Listas Interessantes

As 25 maiores raças de cães do mundo

No passado, tamanhos grandes e força eram fatores frequentemente desejáveis para se ter nos cães, tornando-os protetores, temidos e caçadores eficientes. Consequentemente, há muitas raças gigantes de cães criadas no mundo ao longo dos séculos.

Não há altura ou peso universal para que uma raça seja oficialmente classificada como um cão gigante, mas alguns grupos definem raças gigantes como animais que pesam mais de 45 quilos.

A altura e peso do animal podem variar, alguns sendo mais robustos e pesados enquanto outros são mais altos e magros. O cão mais pesado já registrado foi um São Bernardo chamado Benedictine, que pesava incríveis 166 quilos.

No entanto, apesar de suas proporções de corpo serem ameaçadoras, a maioria das raças de cães gigantes tendem a possuir um temperamento agradável, serem animais relaxados e fazerem muito bem o papel de animais de estimação da família.

Se você está pensando em se tornar o dono de um desses, confira essas 25 maiores raças de cães do mundo. Aposto que, no final, você gostaria de ter pelo menos um deles!

25. Pastor-do-cáucaso

maiores raças de cães do mundo Pastor-do-cáucaso

Popular na Rússia, Armênia, Azerbaijão, Geórgia e no norte do Cáucaso, os pastores-do-cáucaso são de estrutura forte, muito musculosos e são classificados como molossos. Medindo cerca de 70 cm de altura em machos e 75 cms em fêmeas, estes cães definitivamente não são fofinhos.

24. Mastim Inglês

maiores raças de cães do mundo Mastim Inglês

O mastim inglês é uma das maiores raças do mundo, especialmente em termos de massa corporal.

As primeiras menções destes cães maciços ocorreram por volta do século 6 A.C., durante a conquista romana da Inglaterra, a lealdade e força deste cão impressionaram até mesmo Caesar.

Um macho típico pode pesar até 113 kg, porém o indivíduo mais pesado atingiu 156 kg, chamado Zorba. Foi o cão mais pesado e longo do mundo durante o seu tempo.

23. Terra Nova

maiores raças de cães do mundo Terra Nova

Originalmente criado e usado como um cão de trabalho para os pescadores, o Terra Nova é um cão enorme e inteligente, famoso por suas excelentes habilidades de natação.

Eles normalmente são pretos, mas também podem ter a coloração marrom, branco ou cinza. Alguns foram conhecidos por pesar mais de 90 kg, sendo o maior registro de 120 kg.

22. Komondor

maiores raças de cães do mundo Komondor

Às vezes conhecido como “cão-esfregão”, o komondor é uma poderosa raça de cão de longa data, que vem sido usada para guardar gados e outros bens.

Facilmente reconhecível graças ao seu casaco de pelos inconfundível, é originário da Hungria, onde foi declarado como tesouro nacional, para ser preservado e protegido de modificação.

As fêmeas geralmente atingem uma altura de 70 cm e pesam até 50 kg, os machos são ligeiramente maiores, com uma média de 80 cm e um peso de até 60 kg.

21. Lébrel Escocês

maiores raças de cães do mundo Lébrel Escocês

O Lébrel escocês, ou Deerhound, é uma raça criada para caçar o cervo vermelho. Seus antecedentes foram mantidos pelos escoceses e pictos (povos tribais que vivem no U.K.), e usado para ajudar na caça.

Os machos podem ter mais de 80 cm de altura, pesando até 50 kg. A altura das fêmeas é, geralmente, 70 cm com o peso variando entre 35 a 43 kg.

20. Mastim Napolitano

maiores raças de cães do mundo Mastim Napolitano

O Mastim napolitano é outra raça popular de mastim. Embora não seja tão gigantesco quando o mastim inglês, as proporções deste cão ainda são muito impressionantes – os machos pesam de 60 a 70 kg e as fêmeas de 50 a 60 kg.

O mastim napolitano é destemido e extremamente protetor de sua casa e família. São muito inteligentes com uma tendência a serem pensadores independentes.

19. São Bernardo

maiores raças de cães do mundo São Bernardo

Originalmente criado para o resgate em montanhas, o são Bernardo é uma raça popular nos Alpes Italianos e suíços. Suas proporções podem ser até 90 cm de altura e pesar até mesmo 120 kg.

O maior indivíduo registrado chamava Benedictine e chegou a pesar 166 kg. Outro são Bernardo, Barry, era famoso por ter salvado entre 40 e 100 vidas nas montanhas.

18. Lébrel Irlandês

maiores raças de cães do mundo Lébrel Irlandês

Originalmente desenvolvido a partir de cães de guerra, esses cães foram usados para a caça e guarda. Trata-se de uma raça velha, há sugestões que pode ser sido trazida para a Irlanda há 7000 A.C.

Pode atingir 86 cm de altura. São um dos cães mais altos de todos.

Seu peso, no entanto, não é tão grande, tendo em média cerca de 55 kg para machos e 48 para fêmeas. Ao contrário de muitas outras raças, o lébrel irlandês tem uma variada personalidade e é mais notado por suas peculiaridades pessoais e individualistas, porém dificilmente são agressivos.

