Humanidade

Primeiro hospital veterinário público é inaugurado no Distrito Federal

Apesar de o Estado criar leis que garantam o bem-estar do animal e ter por obrigação o zelo para que a convivência entre seres-humanos e animais seja harmoniosa, o mesmo não tem obrigação, por lei, de construir hospitais veterinários públicos.

Em Taguatinga foi inaugurado semana passada (05/04), em um prédio de 540 metros quadrados, o primeiro Hospital Veterinário Público do Distrito Federal (HVEP).

No local, serão oferecidos serviços gratuitos de consultas, cirurgias, medicações, exames laboratoriais e de imagens, internação e outros tratamentos para cães e gatos pertencentes a famílias de baixa renda ou inscritas em programas sociais do Governo do Distrito Federal.

Hospital de cães Brasilia (1)

A população aguardava ansiosa esse hospital desde que o projeto foi lançado, há cinco anos.

O atendimento será por senhas que serão distribuídas entre 6h e 10h aos proprietários dos animaizinhos que chegarem ao local, portando documento de identidade e comprovante de residência, para o cadastramento.

O hospital foi construído pelo Ibram com recursos de compensação ambiental.

O projeto segue uma estratégia de enfrentamento de problemas contemporâneos de saúde pública, criados pela convergência humana, animal e ambiental, conceito atualmente conhecido como “saúde única”, conforme explica o presidente do Ibram, Aldo Fernandes.

O investimento previsto para este primeiro ano de atividade do HVEP é de R$ 1 milhão, mas a Anclivepa vai poder captar recursos de outras fontes, desde que o objetivo seja aprimorar ou ampliar o atendimento aos animais.

A previsão é de investimentos totais pelo governo de até R$ 12 milhões nos próximos cinco anos, com os quais o Ibram pretende atender pelo menos 400 mil animais no período.

Há uma estimativa de que nós tenhamos em torno de 700 mil pets em todo o DF: cães e gatos. Agora, eles terão um hospital para serem tratados. Isso também é muito importante para o controle da zoonoses na capital. Uma grande conquista”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), durante a inauguração da unidade.

Além do atendimento cirúrgico e clínico, os profissionais vão orientar a população sobre boas práticas, normas e higiene, de modo a contribuir para a promoção da guarda responsável dos animais.

Leia:  Os 25 maiores mistérios sem solução do mundo

Você gostaria de ter um hospital veterinário público em sua cidade? Comente!

Fonte: metropoles.com

Compartilhe esta história com seus amigos que também amam os animais!