugere seguir o exemplo de profissionais que têm o hábito de viver no momento e se preparar para o futuro com uma perspectiva sólida.

“Profissionais felizes vão concentrar seu foco nas coisas atuais que estão fazendo e as metas atuais que desejam alcançar, bem como as coisas futuras que planejam fazer e/ou alcançar”, ela explica.

“A energia deles se concentrará menos em arrependimentos e mais em arriscar e correr riscos para maximizar sua felicidade.”

9. Eles completam uma tarefa que os faz se sentirem poderosos

O que os profissionais felizes fazem antes das 10h

Talvez tenha sido depois que você correu seus primeiros 5km. Ou conseguiu um cliente que levou meses para convencer. Ou quando você finalmente pulou e tirou “bungee jumping” da sua lista de desejos.

Embora você não consiga realizar feitos únicos todos os dias (infelizmente), Li enfatiza a importância de se completar algo no período da manhã que o faz se sentir poderoso durante todo o dia.

Embora todas as pessoas tenham um ritmo diferente, é muito importante que você crie estratégias para o seu dia e reserve tempo para essa tarefa.

“Para muitos, é algum tipo de atividade física, como correr, nadar ou musculação. Para outros, pode ser um quebra-cabeças complicado ou palavras cruzadas. Pode ser meditar, dançar uma música enérgica ou até se alongar”, ela explica.

“Seja o que for, gaste pelo menos 15 minutos fazendo algo que reforce a força que você mantém e leve essa sensação de poder com você para o seu dia.”

10. Eles visualizam seu próprio sucesso

Muito parecido com o crescimento futuro – seja daqui um mês, um ano ou uma década – a psicóloga e especialista em relacionamento, Anotina Hall, diz que carreiras felizes são muito parecidas com o florescimento do amor.

Para realmente encontrar a graça e a vulnerabilidade nas posições em que você está, você precisa ser corajoso o suficiente para imaginar seu futuro.

Como explica Hall, “os estudos mostraram que, gastando até mesmo alguns minutos todas as manhãs para visualizar suas metas que se tornam realidade com facilidade, aumenta a probabilidade de realizar com sucesso essas metas.”

“Veja a sua próxima reunião com detalhes vívidos, pois visualizar o resultado desejado ajudará a se sair bem e a construir sua confiança!”

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em The Ladders escrito por Lindsay Tigar.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Compartilhe este texto com seus amigos!