Mente

Como se livrar dos maus hábitos (eu me livrei de 3 em menos de 2 meses)

O ciclo de maus hábitos é o que nos mantém pequenos e nos impede de alcançar nosso verdadeiro potencial.

Quebrar um mau hábito não é tão difícil quanto parece; apesar de ser o CEO de uma empresa e criar dois filhos, eu ainda consegui quebrar 3 maus hábitos que tinha em 2 meses.

Sim, isto significa parar com um hábito em menos de 21 dias.

Eu segui passos para eliminá-los um de cada vez. Hábitos como beber Coca-Cola todos os dias, ficar “largado” enquanto sentado e não ter uma rotina de exercícios consistente.

Então, como eu quebrei estes hábitos? Eu usei o método “Control Alternative Delete” (Ctrl Alt Del).

O que é este método e por que é tão eficiente?

Continue lendo para descobrir como você também pode usá-lo para melhorar a sua vida.

Como quebrar maus hábitos com o Método Control Alternative Delete

Como remover maus hábitos em pouco tempo

Em certa medida, todos nós percebemos quais são nossos maus hábitos. Muitas vezes nós escolhemos ignorar como eles nos impactam negativamente.

Para mim, eu ficaria sentado a maior parte do dia em frente ao computador no trabalho em uma posição desleixada. Eu beberia Coca-Cola todos os dias numa tentativa de ficar acordado. Eu deixaria de lado qualquer tipo de exercício.

Isso porque eu sentia que era melhor apenas relaxar e me divertir após um dia de trabalho.

Como resultado, eu estava conduzindo um estilo de vida muito pouco saudável, sofrendo com ganho de peso e dores nas costas.

Eu precisava mudar.

Eu comecei me concentrando em apenas um mau hábito, o primeiro sendo a quantidade de Coca-Cola que eu estava consumindo todos os dias.

Todos os dias eu apliquei o Método Ctrl Alt Del e, após duas semanas, eu não apenas parei de beber Coca-Cola todos os dias (eu bebi somente uma lata em 2 semanas), mas no lugar dele eu comecei um hábito melhor de beber 8 copos de água todos os dias.

Após eliminar um mau hábito, eu segui para os outros dois com este mesmo método e, um mês depois, eu estava:

  • Indo à academia duas vezes por semana.
  • Melhorando minha postura sentado, não apenas no escritório, mas também em casa e em todo lugar, melhorando minha dor nas costas.
  • Ganhando músculos, o que também melhorou minha dor nas costas.
  • Perdendo gordura na barriga, que foi de 92cm (considerado nível obeso) para 82cm (nível normal).

Se eu consigo melhorar minha vida usando este método, você também consegue.

Usar esta estrutura para eliminar seus maus hábitos aumentará o seu sucesso e substituirá seus maus hábitos por hábitos mais positivos.

Controle: Domine o seu desejo

Como remover maus hábitos em pouco tempo

Identifique seus gatilhos

Maus hábitos, como ingerir bebidas alcoólicas, fumar e comer demais aciona a liberação de dopamina, uma substância química que o faz se sentir bem.

Embora você possa não gostar do resultado final, ela dá a você um resultado positivo no momento. Isto é pura psicologia.

É importante identificar o que está fazendo com que você continuamente execute seu mau hábito. Este nem sempre é um passo fácil, pois nossos hábitos foram construídos durante um longo período de tempo.

Autorreflexão

Para ajudar a trabalhar em seus gatilhos, faça um pouco de autorreflexão. Faça perguntas a si mesmo como:

  • Qual o conforto que você está obtendo desde hábito?
  • Por que precisa de conforto?

Por exemplo, eu escolhi beber Coca-Cola porque era saborosa e fazia eu me sentir bem quando estava estressado.

Eu ficava “largado” somente quando ficava sentado por muito tempo, trabalhando em minha mesa e começava a ficar cansado.

Eu pulava os exercícios porque todos os dias depois do trabalho eu sentia que já tinha trabalhado bastante e não queria fazer exercícios.

Se você escolheu comer fast food todas as noites, provavelmente está dizendo a si mesmo que está ocupado demais para cozinhar.

