Mente

Aprenda como limpar a energia e os pensamentos negativos definitivamente

Tudo encontrado no universo é feito de energia. Isso vale para objetos físicos e não físicos.

A física básica e a química nos dizem que um objeto físico, como um edifício, uma árvore ou um livro, é composto de bilhões de átomos individuais – pequenos feixes de energia que interagem e se ligam a outros átomos em várias formas, incluindo água, metais e plantas, solo, plásticos, polpa de madeira e outras matérias-primas utilizadas na fabricação de objetos físicos.

Coisas não físicas – incluindo pensamentos, sejam pensamentos positivos ou negativos, também são feitos de energia e também podem se “ligar” e interagir com aspectos e objetos do nosso mundo físico.

Como interagimos com energia positiva e negativa

Como limpar energias e pensamentos negativos

É bem sabido, por exemplo, que nossas ondas cerebrais são uma forma de energia intensa que pode ser facilmente detectada com equipamentos médicos padrão – e que podem interagir com nosso mundo físico como qualquer outra forma de energia.

Talvez você esteja se perguntando, o que quero dizer com “interagir com o nosso mundo físico”?

Você já pensou em um amigo distante, apenas para receber um telefonema dele minutos depois?

Você já dirigiu por uma rodovia imaginando se levaria uma multa por excesso de velocidade – só para ver luzes vermelhas piscando no seu espelho retrovisor?

Essas são suas ondas cerebrais interagindo com sua realidade física.

Como criar resultados positivos em sua vida

Como limpar energias e pensamentos negativos

Felizmente, também é possível usar seus pensamentos para criar intencionalmente os resultados positivos que você deseja em sua vida.

Se você alguma vez desejou algo intensamente por meses, apenas para subitamente recebê-lo por meios casuais – ou entrar em uma situação em que tal coisa foi fornecida a você – também foram seus pensamentos, intenção e desejo que impactaram sua experiência.

O mundo, tal como o criamos, é um processo do nosso pensamento e não pode ser modificado sem mudar o nosso pensamento.

Albert Einstein estudou esse fenômeno em 1935, quando experimentou a mecânica quântica – a ideia de que ativar energeticamente uma partícula em um lado do universo criava uma resposta instantânea em uma partícula “parceira” em outras partes do universo.

O professor Brian Greene, da Columbia University, explica isso da seguinte maneira:

De acordo com a teoria quântica e os muitos experimentos que confirmam suas previsões, a conexão quântica entre duas partículas pode persistir mesmo se elas estiverem em lados opostos do universo”.

Em outras palavras, algo que acontece aqui pode ser entrelaçado com algo que acontece lá.

Uma série de outras experiências documentadas também provaram que os pensamentos podem viajar rapidamente pelo espaço e serem capturados por outros ou ter um efeito na matéria.

Também sabemos, através de testes de polígrafo (ou detector de mentiras), que o corpo reage aos seus pensamentos – mudando sua temperatura, frequência cardíaca, pressão sanguínea, ritmo respiratório, tensão muscular e o quanto suas mãos suam.

Quando você está ligado a um detector de mentiras e lhe é feita uma pergunta como “Você recebeu o dinheiro?”

Suas mãos ficarão mais frias, seu coração baterá mais rápido, sua pressão subirá, sua respiração ficará mais rápida, seus músculos ficarão mais tensos, e suas mãos irão suar se você de fato pegou o dinheiro e mentiu sobre isso.

Esses tipos de mudanças fisiológicas ocorrem não apenas quando você está mentindo, mas também em reação a cada pensamento que você tem.

Cada célula do seu corpo é afetada por todo pensamento que você tem.

Como a energia negativa afeta o corpo

Como limpar energias e pensamentos negativos

Pensamentos negativos afetam seu corpo negativamente – enfraquecendo você, o fazendo suar e ficar tenso.

