in

22 verdades estoicas de Marco Aurélio que te tornarão muito mais forte

Marco Aurélio foi o Imperador da Roma Antiga entre 161 e 180 dC.

Conhecido comumente como o último entre os “cinco bons imperadores”, Marco Aurélio carregou o Império sobre seus ombros, o mantendo de sua queda inevitável e testemunhando o pior:

O declínio da saúde nacional, uma esposa promíscua, uma guerra civil traiçoeira, a ascensão do Cristianismo, uma peste exterminando seu povo às centenas e ameaça de batalha e instabilidade em todos os cantos do Império.

Muitos em sua posição teriam caído na loucura, sob o estresse que era seu fardo diário.

Mas Marco Aurélio perseverou. Como?

É detalhado em seu diário pessoal, Meditações, que discute os pensamentos mais profundos e reflexões de um homem que se livrou de ansiedade e sofrimento, em sua famosa citação:

Hoje escapei à ansiedade. Ou antes, dispensei-a – porque ela estava em mim, na minha perspectiva – não no mundo exterior.”

Este e muitos outros trechos do brilhante estoicismo que guiou a natureza de Aurélio podem ser encontrados em Meditações.

Para muitos, o caderno de Aurélio é o guia definitivo para se tornar a melhor versão de si mesmo – manifestando a grandeza que repousa dentro de você e maximizando sua própria força, humildade, ética pessoal e autodisciplina.

Aqui estão 22 das verdades estoicas mais sábias de Marco Aurélio, enterradas em seu diário de 2.000 anos, que ainda ressoa como verdadeiras hoje.

Confira:

Sobre negatividade

Verdades estoicas que te tornarão mais forte

1) “Nenhum lugar é mais pacífico, mais livre de interrupções do que sua própria alma. Retire-se para consultar sua própria alma e depois volte a encarar o que está à sua espera.”


Recomendamos para você:

Redação

Written by Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como treinar seu cérebro para controlar a ansiedade

21 traços únicos de personalidade de quem gosta de ficar sozinho