10 dicas para fugir das armadilhas mentais. Qualidade de vida já!
Humanidade

10 dicas para fugir das armadilhas mentais. Qualidade de vida já!

Existem alguns comportamentos que cultivamos em nossa vida sem nem nos darmos conta.

E algumas dessas atitudes são extremamente prejudiciais para a nossa vida.

Emoções negativas, preguiça demais, falta de amor próprio… a lista é longa.

Se você sente que sua vida anda pesada demais, este post é para você.

Reunimos algumas dicas que podem ajudar a quebrar o ciclo e promover uma vida mais bem aproveitada.

E não é nada tão difícil assim: só é preciso prestar atenção e dar o primeiro passo.

Ponha estas dicas em prática. Você irá sentir-se mais leve e também vai perceber que perdemos um tempo e energia preciosos com atitudes que não trazem nada de positivo para nós.

1. Seja gentil consigo mesmo

10tips05

Aprenda a não ser tão duro com você mesmo!

Pode ser mais fácil falar do que fazer, mas a verdade é que somente quando aprendermos a perdoar nossos próprios erros, aceitarmos nossas imperfeições e reconhecer nossas qualidades (sim, temos muitas!) estaremos livres de verdade para sermos mais felizes.

Faça uma pergunta simples: eu seria tão duro com um amigo quanto sou comigo mesmo? Se a resposta é não, então é porque você está sendo apenas cruel com a pessoa que passa mais tempo contigo: você mesmo.

2. Cuidado ao aceitar coisas grátis

10tips07

Sabe aquela coisa de “com mais um real, você leva X coisas a mais”? O resultado disso é que, sem perceber, você gasta mais dinheiro com coisas que provavelmente nem vai consumir.

Pode parecer pouco, mas ao longo do tempo, é um desperdício de produtos e de dinheiro. É uma tática que nos leva a gastar mais e no fim, acaba incentivando o desperdício.

Comece a treinar seu cérebro para consumir somente aquilo que você precisa. E isso vale das batatas fritas a mais na lanchonete aos cosméticos que ficam jogados num canto do armário.

Gastando somente com o que a sua necessidade pede, você vai economizar dinheiro, não vai se empanturrar com comida que nem queria e ainda vai evitar o desperdício porque só vai usar o que necessita.

A Jout Jout fez até um vídeo muito engraçado discutindo isso, vale a pena ver.

Se preferir, assista ao vídeo no YouTube.

3. Leia quantos livros puder, mas aos poucos

10tips08

Essa é pra quem gosta de livros, mas serve também pra quem acha que pode fazer um monte de coisas ao mesmo tempo. (Spoiler: não dá!).

Você adora ler, mas se sente culpado por não ter tempo pra fazer isso.

Então pensa, ao começar um livro, que deveria estar lendo outro. E aí começa um outro. E mais um terceiro. Pare!

Concentre seu foco em um livro por vez, e dedique alguns minutos à leitura deste livro todos os dias.

É muito melhor avançar em uma leitura (ou em uma tarefa) um pouco por vez do que começar várias e não terminar nenhuma.

4. Exercite seu cérebro da mesma forma que exercita seus músculos

10tips09

Mentalizar seus desejos – não sobre coisas materiais, mas habilidades e circunstâncias que você deseja viver um dia – é uma boa maneira de exercitar o cérebro.

Forçar sua mente a manter o foco alguns minutos por dia faz pelo seu cérebro o mesmo que exercícios físicos fazem pelos músculos: ele irá reagir às novas imagens positivas e seu ânimo para perseguir o que deseja ou para manter suas atividades diárias irá aumentar.

5. Não se distraia batendo papo enquanto está se exercitando

10tips02

Quando temos períodos de estresse, como exercício físico intenso, o cérebro entra em uma espécie de modo de defesa que deixa a pessoa mais falante que o normal.

Nestes momentos, é muito mais fácil falar mais do que deve (e acabar revelando algum segredo!). Sem contar que a consequência mais óbvia de bater papo durante a atividade física é perder o foco no que está fazendo.

Deixe a conversa para um outro momento.

6. Deixe de lado os joguinhos do smartphone

10tips03

A melhor maneira de exercitar seu cérebro não é utilizando jogos que prometem fazer milagres. Se quiser ajudar sua saúde mental, pratique um esporte.

O fluxo sanguíneo para o cérebro quando o corpo se exercita fará mais por você do que ficar olhando para a tela brilhante de um celular.

7. Divida uma tarefa grande em tarefas menores

10tips01

Quando você precisa completar uma tarefa maior e desafiadora, pode se sentir paralisado por ela e acabar procrastinando ou deixando de lado – o que só vai aumentar o problema.

Em vez de tentar resolver tudo de uma vez, que tal dividir essa tarefa em partes e ir completando-as aos poucos?

Por exemplo, se você precisa escrever um relatório ou arrumar um cômodo muito bagunçado, faça uma coisa por vez: separe o assunto por tópicos, comece a mexer na bagunça alguns minutos por dia.

Vai ficar muito mais fácil e seu cérebro será recompensado pela sensação de completar essas minitarefas.

8. De volta à prateleira

10tips06

Sabe aquela sensação maravilhosa que dá quando se compra alguma coisa? É provocada pela dopamina, o hormônio do prazer. Se você puder tocar no seu objeto de desejo então, pior ainda.

É por isso que muitas vezes compramos por impulso aquilo que não precisamos. Para ajudar, pergunte-se sempre porque está comprando aquilo ou faça uma lista para trazer somente aquilo que realmente precisa.

9. Pare de comer quando sentir-se cheio

10tips04

Sabe aquela coisa que nossas mães diziam sobre “limpar o prato”? Esqueça! Quando mantemos nosso prato vazio na mesa, nossa tendência é voltar a comer.

Aprenda a se alimentar apenas com o que o corpo precisa – e ele sinaliza isso com a sensação de saciedade. Retire o prato da mesa, mesmo se não tiver comido tudo.

O resultado de insistir é apenas ingerir mais do que precisa, e isso não é saudável de jeito nenhum.

10. Diminua as luzes do ambiente uma hora antes de dormir

10tips10

Sabe aquele negócio de ver televisão até dormir ou ficar mexendo no celular? Péssima ideia.

Isso porque a luz emitida por esses aparelhos estimula o cérebro a continuar ativo, o que dificulta muito pegar no sono depois.

Em vez disso, deixe um abajur ligado, tente ler um livro. O cérebro irá perceber que a hora de dormir se aproxima e ordenará ao resto do corpo que comece a relaxar.

A chance que você ter uma boa noite de sono é muito maior.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

Fonte e imagens: brightside.me.

Nossas sugestões pra você

Clique para comentar

Deixe um comentário


Nossos fãs estão curtindo:

Ir Topo