Menino aprende língua de sinais para conversar com amigo surdo
Humanidade

Menino aprende língua de sinais para conversar com amigo surdo

A solidariedade entre as crianças tem muito a ensinar a nós adultos.

Ross Kelly de 11 onze anos é um exemplo do quanto uma atitude singela e cheia de significado pode ajudar uma pessoa com necessidades especiais a se sentir acolhida.

Ross é estudante do sexto ano na Amaroo Primary School na cidade de Canberra, na Austrália.

Ao perceber a dificuldade do amigo Isam Gurung de se enturmar por ser tímido e ter deficiência auditiva, ele decidiu aprender a língua de sinais da Austrália, chamada Auslan, para ajudá-lo.

Isso um ano atrás, quando Isam chegou à escola pela primeira vez.

Isam e Ross, à direita.

O menino contou ao canal ABC News que seu amigo achava muito difícil se estabelecer em uma escola regular em Canberra depois de ter frequentado uma especializada em Sydney.

“Ele veio e ele foi muito, muito tímido. Ele não queria vir para a aula nos primeiros dias”, disse Ross.

De início, as coisas não foram fáceis para os dois amigos. Já que antes da língua de sinais, eles trocavam bilhetes para conversar:

“Começamos escrevendo notas um ao outro e eu decidi que não era muito eficiente, pois sempre havia um atraso”, explicou ele ao canal.

Sobre o atraso, Ross deu um exemplo: se ele escrevesse em um papel “olhe aquele pássaro lá” e quando o amigo olhava, o pássaro já havia desaparecido.

Então aprender Auslan foi a solução.

“Com um mês ou dois, eu tive o básico, graças a ajuda de Isam e intérpretes”, disse ele ao site Canberra Times. “É fácil aprender, mas você tem que aprender muitos sinais diferentes, então leva um longo tempo e eu não aprendi tudo ainda.”

Amizade valiosa

A escola tem um intérprete para as aulas, mas a atitude de Ross gerou algo incalculavelmente valioso: amizade.

Tanto, que o pai de Isam, Indra, contou ao canal de TV que a amizade de Ross com seu filho fez toda a diferença, pois deu a ele uma companhia para brincar e sair, jogar ou passear.

Convivência e amizade fortalecidas também fora da escola.

Prêmio por gesto de humanidade

O gesto de Ross tocou tanto a todos, que a professora dele, Sarah Middleton, o indicou para um prêmio de humanidade da Fred Hollows Foundation, o qual ele ganhou.

“É maravilhoso que ele tenha aprendido uma nova língua e ver um estudante assumir algo tão grande e seguir esta paixão,” disse a professora à ABC News. 

Ross ao receber o prêmio do ministro-chefe Andrew Barr do Território da Capital Australiana (ACT).

Estudantes de 16 escolas da cidade de Canberra receberam certificados, mas por ter sido singular, Ross foi o escolhido para o prêmio principal.

A fundação é uma organização sem fins lucrativos que carrega a história e os princípios de Fred Hollows, um oftalmologista que criou uma série de iniciativas não apenas na Austrália, mas em outros países nos cuidados com as vistas para combater problemas que poderiam ser evitados com tratamentos.

Ross e Isam com Gabi Hollows.

Gabi Hollows, que é diretora e iniciou a fundação junto com o marido Fred Hollows antes de ele morrer e alguns amigos, disse que os prêmios foram criados para incentivar a consideração.

“As crianças ganham prêmios para o esporte e seu material acadêmico, mas eles não recebem prêmios por ser um garoto ou garota realmente legal”, disse ela.

“Nós estávamos realmente tentando incentivar crianças e jovens a pensar nos outros.”

Confira o vídeo:

Boy wins award after learning sign language to help school friend

When young Ross Kelly saw his friend Isam was having difficulties at school, he started learning sign language to help his deaf friend — earning him a special humanity award from the Fred Hollows Foundation.
Full story here: http://ab.co/2bUqVuA

Posted by ABC News on Thursday, September 1, 2016

Ross mereceu o prêmio e com certeza, o mais importante de tudo, é a consideração que ele nutre muito cedo por um amigo.

O que você achou da atitude de Ross? Compartilhe com os seus amigos!

Fontes: abc.net.au, independent.co.uk, metro.co.uk.

Nós curtimos você. Você nos curte de volta? ❤️



Nossas sugestões pra você

Clique para comentar

Deixe um comentário


Nossos fãs estão curtindo:

Ir Topo