Mente

12 hábitos matinais que vale a pena desenvolver

Se você se considera uma pessoa matutina ou não, adotar uma rotina matinal tem seus benefícios.

Desde limpar sua mente até abastecer seu corpo, começar o dia com o pé direito lhe dá a melhor chance de ter um dia produtivo.

Considere este cenário: menos distrações, pico de sua força de vontade e a oportunidade de criar um impulso favorável.

Em vez de apertar o botão soneca ou se arrastar para fora da cama, por que não aproveitar ao máximo essa hora do dia e tentar esses 12 hábitos matinais que valem a pena serem desenvolvidos.

Hábitos matinais que valem a pena serem desenvolvidos

1. Acorde mais cedo

Tire isso de colegas madrugadores como Benjamin Franklin, Richard Branson, Tim Cook, Howard Schultz e outros líderes de sucesso. Eles tendem a fazer mais coisas enquanto outros ainda estão sonhando.

Acordar mais cedo dá a você uma oportunidade, sem distrações, de exercitar, meditar, ler, escrever, comer um café da manhã saudável, limpar a casa, preparar as crianças para a escola e, basicamente, ter uma vantagem inicial em seu dia.

Se isso não for convincente o suficiente, faça as contas: uma hora por dia é o equivalente a 15 dias por ano. Isso é um pouco mais do que duas semanas inteiras de tempo “extra”!

2. Beba água

Depois de várias horas de sono, nossos corpos precisam reidratar e eliminar as toxinas. Beber um copo de água imediatamente ao acordar resolverá isso e ajudará a impulsionar o seu sistema.

Sem mencionar que você provavelmente sairá da cama logo depois, em vez de apertar o botão soneca e voltar a dormir.

3. Anote as coisas

Seja no diário ou simplesmente listando as tarefas do seu dia, escrever ajuda a capturar seus pensamentos, processar suas emoções e focar em seus objetivos.

Se você mantiver um caderno, no entanto, ele também pode encorajar o progresso, já que você terá um registro de seus pensamentos e ações que poderá avaliar posteriormente.

4. Leia

Você sabe o que Bill Gates e Warren Buffet, duas das pessoas mais ricas e inteligentes do mundo, têm em comum? Entre outras coisas, eles leem.

Da mesma forma que o exercício matinal faz seu corpo se mover, a leitura matinal fará seu cérebro funcionar. Isso estimulará sua mente, expandirá seu vocabulário, melhorará sua memória e desenvolverá seu foco.

Claro, você aprenderá mais coisas também.

Hábitos matinais que valem a pena serem desenvolvidos

5. Pratique a atenção plena

Estar plenamente atento significa ter um elevado senso de consciência de nossos pensamentos, sentimentos e ambientes atuais.

Lembre-se que acordar de manhã também significa acordar para um novo dia, você se torna aberto a encontrar novas oportunidades para experimentar a vida, as emoções e as simples alegrias que fazem seus dias valerem a pena.

Esteja ciente que a meditação, embora extremamente eficaz para alcançar isso, não é a única maneira de praticar a atenção plena.

Você também pode tentar comer devagar e com intenção, prestando atenção aos seus sentidos ou às partes de seu corpo, ou se concentrando no lado positivo das circunstâncias.

6. Faça alongamentos ou exercícios

Alongar ou se exercitar pela manhã traz inúmeros benefícios, desde melhorar seu humor (você pode agradecer às endorfinas por isso) até o aumento de seu metabolismo e aumento de energia.

Você sabia que o exercício também é um hábito fundamental?

Isso significa que é um dos poucos hábitos que criam um efeito cascata em outras áreas de sua vida – melhorando a disciplina, aumentando a produtividade, desenvolvendo o foco, ganhando confiança e mantendo um estilo de vida saudável.

7. Coma um café da manhã saudável

Não é chamada de refeição mais importante do dia à toa.

O café da manhã, mais importante, um café da manhã saudável, fornece os nutrientes e a energia necessários para o funcionamento adequado durante todo o dia.

Pense também nas consequências de pular o café da manhã. Você estará mais propenso a comer demais no almoço, comer um lanche pouco saudável no meio do dia ou ficar mal-humorado.

