Humor

10 dicas práticas para superar pensamentos negativos começando hoje

Todo mundo cai no buraco negro dos pensamentos negativos de vez em quando.

Sabe quando você se sente pra baixo, e um pensamento ruim puxa o outro, e de repente lá está você se sentindo menos que nada e achando que a vida é uma tragédia completa?

lotus-1205631_1920

Acontece mais do que se imagina. Mesmo para uma professora de yoga como a Michelle Uy, criadora do projeto LoveActionYoga.

Em um artigo para o site TinyBuddha.com, ela nos conta como, mesmo ensinando yoga diariamente, entrou em uma espiral de negatividade que quase acabou com seu namoro de anos!

Quando ela finalmente decidiu morar com seu namorado, Michelle entrou em crise. Morando sozinha há muito tempo, ela tinha seus próprios hábitos para cozinhar e manter a casa limpa.

Antes mesmo que pudesse conversar com ele, Michelle imaginou todo um cenário em que ele a irritava com suas manias e ficou brava com o namorado antes de qualquer coisa acontecer de fato.

O resultado?

Eles passaram o pior fim de semana de suas vidas – sem que o rapaz soubesse o motivo.

Ninguém quer passar por coisas assim, não é mesmo? Então, preste atenção nas dicas — e tente desenvolver raciocínios mais inteligentes.

balance-1107484_1920

1. Faça meditação ou yoga.

Ambas as atividades desviam o foco da sua atenção para o presente, fazem você prestar atenção em sua respiração, promovem o relaxamento e desligam sua mente dos problemas.

Em vez de pensar no que pode acontecer, meditar ou praticar yoga o traz ao momento presente. E no fim das contas, o presente é a única coisa que temos de fato.

2. Sorria.

Não é um clichê bobo.

Muitas vezes estamos tão concentrados em nossos problemas que esquecemos de sorrir. O ato de abrir um sorriso por qualquer coisa, mesmo as mais simples, muda seu humor e alivia o estresse.

E como Michelle diz, você aciona menos músculos para sorrir do que para fazer uma carranca!

3. Cerque-se de pessoas positivas.

Quando estiver prestes a entrar na espiral da negatividade, chame aquele amigo que vai te fazer sorrir e não vai entrar na fossa contigo. Pessoas com uma outra perspectiva podem nos ajudar a voltar aos eixos!

Leia:  7 hábitos comuns que podem revelar traços da nossa personalidade

4. Mude o tom dos pensamentos de negativos para positivos.

Mude a perspectiva.

Em vez de pensar, por exemplo, “Terei grandes problemas para me ajustar a esta situação”, pense “Esta mudança será desafiadora, mas vou encontrar soluções que vão melhorar como me sinto”.

Consegue notar a diferença?

girl-872149_1920

5. Assuma a responsabilidade por sua vida.

Nem tudo está sob nosso controle, mas faça as escolhas que precisam ser feitas, assuma tais escolhas e não tenha medo de errar. Se for preciso, recomece sem arrependimentos!

6. Ajude alguém.

Ajudar uma pessoa – qualquer pessoa! – tira o foco de você mesmo e direciona sua energia para alguém que precisa.

Pode ser levar o cachorro do seu amigo doente para passear. Cozinhar para aquela sua amiga que trabalha até tarde. Qualquer coisa vale! Você deixa seus problemas de lado por um instante e se sente bem por ser útil.

7. Lembre-se que ninguém é perfeito e siga em frente.

É bem fácil afundar-se em culpa por ter cometido erros. Acredite, está tudo bem. Todo mundo erra.

Aceite o fato de que ninguém acerta o tempo todo, e siga adiante! Aprenda a lição que o erro ensinou e não se prenda por isso.

singer-340210_1920

8. Cante.

Você não está em um show de calouros, por isso não tem problema se a afinação não é seu forte. Simplesmente cante uma música que você ama.

Quando cantamos, podemos colocar os sentimentos para fora e, acredite, esse é um meio poderoso de aliviar o estresse.

9. Faça a lista da gratidão! Cinco itens bastam.

Tente ter gratidão por aquilo que você já tem, em vez de focar no que ainda nem aconteceu. Pense nas pequenas coisas: comer seu doce predileto. Descansar depois de um dia agitado. Conversar com uma pessoa querida.

10. Leia frases inspiradoras.

Anote na sua agenda, espalhe post-its pela casa ou no computador do trabalho. Pequenos lembretes que façam você sorrir e manter-se positivo toda vez que um pensamento ruim chegar.

Fonte: tinybuddha.com.