Mente

Introvertido ou extrovertido? Veja como aumentar sua produtividade

Assim que você entra em um escritório, é fácil ver que cada pessoa tem seu próprio estilo de trabalho.

Algumas pessoas naturalmente se aproximam de outros e sempre parecem estar em grupos.

Outros são muito mais eficientes se trabalharem em casa ou em um espaço silencioso.

Na hora do almoço, algumas pessoas gostam de ler enquanto outras encontram antigos colegas de trabalho em um novo restaurante.

A forma como você prefere trabalhar, se comunicar e recarregar suas baterias diz muito sobre seu tipo de personalidade. E não estamos falando apenas das pesquisas de personalidade exageradas que você pode fazer no BuzzFeed.

Por tipo de personalidade, estamos nos referindo a onde você cai na escala extrovertida-introvertida.

Você é introvertido, extrovertido ou ambivertido?

Maxime sua produtividade de acordo com sua personalidade

“Para trabalhar bem com outras pessoas, você precisa entender suas personalidades e elas precisam entender a sua.”— Adam Grant

Introvertidos são tímidos e extrovertidos são comunicativos. Simples o bastante, certo?

Não exatamente. Inventado na década de 1920 pelo psicólogo Carl Jung, esses tipos de personalidade resumem-se à energia.

Por exemplo, os introvertidos são estimulados ao reservarem tempo para si mesmos, enquanto os extrovertidos procuram a festa.

Aqui está uma breve visão geral de cada tipo de personalidade e seus diferentes níveis:

Introvertidos:

Os introvertidos recarregam as energias passando tempo sozinhos.

E, de acordo com um artigo escrito pelo psicólogo de Wellesley, Jonathan Cheek, e seus alunos de pós-graduação, há na verdade quatro níveis de introversão: social, pensador, ansioso e contido.

Os introvertidos sociais mais se assemelham ao entendimento comum da introversão. Eles preferem ficar sozinhos ou socializar com pequenos grupos em vez de grandes, mas não são tímidos e não se sentem ansiosos em relação aos outros.

Os introvertidos pensadores não compartilham a aversão a eventos sociais, mas eles tendem a se perder em seus próprios pensamentos. Eles são introspectivos, pensativos e autorreflexivos.

Os introvertidos ansiosos buscam a solidão, pois tendem a se sentir estranhos ou constrangidos ao redor de outras pessoas. E essa ansiedade nem sempre desaparece quando estão sozinhos. Eles tendem a refletir sobre coisas que poderiam ter dado errado.

Introvertidos contidos pensam antes de agir. Eles se movem em um ritmo um pouco mais lento, garantindo que cada ação seja intencional e pensada.

Extrovertidos:

Os extrovertidos se sentem energizados por estarem ao redor de muitas pessoas. Eles não se importam em ser o centro das atenções, no entanto, passar muito tempo sozinhos pode drená-los mentalmente.

E, assim como a introversão, existem diferentes níveis de extroversão. De acordo com um estudo publicado na Neurociência Cognitiva, Afetiva e Comportamental, existem dois tipos: o extrovertido agente e o extrovertido afiliativo.

Os extrovertidos agentes são os ambiciosos. Eles são assertivos, persistentes e impulsionados pelo sucesso. Eles se sentem confortáveis ​​em estar no centro das atenções e assumir posições de liderança quando surgem oportunidades.

Os extrovertidos afiliativos são as borboletas sociais. Eles são amigáveis, calorosos e podem facilmente quebrar o gelo com novas pessoas. Relacionamentos próximos significam muito e eles tendem a ter um grupo muito grande de amigos.

Ambivertidos:

Os ambivertidos estão bem no meio e eles realmente compõem a maioria da população. De acordo com Barry Smith, professor emérito e diretor dos Laboratórios de Psicofisiologia Humana da Universidade de Maryland, “os ambivertidos representam 68% da população”.

Os ambivertidos são socialmente confortáveis ​​e interativos, mas valorizam o tempo sozinhos. Mas eles não funcionam bem em nenhuma direção por muito tempo.

O equilíbrio é fundamental para os ambivertidos e sua preferência por introversão ou extroversão pode mudar dependendo da situação.

Descubra em qual grupo você está

Ainda não tem certeza se você é um introvertido, extrovertido ou ambivertido? Responda a esse questionário (está em inglês) do psicólogo organizacional Adam Grant e peça para seus colegas de trabalho responderem também.

(Agora, se você quer um teste mais rápido e divertido, nós do Awebic preparamos um para você. Clique aqui)

Afinal, como Grant diz em seu podcast, Work Life, “Para trabalhar bem com outras pessoas, você precisa entender suas personalidades e elas precisam entender a sua”.

Dicas para maximizar a produtividade

Maxime sua produtividade de acordo com sua personalidade

Não existe um tipo de personalidade certo ou errado, mas entender se você é um introvertido, extrovertido ou ambivertido pode ajudá-lo a entender melhor o que precisa para fazer seu melhor trabalho.

Aqui estão as nossas dicas de produtividade para cada tipo de personalidade:

Introvertidos:

Controle seu ambiente: O piso plano aberto foi criado para promover a colaboração, mas junto com a facilidade de comunicação vem a música do seu vizinho e dezenas de conversas paralelas.

O piso plano aberto não funciona para todos, por isso não se sinta preso à sua mesa. Se você precisar de um tempo quieto, procure um canto ou um café calmo.

Ou peça ao gerente do escritório para designar salas silenciosas especificamente para as pessoas se concentrarem.

Concentre-se em interações cara a cara: Projetos em grupo e eventos do tamanho de auditórios podem ser um pesadelo para os introvertidos.

