15 pequenas atitudes que vão tornar o seu mundo um lugar muito mais gentil
Humanidade

15 pequenas atitudes que vão tornar o seu mundo um lugar muito mais gentil

Que tal mudar seus hábitos agora mesmo? Conheça 15 passos para você ser uma pessoa melhor.

Henry James já dizia: “três coisas importantes na vida humana. A primeira é ser amável. A segunda é ser amável. A terceira é ser amável.”

Mas, muitas vezes, com a correria do dos tempos atuais, esquecemos de falar um simples “obrigado” para quem faz uma pequena gentileza.

E pior: algumas vezes nem nos damos conta do ato da outra pessoa.

shutterstock_125123957

Fonte: sanomacloud.net.

Para te ajudar a ser uma pessoa mais gentil, mantenha em mente três pontos:

  • Gentileza gera gentileza. Clichê? Talvez. Mas a maioria das pessoas vai te tratar da mesmo forma que você as trata. Experimente ser mais amável!
  • Ser gentil com os outros pode melhorar minha relação comigo mesmo. Pode soar um pouco estranho, mas a partir do momento que você é mais amável com as outras pessoas, sua auto-estima aumenta. Seu insconsciente percebe que você fez algo bom e reage.
  • Você pode ter seu próprio mundo. Guerras, stress, xingamentos no trânsito? Que nada! Nada disso te atinge quando você resolve ser mais gentil com o mundo. Tudo fica mais feliz.

A melhor notícia é que são atitudes simples, que não gastam tempo, que podem fazer seu mundo ficar bem mais leve.

Separamos 15 delas para você. Vem dar uma olhada!

1. Expresse sua gratidão.

Gentileza gera gentileza (2)

Fonte: servicespace.org.

Sabe aquele cara que acrescenta grandes canções a uma lista do Spotify? Agradeça. Agradeça quando alguém te ajudar, quanto te oferecerem alguma coisa. E a comida que está feita em seu prato? Aposto que foi alguém que fez e a levou até você. Bom, você já sabe o que fazer.

2. Não julgue.

Ninguém gosta de ser julgado. Não se esqueça que, julgando outra pessoa, ela fará o mesmo com você. Lembre-se que suas escolhas podem ser completamente diferente das do resto do mundo.

3. Experimente a crítica construtiva.

Mesmo sendo construtiva, é importante lembrar que muita gente não gosta dela. Por isso, pergunte se pode fazer uma observação sobre um trabalho, por exemplo. A resposta foi positiva? Nada de atacar, de criticar, fale como suas experiências podem acrescentar na tarefa e faça observações.

4. Coloque-se no lugar da outra pessoa.

Gentileza gera gentileza (1)

Fonte: renovacaocarismatica.com.br.

É muito fácil recorrer a indelicadeza quando você vê as coisas apenas a partir de sua perspectiva. Tente entender a situação a partir do ponto de vista do outro.

5. Lembre-se de como você se sentiu quando alguém foi amável com você.

Basta sentar-se alguns minutos e lembrar de uma vez – ou algumas vezes – que alguém foi gentil com você. Como você se sentiu? A bondade da outra pessoa te ajudou em algo? Então, pense sobre como você pode fazer essas mesmas coisas para alguém em sua vida.

6. Seja gentil mesmo que não tenha motivo aparente.

É fácil lembrar de expressar a gentileza quando alguém está passando por algum problema ou quando acabou de terminar um projeto importante. Mas lembre-se de tornar a gentileza um hábito em sua vida.

7. Esconda um bilhete surpreendente e gentil.

Gentileza gera gentileza (3)

Fonte: orgspring.com.

Sabe aquela sua colega de trabalho? Que tal deixar um belhitinho amável na mesa dela? Ou, então, um recadinho de amor no livro que o seu parceiro está lendo. Vale também para aquela pessoa que lavou o seu carro. Tenho certeza que o seu ato fará surgir um sorriso no rosto e uma alegria no coração de quem recebeu.

8. Esteja realmente lá quando a pessoa precisa desabafar.

Ouça – sem pensar em outra coisa – quando alguém precisa desabafar. Não vale fingir que está ouvindo enquanto pensa na janela que você deixou aberta em casa. Nem falar um simples e óbvio “vai passar”. É claro que existem problemas difíceis e que vão além da sua capacidade de resolvê-los. Mas converse com a pessoa, escute suas angústias com atenção, e a ajude a encontrar um caminho.

9. Lembre-se dos pequenos atos.

Deixar alguém passar a sua frente na fila quando a outra pessoa estiver com mais pressa, segurar a porta para alguém, perguntar se uma pessoa precisa de ajuda sempre que ela estiver com um olhar confuso – ou com um mapa na mão – são alguns exemplos de pequenos atos que podem fazer a diferença na sua vida e na de quem recebeu a gentileza.

10. Dê a alguém um presente (não precisa ser material).

Gentileza gera gentileza (4)

Fonte: blog.omvana.com.

Alguém em sua vida pode estar passando por um momento difícil. Envie um livro inspirador ou um filme. Ou simplesmente envie um e-mail com um link para algo inspirador ou engraçado que você encontrou como em blog, artigo ou em uma história em quadrinhos.

11. Ajude!

Sabe aquela sua amiga que está de mudança? Pergunte se ela precisa de ajuda. Ou, então, aquele casal que está organizando uma grande festa. Será que você pode ser útil? Tenho certeza que tirar alguns minutos da sua vida para ajudar quem você ama pode ser surpreendente.

12. Diga as pessoas como elas ajudam a melhorar a sua vida.

Se alguém fez algo bom para você, é bem provável que ela  nem tenha percebido. Diga as pessoas o quanto é grata pelas pequenas atitudes positivas. Faça elas perceberem que fazem a diferença.

13. Lembre-se dos 3 razões de ser gentil que colocamos no início do artigo.

Eles vão te ajudar a ser mais gentil. Que tal escrevê-los em um papel?

14. Repasse a gentileza.

Alguém foi gentil com você? Faça o mesmo!

15. Seja gentil consigo mesmo.

Fazendo isso, você vai naturalmente tratar as outras pessoas com mais bondade também. Cuide de você.

E aí, vamos começar a espalhar o amor?

Fonte: positivityblog.com.

Nós curtimos você. Você nos curte de volta? ❤️



Nossas sugestões pra você

Clique para comentar

Deixe um comentário


Nossos fãs estão curtindo:

Ir Topo