Mas pergunte-se: por quê? Quais são suas prioridades? Talvez você tenha uma falta de autoestima, que significa que você não tem o amor próprio de querer cuidar da sua saúde.

Talvez seja um sinal de que você não esteja reservando tempo suficiente para rotinas importantes, como fazer compras e preparar uma refeição saudável. Talvez você sempre acreditou que era um mau cozinheiro.

Leia:  Entenda o que fazer ao invés de solicitar que seus filhos peçam desculpa

Escreva um diário

Anote seus pensamentos e sentimentos em volta deste mau hábito. Anotar as coisas força o cérebro a pensar mais. Isso ajuda você a encontrar a fonte do seu estresse ou crenças limitantes negativas.

Alternativa: Encontre um substituto

Como remover maus hábitos em pouco tempo

Encontre um hábito alternativo positivo

Quando você achar que descobriu o seu gatilho, tente encontrar uma opção parecida, mas saudável.

Foi aí que eu substituí Coca-Cola por água com limão; ficar “largado” por simplesmente fazer uma caminhada breve e alongar minhas costas a cada hora; e ficar tranquilo em casa após o trabalho, com exercícios que eu achava divertido.

Você pode decidir ir a pé ao escritório, ao invés de dirigir, ou descer antes do ônibus para fazer uma caminhada. Você pode comer no café da manhã um cereal mais saudável, ao invés de pegar um lanche cheio de açúcar quando estiver saindo de casa.

Ao fazer isso, você não está se livrando completamente do ato, como se estivesse desistindo totalmente de algo sem nada para preencher aquele vazio.

Isso ajuda o seu cérebro a aceitar melhor o novo hábito.

Crie um plano de defesa

Todos possuem momentos de fraqueza, e aquele desejo de voltar ao velho hábito vai mostrar as caras. É aqui que um plano pode ajudar a contra-atacar estes momentos.

Pense em coisas que você pode fazer quando as tentações aparecerem.

Por exemplo, se você quer olhar menos o telefone, peça a seu amigo ou parceiro para ficar com ele, ou desligue-o e vá ler um livro. Se você é iniciante em uma rotina de exercícios, como eu, peça a alguém para fazê-los com você para mantê-lo responsável.

Decida algo que você vai fazer quando se sentir compelido a voltar ao seu velho hábito. Repetir estes hábitos alternativos positivos ajudará a condicionar seu cérebro a vê-los como seus novos hábitos normais ao longo do tempo.

Delete: Remova as tentações

Como remover maus hábitos em pouco tempo

Remova coisas que o faça lembrar do seu mau hábito

Livrar-se de qualquer coisa que lembre o seu mau hábito é essencial. Por exemplo, eu me livrei da Coca-Cola no meu escritório e em casa, e substituí minha cadeira do trabalho por uma bola de exercícios.

Isso torna muito mais fácil evitar um deslize em um momento de fraqueza.

Evite todos os tipos de tentações

Da mesma maneira, evite lugares ou pessoas que você sabe que vão tentá-las a voltar para o mau hábito.

Não vá ao supermercado de estômago vazio, para evitar a tentação de comprar porcarias, não passe ao lado daquele restaurante de fast food e encontre uma rota alternativa, diga “não” com mais frequência ao seu amigo que você sabe que vai te embebedar de novo este final de semana.

É tudo uma questão de não se colocar na situação onde você corre o risco de ter um relapso.

O Método Controle Alternativa Delete utiliza os passos certos que você precisa para superar a necessidade de satisfazer seus maus hábitos.

Trabalhar com o cerne da sua psicologia, emoções e sentimentos por trás de suas ações é o que faz este método ser eficiente e fácil de aplicar em todos os maus hábitos que você tem.

Maus hábitos são fáceis de se formar e realizar mudanças pode parecer difícil, mas lembre-se que é tudo uma questão de consistência e repetição.

Comece a usar o Método Controle Alternativa Delete hoje e você pode se livrar de um mau hábito permanentemente.

Você precisa reservar um tempo e escolher um mau hábito para se concentrar. Comece usando os passos para aumentar e manter mais positividade em sua vida enquanto progride.

Qual mau hábito você quer se livrar de uma vez por todas? Comente!

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Lifehack escrito por Leon Ho.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos e ajude-os a se livrarem de maus hábitos