Humanidade

12 famosos que se destacam quando o assunto é generosidade

A generosidade é uma característica inerente às almas bondosas, independe de condição financeira, de nível de educação e de fama.

A pessoa generosa passa bondade apenas pelo olhar, mas são suas atitudes que transformam a vida dos que os cercam e constroem legados para que sejam lembrados por muitos anos.

Reunimos abaixo 12 famosos que nos mostram o verdadeiro significado de generosidade.

Cesária Évora

A cantora natural do Cabo Verde ganhou fama não apenas por seu talento e por aparecer descalça no palco, o que lhe garantiu o apelido carinhoso de “A diva dos pés descalços”.

Cesária também ficou conhecida por investir com recursos próprios em todo o sistema de educação primária e em parte do ensino secundário e superior do país.

Mas a generosidade desta mulher não parou por aí. Ela ainda financiou metade do sistema nacional de saúde, ajudando milhares de compatriotas a terem uma melhor qualidade de vida.

Keanu Reeves

Keanu Reeves fez inimaginável: compartilhou boa parte de sua fortuna à várias causas.

Além de doar milhões de dólares para o combate à leucemia, o ator fez doações generosas às fundações que protegem crianças e animais.

O salário milionário – cerca de 75 milhões de dólares – que ganhou nos dois últimos filmes da franquia Matrix, Keanu compartilhou com toda a equipe de efeitos especiais e figurinos.

A generosidade de Keanu não se resume ao desapego ao dinheiro.

De acordo com os funcionários do estúdio, ele era o único do elenco que cumprimentava e perguntava o nome de todos.

Quando soube que um funcionário do estúdio estava passando por dificuldades, Keanu deu a ele um bônus de Natal de 20 mil dólares.

Zach Galifianakis

Uma vez, quando ainda estava no começo de sua carreira, Zach foi à uma lavanderia e conheceu Mimi Haist, uma mulher que morava ali mesmo depois que saiu de casa por causa da infidelidade do marido.

Eles se tornaram amigos e, quando Zach ficou famoso, alugou um apartamento para Mimi, além de arcar com as despesas da moça.

Zach ainda convidou uma outra amiga famosa, a atriz Renée Zellweger, para levar comida à Mimi, o que Renée faz com muito gosto.

Um filme sobre a vida da moça foi gravado e estreou no ano passado.

George Michael

George Michael ajudou inúmeras instituições de caridade em vida, além de organizar shows gratuitos.

O cantor fazia questão de ajudar as pessoas que sabia estar em situações difíceis e nunca pediu qualquer reconhecimento em retorno, preservando seu anonimato.

Depois de sua morte, muitas testemunhas surgiram e contaram histórias sobre como George pagava dívidas de pessoas que não conhecia.

Contam que, em uma ocasião, viu uma mulher chorando em um café.

Sem hesitar, Michael fez um cheque de 25 mil libras e pediu para que o entregassem a ela somente depois que ele tivesse partido.

Em uma outra oportunidade, deu cerca de 15 mil libras a uma mulher que não conseguia engravidar para que ela pudesse fazer a fertilização in vitro.

Paul Walker

Paul Walker foi outro famoso cujos atos de generosidade só se tornaram público após sua morte.

Um rapaz que trabalhava em uma loja de joias contou que, uma vez, Paul testemunhou um casal escolhendo um anel de noivado, porém, ao final das contas, não levaram nada por causa do valor.

Paul não pensou duas vezes e pagou 9 mil dólares no anel que o casal tinha gostado e pediu aos funcionários que o entregassem, mantendo total sigilo.

José Mujica

Conhecido como o presidente mais pobre do mundo, o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, doava boa parte do seu salário de 12.500 dólares aos necessitados.

Mujica sempre viveu (e continua vivendo) em uma simples fazenda, dirige um fusca velho e, quando precisava de assistência médica, se dirigia ao mesmo hospital que a população. Ele entrava na fila para ser atendido e tudo!

Leia:  13 pessoas que superaram o alcoolismo (fotos inspiradoras)

A ex-primeira dama, Lucía Topolansky, também doa parte de seu salário para os mais necessitados.

Ellen Degeneres

Esta é uma história que mostra claramente como um ato de generosidade gera outro. Sarah Hoidahl, uma americana de apenas 22 anos, ajudou duas militares a pagarem uma conta no valor de 28 dólares.

Sarah é mãe solteira e cria o filho sozinha e tanto para ela como para as militares, a quantia representava muito. Mas, quis o destino que esse ato de generosidade chegasse aos ouvidos de Ellen.

Foi então que a apresentadora convidou Sarah para o seu programa e ainda lhe doou 10 mil dólares, uma televisão e um carro novo.

Manny Pacquiao

Nascido em uma família humilde com muitas bocas a serem alimentadas, o lutador filipino precisou deixar a escola de lado muito cedo para ajudar os pais vendendo rosquinhas na rua.

Conciliando o trabalho e os treinos, e graças à sua vontade de vencer, Manny se tornou um boxeador famoso ao redor do mundo e ganhou muito dinheiro com a luta.

Manny, cujo apelido é PacMan, agora rico, construiu casas para todos os seus vizinhos.

Hoje, o ato virou uma aldeia inteira conhecida como PacMan Village, que além das casas, tem uma quadra de esportes, um parque para as crianças e um centro multifuncional.

Charles ’Chuck’ Feeney

Chuck Feeney é o fundador da Duty Free Shoppers Group, empresa que criou o serviço de free shop nos aeroportos mundiais.

A generosidade de Chuck é tanta que ele já foi apelidado de “o bilionário sem bilhões”, pois usa toda a sua fortuna, a qual é estimada em 6 bilhões de dólares, para ajudar países como o Vietnã, Irlanda, África do Sul, Austrália, entre outros.

Hoje, aos 86 anos, Chuck continua trabalhando com a meta de ter investido todo o seu dinheiro até 2020 no desenvolvimento dos sistemas de educação, saneamento básico e na proteção dos direitos civis.

JK Rowling

A criadora de Harry Potter sabe bem o que é não ter nada na vida, pois antes do primeiro livro, vivia de subsídio do governo.

Por isso, a escritora doou cerca de 16% de sua fortuna – equivalente a 160 milhões de dólares – para instituições de caridade.

Hoje, JK tem a sua própria fundação de caridade, a Lumos.

Elvis Presley

Elvis era conhecido pela sua paixão por carros. O cantor gastava volumes de dinheiro comprando-os, mas não os guardava para si.

Uma vez, ao visitar uma loja para comprar um carro novo, viu uma mulher que admirava um Cadillac de luxo.

Elvis perguntou à mulher se ela tinha gostado do carro e, ao ouvir um sonoro SIM, não teve dúvidas e o comprou para ela.

Um locutor de uma rádio, ao saber deste episódio, não só o contou no ar, mas disse que também gostaria de um.

Imediatamente o telefone da rádio tocou e era ninguém menos que Elvis perguntando a cor preferida do rapaz.

Dizem por aí que, ao longo de sua vida, Elvis presentou muitas pessoas com Cadillacs, Mercedes, Lincolns, e outros carros de luxo.

Nicki Minaj

A cantora é muito criticada pelo seu jeito expansivo de ser, porém a generosidade de Nicki viralizou na internet há algumas semanas.

Em sua conta no Twitter, Nicki se propôs a pagar a escola de fãs do mundo todo que mostrassem que têm boas notas.

Após doar o dinheiro, Nicki ainda pediu para que comprovassem que este foi utilizado para comprar livros e pagar as mensalidades.

Obviamente, muita gente respondeu e ela pagou a T-O-D-O-S!

Um ato de bondade pode transformar a vida de alguém

Um simples ‘bom dia’ e um sorriso já fazem a diferença. Vamos tentar?

Ajude-nos a espalhar a generosidade e compartilhe essa lista.

Fonte: incrivel.club