Mente

10 sinais de que você não está apaixonada, está emocionalmente dependente

Todo mundo está olhando, desejando, querendo amor e a busca por “aquele” amor pode, às vezes, tomar conta de nossas vidas inteiras.

Ignorando quaisquer sinais de alerta, elas se concentram nos pontos positivos do relacionamento e veem pequenos sinais que acreditam indicar que encontraram seu único e verdadeiro amor.

É bom ver o melhor das pessoas quando você as conhece, mas idealizar uma pessoa ou um relacionamento pode ser perigoso.

Muitas vezes as pessoas acabam entrando em relacionamentos porque lhes dá validação e autoestima, e não por causa de um vínculo emocional único ou conexão com essa pessoa em particular.

Podemos estar em relacionamentos com pessoas que não conhecemos por semanas, meses, anos e estamos felizes em permanecer neles, apenas porque nos falta independência emocional.

Como você sabe se você está apaixonado ou apenas emocionalmente dependente?

Aqui estão dez sinais de alerta que podem fazer você repensar seu relacionamento.

Sinais dependência emocional

1. Você fica com ciúme

Amigos, família e até colegas, você odeia quando seu parceiro(a) passa algum tempo com alguém que não é você e fica extremamente ciumento(a).

Você pode criar problemas para impedi-lo(a) de abandonar você ou causa discussões quando eles retornam.

Isso não é medo da infidelidade. Você só gosta de ter a atenção dele(a) o tempo todo.

2. Vocês estão sempre juntos

Você costumava ter hobbies, grupos de amigos e participar de atividades antes de seu relacionamento, mas agora você não tem.

Você os abandonou e assim também fez seu parceiro(a), para que vocês possam gastar todo o seu tempo juntos.

Cortar as ligações que você costumava valorizar também é outro sinal. Isso coloca toda a sua necessidade de conforto, apoio emocional, conselhos ou qualquer outra coisa na vida, em seu parceiro(a).

3. Você tem medo que ele ou ela deixe você

Você fica petrificado(a) que seu parceiro(a) irá abandonar você para ficar com outra pessoa e você ficará sozinho(a). Isso leva à possessividade em torno dos outros e precisa manter a atenção deles o tempo todo.

A maioria das pessoas tem esse medo em algum momento, mas isso é um passo adiante.

Você está obcecado(a) em trancá-lo(a) no relacionamento e que todas as pessoas que ele(a) menciona ou conhece, você teme que o leve para longe de você.

4. Você cancela planos o tempo todo

Cancelar os planos apenas para que vocês possam assistir TV juntos pode ser bonitinho de vez em quando, mas se acontece sempre, é um problema.

Leia:  Pit Bull de abrigo se recusa a ser adotado sem seu amigo Chihuahua

Todo mundo precisa de espaço, e é um pouco preocupante que você se afaste continuamente dos outros só porque seu parceiro(a) quer que você o faça.

Ou, se você faz isso porque não consegue lidar com o fato de estar longe do seu parceiro(a), isso também é um sinal de alerta.

5. Você depende da validação dele(a)

Se a única opinião que importa é a da sua outra metade, isso deve te preocupar. Valorizar sua visão é bom, mas confiar no outro mais do que em si mesmo é ir longe demais.

A validação pessoal deve sempre estar acima da opinião de qualquer outra pessoa. Apesar do que você pensa, você se conhece melhor.

Sinais dependência emocional

6. É tudo uma questão de aparências

Há coisas sobre o seu parceiro(a) que fazem você duvidar do seu relacionamento, mas enquanto seus amigos e familiares ainda gostarem, tudo bem. Soa familiar?

Se sim, considere por que é mais importante para você como seu parceiro(a) aparenta do que como ele realmente é.

7. Você quer muda-lo(a)

Se você olhar para o seu parceiro(a) ou relacionamento como algo que você tem que melhorar ou fazer mudanças antes de estar feliz, então considere por que você está com ele(a).

Isto é mais do que não gostar da maneira como ele(a) se veste, mas suportá-lo(a) porque você o(a) ama. Se você precisa transformá-lo(a), talvez precise de alguém completamente novo.

8. Você é controlador(a)

Você gosta de dar as cartas e, quando seu parceiro(a) não faz exatamente o que quer, você fica muito chateado. Você gosta de ter controle sobre ele(a) e, se não tiver, isso pode levar a problemas.

9. Você realmente acredita que sua vida estaria acabada sem ele(a)

Você vive com medo de que um dia algo aconteça ao seu parceiro(a) ou que ele(a) decida terminar o relacionamento. Você não pode imaginar lidar com as coisas sem ele(a) e acha que nunca vai se recuperar da perda.

10. Sua autoestima depende dele(a)

Você deseja carinho, atenção e aprovação da sua outra metade. Seja um elogio por sua aparência ou por seu trabalho, você precisa dessa validação.

Se você não conseguir, fica chateado(a) e cheio(a) de insegurança.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Peace Quarters.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos!