Mente

12 hábitos noturnos que merecem ser desenvolvidos

Enquanto muitas pessoas prestam atenção aos hábitos matinais, as pessoas realmente bem-sucedidas sabem que o que você faz à noite é tão importante quanto.

As atividades que você escolhe fazer durante esses preciosos minutos antes de ir para a cama desempenham um papel em ter dias produtivos.

Seja verificar o seu telefone ou ler um livro, reserve alguns minutos para avaliar quais ajudam ou impedem seu desempenho no dia seguinte.

Aqui estão 12 hábitos noturnos que merecem ser desenvolvidos.

Hábitos noturnos que valem a pena serem desenvolvidos

1. Avalie seu dia

Os seres humanos são notáveis ​​na maneira com que conseguimos sempre nos esforçar para sermos melhores.

Temos essa capacidade única de avaliar nossa situação e encontrar maneiras de melhorar a nós mesmos, emocional, física ou mentalmente.

Por esse motivo, é sempre uma boa ideia refletir sobre o dia que você teve e se perguntar:

O que aconteceu? O que funcionou? O que não funcionou? Do que você pode se orgulhar? Com o que você pode aprender e depois deixar para trás? O que você pode melhorar para amanhã?

Essas questões podem parecer triviais no começo, mas depois que você desenvolver o hábito de fazer o check-in, descobrirá que será mais fácil permanecer no seu jogo e progredir diariamente.

2. Anote as coisas

Como sugerido pelo especialista em produtividade David Allen, nossas mentes são para pensar, não para lembrar.

Ela é mais valiosa para nós quando não está sobrecarregada e quando está livre para processar e filtrar o que é importante.

Além de capturar tarefas ou atividades, anotar as coisas pode nos ajudar a processar nossas emoções e liberar pensamentos confusos ou negativos.

Também pode ser uma maneira de agradecer, se você usar um diário de gratidão e, quando feito de forma consistente, pode até ajudá-lo a manter o foco em suas metas ou acompanhar seu progresso.

3. Planeje o dia seguinte

Depois de avaliar seu dia e capturar tudo em sua mente por escrito, é hora de planejar o dia seguinte.

Não é apenas mais conveniente planejar à noite (as pessoas raramente têm tempo suficiente pela manhã), mas também é lógico.

Uma vez que você acorda, não terá que gastar recursos intelectuais valiosos e minutos matutinos 1) listando as coisas que você precisa fazer, 2) decidindo quais fazer, e 3) se comprometendo a fazê-las em uma certa ordem.

Basicamente, você vai acordar e começar o dia com tudo.

4. Mantenha a higiene pessoal

Este não precisa nem dizer.

Manter um regime noturno para o seu corpo (e beleza) inclui atividades básicas como tomar banho, escovar os dentes, usar fio dental, remover maquiagem, aplicar hidratante, limpar lentes de contato, e assim por diante.

Hábitos noturnos que valem a pena serem desenvolvidos

5. Prepare a roupa de amanhã

Há uma razão pela qual Steve Jobs escolheu colocar o mesmo tipo de roupa todos os dias; chama-se fadiga de decisão.

Nosso poder intelectual não é um recurso ilimitado e enfraquece a cada escolha que fazemos, como o que comer, o que comprar, onde ir, o que dizer, como nos conduzir e assim por diante.

Faz sentido gastar esse bem precioso em um trabalho mais importante, em vez de pensar no que vestir.

Agora, eu não estou sugerindo que você compre um monte de gola alta preta, jeans e tênis. Mas vai ajudar se você preparar na noite anterior o que vai usar no dia seguinte, em vez de pela manhã, quando você precisa economizar tempo e inteligência.

6. Pratique a atenção plena

Estar plenamente atento significa ter um elevado senso de consciência de nossos pensamentos, sentimentos e ambientes atuais.

Isso é especialmente benéfico após um longo dia de trabalho, porque é durante esse período que é mais fácil esquecer por que fazemos o que fazemos e para quem.

