Shrekfest: o festival anual para os fãs do filme Shrek
Cultura

Shrekfest: o festival anual para os fãs do filme Shrek

O primeiro filme do Shrek saiu em 2001, mas o ogro verde, ao que parece, está em toda parte.

Patrocinado:

Inclusive no mundo real.

O evento que celebra o mundo de Shrek, Shrekfest, comemorou seu quarto aniversário em setembro desse ano.

O evento é realizado em Madson, Wisconsin (EUA), e entre as atrações do festival estão um concurso de fantasias, um mercado com a temática do filme, exibições dos filmes, brincadeira de prender o rabo no Burro (sim, com letra maiúscula) e até mesmo um concurso de quem come mais cebolas.

ShrekFest 1

Shrekfest começou como uma brincadeira, literalmente.

Em 2014, eventos falsos do Facebook eram um meme e alguém fez um evento no Facebook para um festival temático de Shrek.

Grant Duffrin, um editor de video que morava em Milwaukee, e seus amigos acharam que era real e queriam fazer a viagem a Madison para participar do evento.

“Estávamos loucos para ir a esse evento chamado “Shrekfest”, contou Grant ao site INSIDER.

“Devíamos saber que era uma brincadeira, eu li a descrição do evento, que falava que duraria cinco dias. Todas aquelas bandas que eles haviam listado…. Nós devíamos perceber que não era real”.

Uma semana antes do suposto evento, Dufferin e seus amigos fizeram algumas tentativas para comprarem seus convites e um suposto patrocinador do festival deixou que eles soubessem que o evento era falso.

Mas um engano não impediria que eles fizessem do Shrekfest uma realidade.

ShrekFest 2

Mais do que tudo, ficaram desapontados.

Porém, eles ainda queriam ir a um festival temático do Shrek — assim como milhares de outras pessoas que demonstraram interesse no evento do Facebook.

“Nós vimos uma oportunidade onde havia muitas pessoas que queriam o festival, mas ninguém estava se movimentando para tornar o evento real”, disse Duffrin.

Então, Duffrin chamou o Departamento de Eventos de Madison e disse-lhes que queria lançar um festival.

Ele disse que era da 3GI Industries para parecer mais oficial, nome que Duffrin e seu grupo de amigos usam quando fazem filmes de baixo orçamento em seus tempos livres.

ShrekFest 3

Duffrin e seus amigos da 3GI Industries ficaram obcecados com “Shrek” por algum tempo. Eles fizeram uma série de curtas-metragens com uma forte dose de humor.

Começou com “Shrekronomicon”, então “Jurassic Swamp” e “Shrekalypse Now”. Esse amor de pelo Shrek fez com que eles continuassem querendo tornar Shrekfest uma realidade.

A 3GI Industries nunca tinha feito um festival antes, mas o Departamento de Eventos de Madison ajudou a colocá-los em um pequeno parque.

O evento aconteceu no sábado, 26 de julho de 2014, no mesmo dia em que o evento falso foi planejado.

E foi um tremendo sucesso.

ShrekFest 4

Houveram alguns empecilhos, claro.

O grupo não conseguiu obter as licenças que precisavam para vender as coisas no primeiro ano, então eles tiverem que tornar todas as atividades de graça para o público, ao invés de cobrar por ingressos.

Eles também não puderam vender as mercadorias, então tudo foi dado.

No final do festival, houve uma exibição ao ar livre de “Shrek” em uma cortina de chuveiro esticada entre tubos de PVC. Tudo meio que improvisado.

ShrekFest 5

Para ajudar com os custos do festival, eles receberam doações. Grant descobriu que havia muitos fãs de Shrek que queriam ajudar.

“As pessoas eram tão generosas com as doações, porque estávamos fazendo tudo de graça”, disse Grant Duffrin. “Foi tão divertido.”

E o Shrekfest torna-se maior a cada ano.

ShrekFest 6

Grant Duffrin e seus amgios decidiram fazer tudo de novo no ano seguinte. Eles conseguiram um local maior.

“É uma festa. Há cerveja grátis, há uma exibição gratuita, e é grátis”, disse Duffrin. “Você não pode não se divertir”.

No primeiro ano, o festival teve um orçamento de cerca de US$ 800 e atraiu cerca de 50 pessoas. Este ano o orçamento cresceu para US$ 5.500 e atraiu mais de 300 pessoas.

No ano passado, o evento gerou lucro.

“Eu realmente não me importo de perder dinheiro, porque acho que isso é um investimento”, disse Duffrin. “Eu acho que só vai ficar cada vez maior. Eu pagaria para ser parte disso”.

ShrekFest 7

“Shrek”, como um filme e como personagem, tem poder de permanência porque é engraçado de maneira que outras coisas não são. Tem um meta-humor que era esperto por seu tempo, anos antes de qualquer coisa como “Deadpool” ou “The Lego Movie” existir.

Para Grant, o apelo de Shrek é a inquietação e descortesia do personagem. Ele, como muitos participantes do Shrekfest, cresceu assistindo aos filmes e ficou fascinado pelo protagonista.

“Ele é rude e grosseiro”, disse Duffrin. “Ele está reclamando o tempo todo. Ele é engraçado porque ele peida.”

Essas qualidades também explicam por que “Shrek Terceiro” e “Shrek Para Sempre” não alcançaram o mesmo sucesso que os dois primeiros filmes.

O terceiro é estranhamente sério, com Shrek e Fiona jogando um jogo de tronos para descobrir quem deveria governar a terra de Tão, Tão Distante. E o quarto ocorre em um universo alternativo, aparentemente porque os escritores ficaram sem idéias.

Devido ao poder de permanência da Shrek e ao entusiasmo da 3GI Industries, o festival está preparado para continuar crescendo.

“Tanto quanto ‘Shrek’ é uma paródia de contos de fadas, Shrekfest é uma paródia de festivais”, disse Duffrin.

A DreamWorks Animation, que produz e distribui os filmes “Shrek” através da Universal Studios, não registrou ter nenhuma consciência do festival. Duffrin está otimista de que eles não farão qualquer tipo de reivindicação de direitos autorais e esperam que eles o abracem.

Duffrin também credita o nome do evento — concedido pela figura agora perdida que criou o evento falso no Facebook — por seu sucesso.

“Shrekfest. Parece ‘café da manhã’ (‘breakfast’, em inglês) , disse Duffrin. “É um nome perfeito. Shrek. Fest”.

ShrekFest 8

Fonte: thisisinsider.com.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos doidos pelo ogro Shrek.

O que acha da ideia do festival? Gostaria de ir a um Shrekfest? Comente e compartilhe sua opinião com a gente. :)

Leia mais publicações em Awebic.com.

Nós curtimos você. Você nos curte de volta? ❤️



Nossas sugestões pra você

Clique para comentar

Deixe um comentário


Nossos fãs estão curtindo:

Ir Topo