Mente

Não sabe o que quer da vida? Melhore estas 7 habilidades universais.

Como é o sucesso? O que você quer da vida? Qual carreira você quer?

A maioria de nós responde “não sei”.

E sabe de uma coisa? Não há nada de errado com isso. E, no entanto, achamos que é a pior coisa do mundo se você não sabe o que quer fazer na vida.

Nós dizemos: “Meu Deus! Eu não sei o que quero!” E então nós temos um ataque de pânico completo. Seja honesto – isso acontece com todos nós.

Especialmente quando você vê que seu antigo amigo de faculdade acaba de se casar. Ou que seu colega de trabalho, que começou ao mesmo tempo que você, acabou de ser promovido.

É nesses momentos de fraqueza que colocamos sob a luz nossa própria incerteza sobre a vida.

Um dos maiores erros de pensamento que cometi foi quando achei que precisava saber exatamente o que queria fazer da minha vida. A verdade é que ninguém sabe o que realmente quer.

Aceite a incerteza

Habilidades Universais

Você pode ser morto por uma vaca amanhã (realmente já aconteceu). Você pode perder metade do seu dinheiro no mercado de ações. Sua propriedade pode pegar fogo.

Eu não preciso te contar todas essas coisas. Mas devemos perceber que não temos as respostas para a maioria das coisas na vida.

Você vai permanecer saudável? O mercado de ações vai desabar? Sua empresa continuará prosperando?

NINGUÉM SABE!

Essa é a beleza da vida. Eleanor Roosevelt disse bem:

“Se a vida fosse previsível, deixaria de ser vida e não teria sabor.”

Algumas pessoas me perguntam: “por que você lê tantos livros? Não há como aplicar tudo o que você aprende”.

Elas estão certas. Eu não consigo. Por que eu ainda leio sobre todos os tipos de tópicos diferentes?

Pode chegar um momento na minha vida em que precisarei de um conhecimento específico. E aquela vez que eu precisar pode mudar o resultado da minha vida.

Vou te dar um exemplo.

Em 2015, depois que meus amigos e mentores me disseram que eu deveria compartilhar minhas ideias sobre produtividade, vida e negócios com outras pessoas, comecei a pensar seriamente em fazer isso.

Mas há muitas maneiras de compartilhar seu conhecimento com outras pessoas. Você pode dar treinamento para grupos e organizar seminários. Você pode treinar pessoas individualmente. Você pode criar vídeos para o YouTube. Você pode dar palestras em conferências.

As possibilidades são infinitas.

Mas como eu sempre tive interesse em escrever e li muito sobre isso no passado, percebi que deveria começar com ideias escritas. Essa foi a maneira mais fácil para eu começar.

Eu também aprendi tudo sobre a criação de sites no passado. Então foi muito fácil para mim começar com tudo isso. Na verdade, criei um site em um dia.

E comecei a escrever todos os dias durante um mês. O resultado? Um livro e um monte de artigos.

Conheça sua direção. Não o seu destino.

Habilidades Universais

Quando li sobre escrever e construir websites anos atrás, não sabia que usaria esse conhecimento para criar meu próprio blog.

Para ser sincero, não sabia o que queria. Eu só sabia em que direção queria seguir. Eu sabia que queria contribuir e fazer um trabalho que eu gostasse.

Portanto, não é importante saber exatamente o que você quer fazer da sua vida. As pessoas mudam. Economias mudam. Então, nem é realista afirmar corajosamente “eu sei o que quero!”

Leia:  O trabalho é suficiente

A única coisa que toda pessoa precisa é de um senso de direção. Uma visão de onde você gostaria de ir.

Olha, você não precisa saber o seu destino exato. Você costuma ler sobre pessoas que dizem que sempre souberam o que queriam.

Mas isso é apenas uma pequena parte da população. Eu, pessoalmente, nunca conheci alguém assim. A maioria de nós não tem essa convicção desde o primeiro dia. Ela cresce com o tempo.

Se você não consegue decidir em que direção quer ir na vida, esse é automaticamente seu objetivo número 1 na vida – descobrir para onde você quer ir.

Isso é o que Jay Abraham também recomenda em “Getting Everything You Can Out of All You Got” (que é um dos meus livros de negócios favoritos de todos os tempos):

“Sua primeira prioridade é identificar o que você quer e, em seguida, ter certeza de tomar o caminho que vai lhe dar isso. Não há nada mais triste do que ver alguém ter setenta e cinco ou oitenta anos de idade e olhar para trás, arrependido, porque perseguiu o alvo errado”.

Percebe que ele não diz que você deveria saber exatamente o que quer? Isso não seria realista.

Em vez disso, precisamos saber para onde estamos indo. Eu sei, continua intangível. Mas essa é a única resposta útil que encontrei na vida.

Trabalhe em habilidades universais

Habilidades Universais

Enquanto você descobre tudo, não perca seu tempo assistindo a horas de TV, bebendo ou comendo porcarias. Gaste seu tempo de maneira útil.
Aprenda habilidades nas quais você sempre pode confiar.

Precisa de inspiração? Aqui estão algumas habilidades em que estou constantemente trabalhando:

  1. Autodisciplina: melhore em ignorar a voz negativa em sua cabeça. Saia da sua cama. Vá para a academia. Não dê ouvidos ao “eu não quero”.
  2. Efetividade pessoal: aprenda como maximizar os resultados que você pode obter durante as 16-18 horas em que você está acordado. Faça mais – efetivamente.
  3. Comunicação: Nós pensamos que somos todos mestres comunicadores. Mas a verdade é que somos péssimos. A comunicação é tanto arte quanto ciência. E nossa capacidade de trabalhar com os outros depende disso.
  4. Negociação: você negocia o tempo todo. Com seu cônjuge, filhos, pais, professores, amigos, colegas de trabalho, gerentes, etc. Aprenda a obter o melhor negócio para todas as partes.
  5. Persuasão: aprenda como conseguir o que você quer de uma maneira ética.
  6. Força física e vigor: ficar mais forte é uma habilidade. Puxe seu próprio peso. É algo que todo ser humano deveria ser capaz de fazer.
  7. Flexibilidade: ao ficar sentado o dia todo atrás do seu computador ou no seu carro, você se torna um ser rígido. Aprenda a alongar os quadris, a região lombar, posterior da coxa e panturrilhas – os pontos fracos mais comuns dos trabalhadores de mesa.

Isso é o suficiente para mantê-lo ocupado por toda a vida se quiser ser bom. Escolha uma habilidade que te excita. Fique melhor nela.

Então, escolha outra. E continue repetindo esse processo.

Em breve, você saberá o que quer. E se não souber, não é o fim do mundo. Ainda há muito o que aprender.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Darius Foroux.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou? Comente e compartilhe este conteúdo com seus amigos!