Tome nota que a meditação, embora extremamente eficaz para alcançar isso, não é a única maneira de praticar a atenção plena.

Leia:  25 pequenos hábitos que podem mudar sua vida completamente

Você também pode tentar comer devagar e com intenção, prestando atenção aos seus sentidos ou às partes de seu corpo, ou se concentrando no lado positivo das circunstâncias.

7. Se conecte aos entes queridos

Muitas vezes tudo se torna tão automático que deixamos de lembrar o que é essencial: nossos relacionamentos com nossos entes queridos.

Terminar o dia conectando-se com seus entes queridos – seu cônjuge, filhos, parentes, amigos – se envolvendo em conversas significativas com eles ou até mesmo os abraçando, fará com que você se lembre do seu propósito e o mantenha concentrado no que é importante.

8. Leia

A leitura é um hábito poderoso para se desenvolver de manhã, no trabalho ou à noite. Basta perguntar a Bill Gates e Warren Buffet, duas das pessoas mais ricas e inteligentes do mundo, que dizem ler mais de um livro por semana.

A leitura não apenas estimula sua mente e expande seu vocabulário, mas também melhora sua memória e ajuda a desenvolver seu foco.

Quando praticada à noite, pode servir como uma atividade tranquila, uma técnica para “desligar” o corpo. Apenas tente evitar a leitura através de uma tela e, em vez disso, opte por uma cópia em brochura.

Hábitos noturnos que valem a pena serem desenvolvidos

9. Configure o alarme e o coloque-o longe

Este passo não é absolutamente necessário, mas ainda há certos benefícios. Colocar o seu alarme na sala obriga a se levantar, fisicamente, e sair da cama assim que ele toca pela manhã.

Você aperta o botão soneca e volta a dormir por 30 minutos todos os dias? Se você calcular quanto tempo isso é em um ano, equivale a uma semana inteira!

10. Sem eletrônicos uma hora antes de dormir

Você sabia que a luz azul emitida pelo telefone aumenta a liberação de cortisol e restringe a produção de melatonina?

O cortisol é o hormônio responsável pelo estado de alerta, enquanto a melatonina controla o seu sistema de sono/vigília. Fale sobre ser contraproducente!

Por esta razão, você deve parar de usar eletrônicos uma hora antes de dormir, de modo a ajudar o seu corpo a se preparar para a cama.

11. Diminua as luzes

Baseado no mesmo princípio do nº 10, outra maneira de promover um sono melhor é diminuir as luzes, fechar as cortinas ou usar uma máscara quando estiver prestes a descansar.

Lembre-se, a luz desempenha um papel importante na manutenção do nosso ciclo natural do corpo e a ausência de luz sinaliza para nosso corpo que é hora de dormir.

12. Durma mais cedo

Este também é desnecessário dizer.

Uma boa quantidade de sono ajuda a sua mente e corpo a se recuperar muito melhor diariamente. Permite que você execute no seu melhor nível, seja fisicamente, emocionalmente ou mentalmente.

Claro que você pode optar por bebidas energéticas ou cafeína, mas é melhor pensar em seu corpo para a sustentabilidade a longo prazo.

Conclusão

Assim como os hábitos da manhã nos ajudam a começar o dia com o pé direito, os hábitos noturnos nos ajudam a terminar o dia com uma nota alta.

As 12 atividades que compartilhei aqui são apenas isso – atividades. Adotar qualquer uma delas apenas uma ou duas vezes irá trazer resultados, sem dúvidas, mas provavelmente não do tipo que você está procurando.

Se você deseja ter dias consistentemente intencionais e produtivos, essas atividades precisam ser transformadas em hábitos.

E se você está determinado a levar esses hábitos para o próximo nível, encorajo a transformar dois ou mais desses hábitos em uma rotina noturna.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Productive and Free.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou do conteúdo? Então comente e compartilhe-o com seus amigos