17. Terrier Preto da Rússia

maiores raças de cães do mundo Terrier Preto da Rússia

Uma raça criada na URSS durante os anos 40 e 50, adiantados para o uso de cão militar, o terrier preto russo pode ser uma mistura de 17 raças diferentes.

Os machos atingem em média 72 a 78 cm e pesam 60 kg. Já as fêmeas, são ligeiramente menores. O terrier russo é um cão calmo, confiante, corajoso e seguro de si.

Ele é altamente inteligente e adapta-se bem ao treinamento. Sua vida média é bastante longa – até 14 anos – e é, de forma geral, um cão saudável, porém propenso a doenças hereditárias como, por exemplo, a displasia.

16. Dogue Alemão

maiores raças de cães do mundo Dogue Alemão

O dogue alemão é uma raça alemã notável devido ao seu tamanho. Sua altura muitas vezes passa de 76cm e houveram alguns indivíduos batendo recordes de cão mais alto do mundo.

Por exemplo, um grande dogue alemão chamado Zeus (que morreu em setembro de 2014 com 5 anos) possuía 112 cm de altura. São geralmente amigáveis em relação a outros cães, outras espécies de animais e a outros humanos. Sua vida média é de 6 a 8 anos, porém alguns já chegaram a 10 ou até mais.

15. Leonberger

maiores raças de cães do mundo Leonberger

Às vezes apelidado de “leão suave”, leonberger é uma raça de cão gigante cujo nome deriva da cidade de Leonberg, na Alemanha. Quanto às proporções do corpo, machos medem 75 cm e atingem 68 kg, já as fêmeas geralmente ficam com 70 cm e atingem 52 kg.

O leonberger é facilmente reconhecível graças à sua resistência à água. São cães robustos e normalmente muito leais, inteligentes e brincalhões, sendo um ótimo animal de estimação para a família.

Infelizmente, sua expectativa de vida é de 7 anos.

14. Tosa Inu

maiores raças de cães do mundo Tosa Inu

Originalmente criados em Tosa (antiga província japonesa) como um cão de combate, o Tosa Inu é uma raça rara e robusta.

Estes cães variam consideravelmente de tamanho. Pode pesar em torno de 36 a 61 kg.

A raça começou a partir do nativo Shikoku-Inu, um cão indígena pesando apenas cerca de 25 kg. Esses animais foram cruzados com grandes raças européias como mastim, são bernardo e bull terriers com o objetivo de ser um animal maior e mais poderoso.

13. Bernese

maiores raças de cães do mundo Bernese

Originalmente mantido como um cão de fazenda que acompanha pastores na região de Berna, na Suíça, o cão de montanha de bernese é uma raça grande e pesada com um casaco de pelos distintivo tricolor, preto com branco e marcadores ferrugem.

Leia:  Tamagotchi, o "Bichinho Virtual" ganhará app para celular em 2018

Sua altura é de 64 a 70 cm e pesa até 54 kg, sendo as fêmeas ligeiramente menores. Seu temperamento pode variar, mas geralmente são calmos, autoconfiantes e dóceis. Amigáveis para crianças e outros animais.

12. Boerboel

maiores raças de cães do mundo Boerboel

Criados como cão de guarda, o Boerboel é uma raça de cães grande e resistente da África do Sul. Suas proporções são formidáveis, podendo chegar em até 70 cm de altura e 100 kg de peso.

São animais muito obedientes e inteligentes, com fortes instintos territoriais. Eles são leais, principalmente com crianças e tendem a ser super protetores da família e de seu território.

11. Pastor-da-Anatólia

maiores raças de cães do mundo Pastor-da-Anatólia

O pastor-da-Anatólia é uma raça originária de Anatólia (Turquia) e foi desenvolvido mais na América. A raça poderia ser tão antiga quanto 6.000 anos. Os pastores-da-Anatólia podem ficar acima de 80 cm de altura e pesar 68 kg.

No entanto, devido ao seu casaco grosso de pelos, parecem ainda maiores e mais pesados. A raça foi desenvolvida para ser independente e energética, responsável por guardar os rebanhos de seu mestre sem assistência humana.

Portanto, socializar o animal é muito importante. Muitas vezes, eles vivem até os 11 anos.

10. Mastim Tibetano

maiores raças de cães do mundo Mastim Tibetano

Originalmente produzido por culturas nômades do Tibete, China, Nepal, e Ásia central, o mastim tibetano é uma raça antiga de um cão grande e musculoso, com casaco grosso escuro. Seu nome é enganoso – não é um mastim. Um nome mais apropriado seria cão-da-montanha-tibetano.

Machos podem alcançar 83 cm e pesar entre 45 – 72 kg, porém animais com sobrepeso são bastante comuns. Como é um cão guardião, é capaz de enfrentar predadores do tamanho de lobos e leopardos.

9. Dogo Argentino

maiores raças de cães do mundo Dogo Argentino

Desenvolvido principalmente na Argentina, este é um cão enorme, musculoso, com pelos muito curtos. Os machos podem ter 76 cm e pesar mais de 55 kg.

