Humor

8 preocupações comuns que devemos deixar de lado para viver melhor

Preocupação, uma palavra que está inserida no cotidiano de praticamente todos nós. Mas porque nos preocupamos tanto com tudo?

Essa é uma questão que talvez pareça sem resposta. Hoje em dia, quase tudo que fazemos envolve algum tipo de preocupação.

Há um dito popular que diz: “Tudo em excesso faz mal”. Com a preocupação não haveria de ser diferente.

Preocupar-se com tudo é um grande desperdício da nossa energia e imaginação.

O pesquisador e psicólogo Shawn Achor escreveu em seu livro “The Happiness Advantage” (“A Vantagem da Felicidade”, em uma tradução livre) que:

“Adversidades, não importa quais elas são, simplesmente não nos atingem tão duro quanto nós pensamos que elas serão. Nosso medo das consequências é sempre pior do que as próprias consequências”

Em grande parte das vezes, isso é uma grande verdade.

preocupações desnecessárias (3)

Diante disso, listamos aqui 8 preocupações comuns no nosso dia a dia que devemos no livrar, ou pelo menos tentar.

1. Eu não posso tirar uma folga.

Já se perguntou qual a última vez que tirou um dia de folga ou um tempo para descansar? Se você é um workaholic isso deve ser algo inimaginável.

Calma, o mundo não vai parar se você tirar uns dias para relaxar.

Fazer uma pausa é bom. Na verdade, é melhor do que você pensa. Ele restaura suas energias e lhe ajuda a trabalhar melhor. Mesmo os melhores CEOs das maiores empresa, e até o presidente dos Estados Unidos, tiram férias.

Não deixe este ano passar por você sem uma pausa!

2. Eu não poderia ir atrás do meu sonho de emprego.

Você está feliz com aquilo que faz? Você é realizado profissionalmente?

Se a resposta para essas duas perguntas forem não, então é melhor reavaliar seu planos daqui para frente. Nunca é tarde para recomeçar e realizar um sonho, mesmo que ele seja difícil de alcançar.

Sonhos nunca morrem, não importa o quanto nós tentamos silenciá-los (ou eliminá-los) com status social, altos cargos ou grandes salários. Siga a sua verdadeira paixão.

preocupações desnecessárias (2)

3. Eu sou terrível para falar em público.

Falar em público algo é temido e evitado pela maioria das pessoas. Mas a capacidade de falar com confiança e segurança na frente de muitas pessoas pode fazer uma grande diferença na sua carreira.

Como muitas coisas nessa vida, falar em público não é tão assustador quanto parece, mas é algo que exige um pouco de treino. Estude aquilo que tiver que falar na frente de outras pessoas. Isso lhe dará mais segurança.

Você não precisa ser prefeito, mas tem que se fazer entender e passar a mensagem.

4. Meu sucesso vai incomodar os meus amigos.

Comprar um apartamento incrível, receber uma promoção ou um bônus inesperado pode fazer com que algumas pessoas o vejam como alguém metido ou arrogante.

Não pense desta forma. Vencer, desde que através do seu esforço, não é se mostrar ou humilhar ninguém. Não perca tempo se preocupando com amigos ou parentes que o não apoiam

Vencendo e seguindo seus sonhos, você pode servir de exemplo para outras pessoas. Você pode inspirá-los.

Leia:  Ele tem HIV e fez um desafio em praça pública: “Toque em mim”. O que você faria?

5. Ele (ou ela) não me ama.

Esse é um dos maiores medos dos seres humanos: não ser amado ou aceito.

Isso acontece porque muitos de nós fica com medo de que as outras pessoas não nos aceitem do jeito que somos, por isso muitas vezes vamos contra aquilo que acreditamos para ser aceitos.

Estamos preocupados que, se alguém se aproxime demais, o “eu real” seja revelado e, consequentemente, rejeitado.

Isso é um medo universal de praticamente todos nós, e cultivar o amor próprio é uma das coisas mais importantes para que isso seja evitado.

6. As pessoas vão me julgar se…

… Eu me divorciar… Sair do meu trabalho… Decidir não ter filhos…

Por causa das suas atitudes e opiniões muitas pessoas vão gostar de você, outras não vão, e outras tantas não vão nem se preocupar com você.

Importe-se com quem realmente vale a pena. Lembre-se, você não vai agradar a todos. O que as pessoas pensam sobre você não é problema seu.

No final das contas, você só tem que responder a si mesmo.

preocupações desnecessárias (1)

7. Eu não posso deixar este relacionamento.

Permanecer em um relacionamento insatisfatório por muito tempo é uma das piores coisas com que se preocupar. Você está desperdiçando um tempo precioso.

Muitas pessoas lamentam o tempo que eles permaneceram em um relacionamento fracassado (especialmente em seus anos mais jovens que, olhando para trás, eram cheios de possibilidade).

O que poderia acontecer se você tiver coragem de fazer o que seu coração está dizendo a você? Será que você ainda estaria vivo? Aposto que a resposta é sim. E depois de um tempo, mais livre, mais leve e mais feliz.

Tenha coragem de se desprender do que não está te fazendo bem.

8. “Eu não estou pronto para…”

Tornar-se um pai, um gerente, um proprietário da empresa ou alcançar uma posição de destaque exigirá muito trabalho, autoconfiança e força. Nos preocuparmos se estamos prontos ou não para determinada tarefa é algo bom.

A verdade é que nunca estamos preparados para muitas das experiências da vida, até que elas chegam (basta perguntar a qualquer pai ou empreendedor!).

Quase ninguém se sente pronto para algo novo (lembre-se o seu primeiro beijo ou quando você começou seu primeiro emprego).

Mas ainda sim nós fizemos todas essas coisa. Nós nos sentimos desconfortáveis e mesmo assim seguimos em frente. E, como resultado, nos tornamos prontos. Novos desafios nos revelam a nossa capacidade de crescimento.

Livre-se das preocupações desnecessárias

Em momentos de verdadeira preocupação, lembre-se de situações na sua vida quando algo deu realmente errado.

Talvez você tenha sido demitido, despejado, ou duramente criticado. O que aconteceu? Você superou. Lembre-se: você é mais forte do que pensa.

O que fez você perder o sono, provavelmente, não era tão ruim quanto o esperado quando aconteceu. Preocupações desnecessárias roubam sua energia.

Na próxima vez que enfrentar uma preocupação, ao invés de ficar pensando o que de pior que pode acontecer, pergunte-se: o que de melhor que pode acontecer?

E esteja preparado para isso se tornar realidade.

Fonte: greatist.com.