Humor

10 coisas incríveis acontecem quando você para de checar o Facebook o tempo todo

É indiscutível que as redes sociais são excelentes ferramentas para manter contato com amigos e familiares.

Mas vamos combinar: para muita gente, checar o Facebook a cada poucos minutos se tornou quase uma obrigação.

Fazendo isso, acabamos nos tornando obcecados por estar em todos os lugares ao mesmo tempo – e acompanhar tudo que acontece no mundo. Desde fotos e comentários até notícias e testes bizarros.

Se esse é o seu caso, temos um desafio: experimente ficar uma semana sem checar o Facebook ao longo do dia. Faça isso no máximo uma vez pela manhã e outra à noite.

Aqui estão 10 coisas que vão acontecer nesse período.

1. Você vai viver mais o presente.

facebook01

Ao “mergulhar” no feed ou verificações do Facebook, você deixa de prestar atenção ao seu redor. Seu animal de estimação pode precisar de comida, por exemplo, e às vezes você nem se dá conta. Você caminha na rua e passa por muitas coisas interessantes, mas sua cabeça está longe demais para aproveitar o momento.

Ao parar de checar o Facebook o tempo todo, você se dá conta de que o mundo é cheio de informações, novidades e pessoas interessantes. Todas essas coisas merecem sua atenção e também trazem felicidade.

2. Você vai fazer mais trabalho em menos tempo.

As redes sociais são o inimigo número um de quem trabalha na frente do computador. Sabe aquela aba que fica aberta ali no canto, esperando você dar uma olhadinha rápida? Ela está roubando sua produtividade!

Quando você se dá conta, perdeu 30 minutos ou até horas de trabalho. Conferir o Facebook nunca foi tão fácil quanto hoje, e isso na verdade é um problema. Experimente deixar seu celular com tela virada para baixo e feche as abas “não produtivas” do navegador. Você vai ver sua eficiência dar um salto.

3. Você vai se concentrar em outras coisas.

Menos Facebook = mais tempo para você.

Que tal passar mais tempo com seus amigos, namorado, esposa? Não estou falando de simplesmente estar no mesmo ambiente, mas continuar olhando para o celular. Que tal passar tempo de verdade, olhando nos olhos e prestando atenção?

Além dos relacionamentos, você também pode investir mais em atividades físicas. O legal é entender que o seu tempo pertence só a você, e não depende das atualizações dos conhecidos na rede.

4. Você vai descobrir quem são seus verdadeiros amigos.

facebook-03

Ter uma boa amizade pela internet é fácil. Basta curtir e comentar alguns posts e fotos para demonstrar interesse na vida de alguém. Mas você sabe quem realmente se importa com você?

Tente se desconectar por um tempo e perceba quem realmente vai te procurar. Os verdadeiros amigos vão dar um jeito de continuar ao seu redor, mesmo que para isso tenham que ligar ou passar na sua casa.

5. Você vai aprender que a palavra “curtir” não tem nenhum significado.

Curtir algo no Facebook não é o mesmo que gostar de alguma coisa na vida real. É quase uma ação obrigatória para mostrar que você já viu o post e sabe o que está acontecendo.

Você vai perceber que o botão curtir tem pouco a ver com o que realmente te faz feliz. Até porque nós só somos felizes quando realmente tomamos iniciativas, e não quando apenas “assistimos” a vida dos outros pela tela.

6. Você vai se sentir mais realizado.

A principal característica do Facebook é que você nunca está satisfeito com ele. Existe sempre um post a mais para curtir, uma foto para ver, um evento para comentar. Isso sem falar que, nas redes sociais, a vida das outras pessoas sempre parece melhor do que a nossa.

Leia:  As piores fotos panorâmicas do mundo deixarão você sem entender o que está acontecendo

Fazer mais atividades fora do Facebook pode corrigir esse problema. Você pode terminar um livro, terminar de cuidar do jardim ou simplesmente terminar de lavar a louça. A palavra-chave é justamente essa: “terminar”.

Praticamente qualquer tarefa no mundo real pode ser terminada. Nós, como os seres humanos, nos sentimos realizados com isso. Então tente não se privar desse sentimento. Saia do Facebook e termine alguma coisa que você começou.

7. Você vai se livrar dos stalkers.

facebook-04

Stalkers são pessoas que “vigiam” você pelas redes sociais. Praticamente todo mundo que usa o Facebook tem um stalker. Isso é ainda mais comum se você for mulher. As pessoas podem ver suas fotos e atualizações a qualquer hora, e isso pode atrair alguns caras malucos e assustadores.

Mesmo que você não publique tanta coisa, seus amigos podem marcar você nas fotos e todo mundo vai ficar sabendo onde você esteve. Se você sair do Facebook, este será um problema a menos.

8. Você vai se sentir bem melhor consigo mesmo.

Se você atualiza seu status e ninguém curte, você se sente mal. Se você posta uma foto sua e ninguém comenta que você está bonito(a), você também se sente mal.

No Facebook, você está constantemente buscando aprovação. Ou, na melhor das hipóteses, você está sempre exposto a pessoas que parecem mais felizes do que você.

Como não se sentir mal com isso? Simples: passe menos tempo conectado.

9. Você vai se sentir melhor com as coisas que tem hoje.

facebook-02

A repórter Belinda Goldsmith (Reuters) publicou um artigo sobre uma pesquisa feita na Alemanha que fala sobre como as pessoas se sentem no Facebook. O resultado é que a maioria realmente se torna mais ciumento e invejoso.

Alguns se sentem assim ao ver o novo telefone, carro ou casa de alguém. Outros se sentem mal quando veem as pessoas em relacionamentos ou amizades felizes. Todos nós sabemos que o Facebook é um ótimo lugar para se gabar. Mas o lado bom é que você não precisa entrar nesse jogo onde todos saem perdendo.

10. Você vai perceber que, para o Facebook, você é apenas informação que se transforma em anúncios.

É lógico que várias pessoas do seu Facebook se importam com você. Só que para o próprio Facebook você é apenas mais um entre tantos usuários. No fim das contas, você é um conjunto de informações pronto para ser extraído e explorado.

Do ponto de vista comercial, sua função no Facebook é ver anúncios e gastar dinheiro em jogos, por exemplo. Isso não quer dizer que Mark Zuckerberg é um vilão. Apenas que você não precisa dedicar tanto tempo a uma relação que é mais benéfica para o site do que para você.

E então, você aceita o desafio?

Ficar longe das redes sociais pode parecer uma tarefa dificílima, mas é mais fácil do que parece. Se você também está comprometido a tentar, deixe seu comentário e mande este desafio para mais pessoas.

Este não é um post contra as redes socais, e sim a favor do uso consciente delas. =)

Fonte: lifehack.org.