Os pensamentos positivos afetam seu corpo de uma maneira positiva, tornando você mais relaxado, centrado, aberto e alerta. Pensamentos positivos causam a secreção de endorfinas no cérebro, reduzem a dor e aumentam o prazer.

Leia:  Os 3 estágios da falha na vida e no trabalho (e como corrigi-los)

O psiquiatra Daniel G. Amen nomeou os pensamentos limitantes que ouvimos em nossas cabeças PNAs – Pensamentos Negativos Automáticos (ANTs, em inglês).

E assim como as formigas (ants, em inglês) de verdade em um piquenique, seus ANTs podem arruinar sua experiência de vida. O Dr. Amen recomenda que você aprenda a pisar nos ANTs.

  • Em primeiro lugar, você precisa se conscientizar deles.
  • Em segundo lugar, você precisa sacudi-los e vencê-los, os desafiando.
  • Finalmente, você precisa substituí-los por pensamentos mais positivos e afirmativos.

A chave para lidar com qualquer tipo de pensamento negativo é perceber que você é, em última instância, responsável por ouvir ou concordar com qualquer pensamento.

Só porque você pensa ou ouve, não significa que é verdade.

“Você quer se perguntar constantemente: ‘Isso é algo que me ajuda ou me magoa?’

‘Isso está me aproximando de onde eu quero ir, ou me levando mais longe?’

‘Isso está me motivando para a ação, ou está me bloqueando com medo e insegurança?’”

Você tem que aprender a desafiar e responder aos pensamentos que não estão lhe servindo na criação de maior sucesso e felicidade.

Como se tornar consciente de seus pensamentos negativos

Como limpar energias e pensamentos negativos

Meu amigo Doug Bench recomenda escrever cada pensamento negativo que você pensa ou diz em voz alta e todo pensamento negativo que você ouve alguém dizer – por 3 dias inteiros!

Certifique-se de que 2 dos dias são dias úteis e que 1 é um dia de fim de semana.

Peça ao seu cônjuge ou companheiro(a), filhos, colegas de quarto e colegas de trabalho que repreendam você e imponham uma multa em dinheiro toda vez que ouvirem um pensamento negativo.

Em um recente workshop de 5 dias que realizei, os participantes tinham que colocar $2 em uma tigela toda vez que dissessem qualquer coisa que estivesse culpando, justificando ou negando a si mesmo.

Foi incrível ver o quão rápido a tigela se encheu.

No entanto, à medida que os 5 dias se passaram, houve cada vez menos comentários negativos automáticos à medida que todos ficaram mais conscientes.

E se você pudesse aprender a falar sempre consigo mesmo como um vencedor em vez de um perdedor?

E se você pudesse transformar sua conversa interna negativa em conversa interna positiva?

E se você pudesse silenciar seus pensamentos de falta e limitação e substituí-los por pensamentos de abundância e possibilidades ilimitadas?

E se você pudesse substituir qualquer linguagem de vítima em seus pensamentos pela linguagem de capacitação?

E se você pudesse transformar seu crítico interior, que julga cada movimento seu, em um orientador interno de apoio que o encorajaria e lhe daria confiança enquanto enfrentasse novas situações e riscos?

A boa notícia é que tudo isso é possível com um pouco de consciência, foco e intenção.

Anote cada pensamento que você tiver por 3 dias. Isso pode surpreender você. À medida que você se torna mais consciente de seus comentários negativos, será capaz de limpar sua energia negativa.

Finalmente, quero que você responda isso.

Qual é o seu pensamento negativo mais comum?

“Eu não consigo? Não sou bom o suficiente? Se eu fizer isso, vou falhar? Eu não posso dizer o que realmente penso? É muito perigoso defender aquilo em que acredito?”

Qual seria o pensamento oposto que você poderia escolher pensar em vez disso? Escreva abaixo nos comentários.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Jack Canfield.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou do conteúdo? Então comente e compartilhe-o com seus amigos