8. Grande Boiadeiro Suíço

maiores raças de cães do mundo Grande Boiadeiro Suíço

Esta é outra raça grande que foi desenvolvida nos Alpes Suíços. O cão é robusto e pesado, com grande força física, mas ainda é ágil o bastante para executar deveres de exploração.

Entre todos os cães de montanha, esta raça é considerada a mais antiga e maior, com machos pesando mais de 72 kg e com altura de quase 75 cm.

O grande boiadeiro suíço é um cão feliz, inteligente, sociável e com uma natureza entusiástica e afinidade forte para as pessoas e crianças.

7. Bully kutta

maiores raças de cães do mundo Bully kutta

Também conhecido como mastim paquistanês, o Bully Kutta é um descendente do Alaunt extinto, uma raça de cão antigo que se originou no atual Paquistão.

O Bully é predominantemente branco, porém pode ser tigrado, marrom, preto e bicolor. Este cão tem geralmente 90 cm de altura e pode pesar até 95 kg. A raça é geralmente dócil, amigável e muito boa para treinar.

6. Dogue de Bordéus

maiores raças de cães do mundo Dogue de Bordéus

Também conhecido como mastim de Bordéus ou mastim francês, o Dogue de Bordéus é uma das raças mais antigas de cães franceses.

É um cão muito poderoso e musculoso que tem sido utilizado em muitas capacidades diferentes, como puxar carrinhos, transportar objetos pesados, guardar bandos e até mesmos castelos da elite européia.

O dogue de Bordéus não é tão alto como as outras raças da lista, porém ainda é enorme, com machos apresentando peso acima de 68 kg.

Uma das características distintivas da raça é a cabeça larga e maciça, reivindicada como a maior cabeça do mundo canino. Infelizmente, estes cães são propensos a inúmeras doenças e sua vida média é uma das mais curtas entre todas as raças, geralmente variando de 5 a 6 anos.

5. Kangal

maiores raças de cães do mundo Kangal

O Kangal é outra raça guardiã de gado que se originou na Turquia.

Embora as normas de medição para eles se diferem, o padrão dos EUA é uma altura de 76 a 81 cm e um peso de 66 kg para machos e 71 a 76 cm com um peso de 54 kg para fêmeas.

O cão não é tão pesado como outras raças de Mastim, tornando-o mais rápido e ágil do que outros cães maiores. Kangals podem alcançar velocidades de até 50 km por hora.

É um cão calmo, controlado, independente, poderoso e protetor que- quando devidamente socializado- é muito amigável com os visitantes, especialmente crianças.

4. Landseer

maiores raças de cães do mundo Landseer

O Landseer é notavelmente semelhante ao Terra Nova e alguns clubes de canis o consideram como um variante preto e branco, porém a federação internacional o reconhece como uma raça distinta.

Não surpreende que suas proporções corporais também sejam muito semelhantes às de um Terra Nova, com machos atingindo alturas de 80 cm e pesando cerca de 80 kg. O Landseer é conhecido por seu temperamento excepcionalmente com disposição, gentileza e serenidade.

Eles gostam de nadar e foram conhecidos como salvadores de pessoas se afogando. O Landseer também é mais rápido e ágil que o Terra Nova, o que o torna mais fácil de ser treinado.

3. Akbash

maiores raças de cães do mundo Akbash

Originário da Turquia ocidental, o Akbash foi criado principalmente como um cão guardião de gado. Ele pesa de 34 a 64 kg e varia entre 69 a 86 cm de altura.

O Akbash é mais magro e, às vezes, mais alto do que as outras raças turcas de cães guardiões. Eles têm um pêlo suave e curto, branco e, algumas vezes, com algumas marcas de luz nas orelhas.

Quanto ao seu temperamento, os Akbashes tendem a ser calmos porém conscientes. Ao proteger suas cargas, parecem ter um poder tremendo, foco, resistência e perseverança. Sua vida dura, em média, entre 10 e 11 anos.

2. Cane Corso

maiores raças de cães do mundo Cane Corso

Muito próximo ao mastim napolitano, o Cane Corso é outra raça italiana valorizada como um grande caçador e guardião.

É bem musculoso, mas menos volumoso que a maioria das outras raças de mastim. Também é ligeiramente menor que o mastim napolitano, atingindo uma altura de 70 cm e pesando entre 40 e 50 kg.

A expectativa de vida média da raça é de 10 a 12 anos.

1. Kuvasz

maiores raças de cães do mundo Kuvasz

O Kuvasz é uma raça húngara antiga que foi usada originalmente para guardar gado. É um cão grande, com uma pelagem dupla densa branca, podendo variar de ondulada a reta.

Não é tão robusto e volumoso em comparação aos cães de montanha suíços, mas ainda é grande e ágil o suficiente para ajudar os pastores a proteger seus rebanhos.

O Kuvasz é um cão inteligente e muitas vezes descrito como tendo um senso de humor palhaço.

E aí? Qual raça cães gigantes é a sua favorita? Deixe seu comentário!

Via: list25.com.

***

Listas Interessantes é a nova seção de artigos do Awebic. Mais conteúdo, mais profundo, mais interessante.