Além disso, se sua última refeição foi o jantar, e sua próxima refeição seria almoço no dia seguinte, isso vai dizer ao seu corpo para armazenar calorias desnecessárias.

Leia:  50 frases de felicidade para transformar sua visão do que é ser feliz

8. Expresse gratidão

Este não é apenas um truque de autoajuda; é apoiado pela ciência. Foi descoberto que expressar gratidão melhora a saúde mental e psicológica.

Pode melhorar o bem-estar, reduzir a agressividade, desenvolver empatia e, portanto, aumentar a felicidade.

Se você não consegue se ver mantendo um diário de gratidão como Oprah Winfrey, tente escrever cinco coisas pelas quais você é grato a cada manhã.

Hábitos matinais que valem a pena serem desenvolvidos

9. Diga suas afirmações

Em seu livro Pense e Enriqueça, o autor de best-sellers Napoleon Hill descreve os benefícios das afirmações diárias.

Ao plantar sementes de positividade em nossos cérebros por meio de autossugestão, Hill diz que podemos adaptar a mentalidade de pessoas de sucesso, abrindo o caminho para nossas próprias conquistas.

Pensamento positivo = ações positivas

Outras pessoas notáveis ​​que usam afirmações são Muhammad Ali (boxeador profissional e figura esportiva) e Hal Elrod (autor de O Milagre da Manhã).

10. Conecte-se aos entes queridos

Quando estamos muito envolvidos no dia a dia, é fácil esquecer por que fazemos o que fazemos e por quem.

Tudo se torna automático e não nos lembramos do que é essencial: nossos relacionamentos com nossos entes queridos.

Começar o dia se envolvendo em conversas significativas com eles ou até mesmo os abraçando, irá lembrá-lo do seu propósito e lhe dar aquele impulso de motivação que você precisará para enfrentar o dia à frente.

11. Faça perguntas importantes a si mesmo

Como um dos mais célebres inovadores e empreendedores do nosso tempo, Steve Jobs se fazia esta pergunta todas as manhãs: “Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu ficaria feliz com o que estou prestes a fazer hoje?”

Se a resposta fosse “não” por vários dias seguidos, ele sabia que algo precisava mudar.

Outra é de Benjamin Franklin, um dos pais fundadores da América e um conhecido polímata, que também se fazia esta pergunta pela manhã: “Que bem devo fazer neste dia?”

Muito parecido com Jobs e Franklin, precisamos avaliar o que estamos fazendo e nos fazer perguntas difíceis regularmente.

Aqui estão mais alguns exemplos:

“Estou vivendo meus valores?”

“O que eu já fiz que me traz mais e menos alegria?”

“Como posso fazer diferença em mim mesmo, nos outros e no mundo de hoje?”

“Quais 20% das minhas tarefas contribuem para 80% dos meus resultados?”

“De que vale a pena sorrir agora?”

12. Identifique sua tarefa mais importante e faça

Não é segredo que todos nós temos as mesmas horas em um dia; no entanto, poucas pessoas parecem conseguir mais e fazer as coisas, enquanto outras terminam o dia se sentindo insatisfeitas ou sobrecarregadas.

Uma maneira infalível de combater isso é priorizar sua tarefa mais importante e enfrentá-la antes de começar com as outras.

Como você identifica qual é a tarefa mais importante? Pergunte a si mesmo qual atividade fará o maior impacto em sua vida e lhe dará mais satisfação.

Depois de identificá-la, se comprometa a fazê-la.

Conclusão

Considerando todos os benefícios de desenvolver esses 12 hábitos matinais, não é de admirar que Benjamin Franklin tenha dito: “Dormir cedo e levantar cedo torna um homem saudável, rico e sábio”.

É importante notar que, sozinhas, as 12 atividades que compartilhei aqui são apenas isso – atividades.

Adotar qualquer uma delas apenas uma ou duas vezes vai lhe trazer resultados, sem dúvida, mas provavelmente não do tipo que você está procurando.

Se você deseja ter dias consistentemente intencionais e produtivos, essas atividades precisam ser transformadas em hábitos.

E se você está determinado a levar esses hábitos para o próximo nível, encorajo a transformar dois ou mais desses hábitos em uma rotina matinal.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Productive and Free.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou do conteúdo? Então comente e compartilhe-o com seus amigos