Humor

Ser otimista é um superpoder que você deveria experimentar

O realismo pode ser ruim para sua saúde.

Os otimistas se recuperam melhor dos procedimentos médicos, como a cirurgia de revascularização miocárdica e possuem sistemas imunológicos mais saudáveis.

Os otimistas também vivem mais tempo, tanto no geral como em casos de doenças como câncer, doenças cardíacas e insuficiência renal.

É bem aceito que pensamentos negativos e ansiedade podem nos tornar doentes.

Otimismo pode fazer bem a saúde 1

O estresse — convicção de que estamos em risco — desencadeia respostas fisiológicas, como a reação de estresse agudo (ou reação de lutar ou fugir), mediada pelo sistema nervoso simpático.

O sistema nervoso simpático evoluiu para nos proteger, mas, se ativados a longo prazo, aumentar o risco de condições como diabetes e demência.

O que os pesquisadores agora estão percebendo é que pensamentos positivos funcionam não apenas no alívio do estresse.

Eles também têm um efeito positivo: sentir-se seguro, ou acreditar que as coisas acabarão bem parece ajudar o corpo a se manter e a se recuperar.

O otimismo parece reduzir a inflamação induzida pelo estresse e também os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol.

Ele também pode reduzir a suscetibilidade à doenças, atenuando a atividade do sistema nervoso simpático e estimulando o sistema nervoso parassimpático, que governa o que chama-se de resposta “descansar e digerir” — o oposto da reação de lutar ou fugir.

Tão útil quanto ter uma visão cor-de-rosa do futuro é ter uma visão cor-de-rosa de si mesmo.

Otimismo pode fazer bem a saúde 2

Pessoas com autoestima alta, que se vêem de uma forma mais positiva do que as outras pessoas as vêem, têm respostas cardiovasculares mais baixas ao estresse e se recuperar mais rapidamente.

Além disso, possuem menores níveis basilares de cortisol.

Viva o otimismo! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos otimistas e também com os pessimistas (para motivá-los a mudar tal visão de mundo)!

Fonte: wordzara.com.

Leia:  13 dicas para acordar cedo (mesmo que você seja uma coruja)