Mente

10 hábitos apoiados pela ciência que melhoram sua saúde mental

Um pilar mental equilibrado torna você entusiasmado, animado e mentalmente resiliente.

Enquanto ter uma visão sombria da vida, reclamar e ser negativo quase o tempo todo são as características de uma pessoa com um pilar mental desequilibrado.

Uma boa saúde mental não significa ser feliz o tempo todo. Significa ser positivo e ver o lado bom da vida mesmo em meio a dificuldades.

Significa usar a mente para o seu benefício, não ser usado pela sua mente.

Pessoas com um estado mental saudável geralmente demonstram uma autoestima saudável, confiança, compaixão, amor, senso de propósito e resiliência mental.

Elas não estão isentas de problemas, mas sua capacidade excepcional de lidar com problemas muito bem é o que as torna mentalmente fortes.

Hábitos que melhoram a saúde mental

Elas também não nascem assim, assim como fisiculturistas não nascem com grandes músculos.

Pessoas mentalmente fortes melhoram o estado de sua saúde mental por causa dos hábitos que incorporam em seu estilo de vida, e fazem isso regularmente.

De acordo com a psicologia humana básica e várias pesquisas científicas, esses 10 hábitos afetam e melhoram o estado de sua saúde mental.

1. Faça exercício regularmente.

A conexão entre a mente e o corpo foi estabelecida há muito tempo.

Demonstrou-se que um exercício físico estimula a liberação de hormônios no cérebro que fazem você se sentir bem.

O exercício regular melhora a sua memória, aguça as suas capacidades de pensamento, melhora o foco e a concentração e, mais importante, reduz o estresse.

2. Pratique meditação ou ioga.

Vários estudos já validaram o efeito da meditação no enfrentamento do estresse.

A meditação é a melhor ferramenta para organizar sua mente, enquanto a yoga é uma maneira de se conectar no seu corpo através do foco e concentração em sua respiração.

Essas duas práticas podem ser tecnicamente diferentes, mas na realidade elas são complementares umas às outras.

3. Tenha um sono de qualidade.

Daniel Freeman, professor de psicologia clínica em Oxford, diz que um hábito de sono de boa qualidade, recomendado de 7 a 9 horas, pode resolver uma ampla gama de problemas psicológicos e emocionais.

Uma boa noite de sono é necessária para a saúde do seu cérebro. Ele recarrega sua energia mental e aumenta a clareza.

No entanto, mais de 9 horas é excessivo e dá resultados indesejados. Você deve mantê-lo entre 7 e 9 para obter os melhores resultados.

4. Diga não à multitarefa.

De acordo com a psicologia, o cérebro não pode fazer duas coisas ao mesmo tempo, a menos que o outro não precise de concentração, como ouvir música enquanto dirige ou caminha.

Diz-se que a multitarefa empobrece as reservas de energia do cérebro e cria estresse.

Essas duas questões são contraproducentes para uma boa saúde mental. Se concentrar em uma única tarefa é a melhor opção.

5. Fique plenamente atento.

Estar plenamente atento é permanecer no momento presente sem julgar seus pensamentos sobre qualquer coisa.

É muito simples, mas traz enormes benefícios para o estado de sua saúde mental.

Leia:  Como reagir calmamente a situações estressantes do dia a dia

Estar plenamente atento, pelo menos por 5 minutos por dia, aumenta a plasticidade do cérebro e ajuda a estabelecer novas conexões neurais mais fáceis.

6. Crie um período diário livre de estresse.

Hábitos que melhoram a saúde mental

Criar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal diminui as chances de acúmulo de estresse e colapso mental.

Você deve tratar disso para não levar para casa nada do que acontece no trabalho e não se concentrar em sua vida pessoal durante o trabalho.

Crie um período livre de stress no seu dia depois de voltar do trabalho. Dessa forma, sua mente permanece focada no trabalho e relaxada em casa.

7. Não procrastine.

A procrastinação não é boa para sua saúde mental. Ela mantém sua mente ocupada evitando alguma coisa.

Quanto mais você evita fazer algo imediatamente, mais fica na sua mente.

Tente fazer as coisas imediatamente para eliminar o estresse desnecessário.

8. Tire uma folga da tecnologia.

Embora a proliferação da tecnologia lhe dê acesso ilimitado a várias informações, ela foi considerada uma entre as 6 principais causas de atrapalhar a concentração.

Você não está apenas perdendo sua concentração ao tentar responder a um e-mail ou mensagem de texto, mas também fica com muitas coisas em sua mente, o que não é bom para sua saúde mental.

Tirar uma folga da tecnologia, pelo menos uma vez por semana, permite que seu cérebro descanse do dilúvio de informações que você recebe todos os dias.

Faça um detox de tecnologia uma vez por semana.

9. Tenha uma dieta saudável.

Estudos revelam que dar ao seu corpo quantidade suficiente de aminoácidos, gorduras essenciais, carboidratos complexos, vitaminas e minerais melhora o seu humor e a sensação geral de bem-estar.

Como eles dizem, você é o que você come. Consumir besteiras só faz você se sentir mal, enquanto consumir alimentos crus e orgânicos faz você se sentir mais leve e energizado.

Uma boa saúde física apoia uma mente saudável. Coma mais vegetais e frutas, castanhas, atenha-se a produtos orgânicos e naturais.

10. Tenha alguém para conversar.

Como ser humano, não se sentir bem o tempo todo é inevitável e perfeitamente normal. Quando você estiver com um problema, tente conversar com alguém.

Você é um ser humano que foi feito para ser uma criatura social. Basta ter alguém para conversar para aliviar seus fardos.

Sempre que você se sentir mal, abra-se e compartilhe suas emoções com alguém.

E mesmo se você não estiver se sentindo mal, conversar com alguém regularmente estimula sua mente. Isso não apenas fará você se sentir bem, mas também manterá sua mente saudável.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Life Coach Code.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou do conteúdo? Então comente e compartilhe-o com seus amigos!