Dependendo do seu papel, talvez você nunca consiga escapar de grandes reuniões ou trabalhos em grupo, mas ainda pode arranjar tempo para conversas mais íntimas e significativas em uma configuração cara a cara.

Dê sequência com a parte interessada em uma conversa particular ou se encontre com colegas de equipe individualmente para ajudar a melhorar seu nível de conforto.

Leia:  15 coisas que pessoas introvertidas gostariam que pessoas extrovertidas soubessem

Desacelere: A vida no escritório pode glorificar a mentalidade agitada, mas os introvertidos tendem a se sobressair quando mergulham fundo em um assunto ou gastam seu tempo para realmente pensar em um problema.

Mas sua equipe nunca saberá disso se você não se manifestar. Certifique-se de comunicar o seu estilo de trabalho preferido ao seu gerente e levante a mão para projetos que se alinham com o pensamento mais profundo.

Prepare-se para reuniões: Há sempre aquelas duas ou três pessoas que dominam as reuniões. Se você esperar por uma abertura natural na conversa para contribuir, pode ficar esperando para sempre.

Para ajudar a se motivar a participar de reuniões, analise a pauta com antecedência e anote algumas coisas que você quer dizer.

E certifique-se de dizê-las no início, pois as reuniões podem facilmente ir além do tópico à medida que progridem.

Extrovertidos:

Procure atividade: Um escritório silencioso pode ser ensurdecedor. Você precisa do ruído branco da música, da tagarelice e do movimento para fazer a criatividade fluir.

Se você não estiver se sentindo inspirado em sua mesa, vá até uma cafeteria. Sim, assim como seus colegas (os introvertidos), um café pode funcionar para qualquer tipo de personalidade.

Afinal, quem pode dizer não ao café e aos doces enquanto trabalha?

Outra opção: faça uma pausa, saia e ande pelo quarteirão. Às vezes tudo que você precisa é de uma mudança de cenário para se sentir revigorado.

Aceite a ocupação, mas tenha cuidado: Enquanto alguns podem ficar estressados ​​com uma lista crescente de tarefas ou de ir e voltar entre reuniões, você aprecia o desafio.

Use isso a seu favor, se oferecendo para projetos maiores com muitas partes móveis.

Mas lembre-se: é fácil para os extrovertidos exagerarem. Embora estar ocupado o motive a fazer o seu melhor trabalho, defina limites para que você não se sobrecarregue.

Agende uma hora social: Você se energiza com as interações sociais, mas as reuniões nem sempre se qualificam como “hora social”. Reserve tempo no seu dia para se conectar intencionalmente com os outros.

Por exemplo, almoçar ou tomar café com alguém novo a cada semana. Isso é especialmente importante para os extrovertidos que trabalham em uma equipe distribuída e não têm uma saída natural para a socialização.

Se você trabalha remotamente, aproveite a flexibilidade e trabalhe em um espaço de coworking, faça uma aula de ginástica em grupo diariamente ou participe de eventos de networking em sua área.

Reserve tempo para reflexão: Você aproveita a multitarefa e verifica as coisas da sua lista, mas isso geralmente significa que você pula de uma tarefa para outra sem refletir sobre o que acabou de realizar.

Então, depois de um grande marco, reserve 20 ou 30 minutos no seu calendário para pensar no que funcionou, o que não funcionou e analisar os resultados.

Ambivertidos:

Aproveite sua flexibilidade: Ambivertidos geralmente podem se alimentar da energia daqueles ao seu redor.

Como você tem um pouco de introvertido e extrovertido, você pode facilmente se adaptar a um ambiente social, barulhento e também saborear um clima calmo e pensativo.

Ao otimizar sua própria produtividade, considere os estilos das pessoas com as quais você interage e permaneça flexível para que você possa atender às suas próprias necessidades sem comprometer as delas.

Experimente e descubra o que funciona para você: Dependendo de onde você cai no espectro introvertido e extrovertido, você pode achar que algumas das dicas acima ressoam mais com você. Ou, seu humor pode mudar dependendo do dia.

Escolha entre dicas para introvertidos e extrovertidos para encontrar o que mais lhe servir. Ou você pode experimentar todas elas e ver o que funciona.

Uma dica para todos: não fique muito confortável

Maxime sua produtividade de acordo com sua personalidade

Essas dicas são projetadas para otimizar a produtividade com base no seu tipo de personalidade, mas não devem forçá-lo ao canto introvertido ou extrovertido.

Lembre-se de se colocar para fora da sua zona de conforto e tentar coisas que pareçam assustadoras ou desconfortáveis.

Por exemplo, os introvertidos podem achar que um pouco de socialização no escritório contribui para forjar melhores relacionamentos e aumentar sua visibilidade com a liderança.

E os extrovertidos podem achar importante compartilhar os holofotes e aprender como delegar.

Você ainda precisa de flexibilidade para colaborar

Poucos de nós são puramente introvertidos ou extrovertidos. Geralmente estamos em algum lugar no meio, completo com nossas próprias peculiaridades e hábitos.

Embora tendamos a nos associar com um lado mais do que o outro, isso não deve dominar a necessidade de colaboração no local de trabalho.

Os introvertidos nem sempre podem se dar ao luxo de pensamentos calmos e profundos. Os extrovertidos podem ter que trabalhar em projetos individualmente.

Ambos os lados precisam se comprometer, e tudo bem.

Isso significa que, quando você sair do escritório, poderá voltar àquele bom livro que estava lendo ou se encontrar com amigos para o happy hour.

Você vai recarregar do seu jeito e voltar para o escritório no dia seguinte, pronto para se adaptar aos tipos únicos de personalidade de todos.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Medium, escrito por Emily Esposito.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou do conteúdo? Então comente e compartilhe-o com seus amigos