Dentista devolve sorriso de menino que não tinha os dentes da frente
Humanidade

Dentista devolve sorriso de menino que queria dentes iguais aos dos colegas

Muitos adultos sentem receio de sorrir com a perda dos dentes e com as crianças não é diferente.

Sentir vergonha do próprio sorriso e por isso evitar a companhia das pessoas ou não se manifestar como realmente gostaria é mais do que comum nesse tipo de situação.

A dentista Amanda Mattos de 25 anos teve a nobreza de ajudar Ryan Coutinho de apenas 6 anos a recuperar a autoestima, a alegria de interagir com os coleguinhas e voltar a sorrir.

Ela ofereceu o serviço de prótese dentária sem cobrar nada no dia 14 de outubro.

E o seu gesto está emocionando a internet!

A dentista especialista em ortodontia conheceu o menino há dois anos por meio da ação Programa Saúde na Escola (PSE) na cidade de Guajeru, na Bahia.

Ela logo notou que a criança não possuía os dentes superiores e alguns poucos na arcada inferior.

A atitude de Amanda foi pedir que a professora entrasse em contato com a mãe de Ryan para que o levasse no posto de saúde para começar o tratamento e descobrir o que havia causado a perda da maioria dos dentes dele.

“Era uma criança extremamente carente e não se comunicava com os colegas de sua sala”, disse a dentista ao O Povo Online.

Ryan havia perdido os dentes por causa de cárie precoce aos 3 anos de idade, o que comprometeu vários dentes permanentes, relatou a dentista ao jornal:

“A gente fez uma radiografia panorâmica e constatamos ausência de vários dentes permanentes tanto na arcada superior quanto na inferior.”

Na ocasião, a mãe foi ao posto de saúde, mas optou por não fazer o tratamento.

Como contou Amanda Mattos ao G1, a mãe relatou sobre a perda dos dentes do menino após possível processo de cárie precoce e ainda abalada, considerou que o atendimento o faria reviver um trauma que também entristeceu a família.

Dessa forma, foi somente quando a mãe de Ryan passou a trabalhar no posto de saúde como auxiliar de limpeza e o menino precisou de assistência odontológica ao sentir dor em um dos dentes restantes, que Amanda teve a oportunidade de convencê-la a aceitar o tratamento dos dentes do filho.

Felizmente, a mãe aceitou e com radiografia, Amanda identificou que a prótese seria o jeito de devolver o sorriso de Ryan, já que o problema não possibilitaria mais o nascimento de muitos dentes perdidos.

Mas outras questões se tornariam problema se Amanda não tivesse decidido fazer o procedimento de forma gratuita: a mãe não poderia pagar o tratamento e o posto de saúde não oferece o serviço de prótese.

O desejo de Ryan era ter os dentes igual dos coleguinhas e no dia 14 de outubro, ela pôde cumprir o desafio ao colocar a prótese, como contou em uma postagem em seu perfil no Facebook:

Conheci esse pequeno em uma ação de saúde na escola, assustada com o que encontrei, solicitei a ida ao psf urgente, onde…

Posted by Amanda Mattos on Friday, October 14, 2016

Amanda disse ao G1 que foi emocionante o momento em que Ryan recebeu a prótese: “Colocamos a prótese. Ele sorriu para mim, levantou da cadeira e depois começou a chorar. Todos nós choramos juntos. Foi muito emocionante.”

Para fazer a prótese foi preciso que Amanda se deslocasse durante um mês até Guajeru, porque a família mora em uma zona rural. O tratamento do pequeno Ryan será mantido e acompanhado até a vida adulta.

É emocionante que Amanda tenha devolvido muito mais do que os dentes do menino. Autoestima, confiança, convívio social.

Só o que podemos dizer a Amanda é muito obrigada pelo seu profundo gesto de devolver o sorriso ao pequeno Ryan!

Fonte: razoesparaacreditar.com.

Gostou de ver essa história? Compartilhe com os seus amigos!

Nós curtimos você. Você nos curte de volta? ❤️



Nossas sugestões pra você

Clique para comentar

Deixe um comentário


Nossos fãs estão curtindo:

Ir Topo