Humanidade

9 conselhos de milionários que todos nós deveríamos seguir

Quem quer ser um milionário?

Embora pareça um sonho muito distante e praticamente impossível, as estatísticas mostram que mais da metade dos milionários fizeram sua própria fortuna.

As lições que podemos aprender com eles podem não garantir que também nos tornemos milionários, mas todos nós deveríamos segui-las mesmo assim.

Veja abaixo uma seleção de dicas inteligentes sobre ganhos, economia e investimentos que poderão ajudá-lo a melhorar sua vida financeira e, quem sabe, se tornar um milionário.

1. A regra do 50/30/20

MILIONÁRIO

Essa regra pode ser utilizada para gerenciar um orçamento, dividindo-o em três categorias:

– a primeira se refere ao essencial para viver: 50% de sua renda mensal deve ser direcionada para aluguel, transporte, utilidades, mercado, etc.
– a segunda se refere aos gastos pessoais: 30% de sua renda vai para diversão, compras, hobbies e tudo o que lhe fizer feliz.
– a terceira se refere à economia: 20% de seu dinheiro vai direto para o banco.

Você pode seguir o conselho de Grant Cardone, um milionário que fez sua própria fortuna.

“Coloque o seu dinheiro em uma conta segura e intocável. Nunca use essas contas para nada, nem para emergências. Até hoje, pelo menos duas vezes ao ano, fico sem dinheiro porque sempre invisto meu dinheiro em investimentos que não posso acessar.”

2. Compre no atacado ou em promoção

MILIONÁRIO

Obviamente, esse não é o tipo de conselho que você espera de um milionário. Mas temos de concordar que essa maneira de comprar pode economizar muito dinheiro.

Essa regra se aplica aos produtos que você realmente usa e não vai desperdiçar.

“É difícil conseguir um retorno de investimentos comuns que […] é bem melhor comprar o equivalente a dois anos de creme dental quando está com desconto de 50%. Há um retorno imediato do dinheiro. É economia real que você coloca no bolso.” (Mark Cuban)

3. Não use cartões de crédito

MILIONÁRIO

Se você tem um cartão de crédito em sua carteira, você fica encorajado a comprar o que quer imediatamente, mesmo que não possa arcar com a compra.

Usar cartões de crédito pode fazer com que você gaste dinheiro que não tem, aumentando os juros que encarecem ainda mais suas compras.

“Cartões de crédito são o pior investimento que você pode fazer. O dinheiro economizado dos juros por não ter dívidas é melhor que qualquer retorno de investimento. Pensei que eu seria um gênio da bolsa de valores, mas não fui. Eu deveria ter pago meu cartão de crédito em dia.” (Mark Cuban)

4. Tente comprar de fabricantes

MILIONÁRIO

Antes de comprar algo em uma loja, faça a seguinte pergunta: “é possível comprar diretamente do fabricante?”

Muito frequentemente você descobre que é possível e o preço é bem menor. Pode ser que você se depare com uma quantidade mínima de pedido.

Nesse caso, sugira a amigos para que façam o pedido juntos e ganharem um bom desconto.

“Estávamos pagando por produtos orgânicos e os preços estavam altos demais. Então pensei “de onde a loja compra os produtos?”

Pesquisamos, ligamos para o atacadista e descobrimos os critérios para comprar. O pedido mínimo era de US$250. Então, começamos a anotar pedidos de amigos e conseguimos a entrega em nossas portas.” (Jerrod Sessler, fundador e CEO da HomeTask)

5. Não gastar é o mesmo que ganhar

MILIONÁRIO

Quanto menos dinheiro você gasta, mais você tem. É uma conclusão óbvia. Faça suas compras de modo racional.

Leia:  Esta garota superou bullying na escola e desenhou o próprio vestido para o baile de formatura

Se começar a lutar com o impulso de comprar, pergunte-se antes de cada compra: ‘eu realmente preciso disso? E se eu não comprá-lo?”

“As pessoas se surpreendem por eu não ter um closet cheio de ternos. Eu compro três ternos a cada 5 anos e tenho, no total, 10. É só o que eu preciso.” (T. Boone Pickens, bilionário do óleo)

6. Viva com menos condições

MILIONÁRIO

O grande problema de muitas pessoas é que elas gastam mais do que ganham. A única maneira de aumentar o seu orçamento é viver com menos condições.

Encontramos, frequentemente, pessoas que compram casas bacanas em um bairro bonito só porque querem impressionar outras pessoas.

Elas pensam no que seus amigos e familiares dirão. Pense em você mesmo, foque em sua vida e não se exiba.

“Não comprei meu primeiro relógio ou carro luxuosos até que meus negócios e investimentos estavam produzindo vários fluxos de renda seguros. Eu ainda dirigia um Toyota Camry quando me tornei um milionário. Seja conhecido pela sua ética no trabalho, não pelas coisas que compra.” (Grant Cardone)

7. Comece a ter renda passiva

MILIONÁRIO

Uma coisa que a maior parte das pessoas faz e os leva a nunca ficarem ricas é trabalhar duro por cara real que ganham. Nesse caso, o tempo deles equivale a dinheiro.

Você conhece milionários que ganham dinheiro só por estarem no trabalho? Claro que não. Eles fazem com que seu dinheiro trabalhem por eles.

Tempo é mais valioso que dinheiro. Por isso ter uma renda passiva é importante.

“Você pode juntar um milhão de dólares? Você pode, mas precisa ser muito disciplinado. Você também pode ser um pouco ousado ao investir.” (Mark Cuban)

8. Cerque-se de pessoas bem-sucedidas

MILIONÁRIO

A ideia é facilmente explicada pelo número de pessoas a sua volta que influencia sua vida e seu pensamento.

Se você tiver um bom relacionamento com pessoas talentosas que compartilham sua visão, é mais fácil gerar ideias criativas e realizá-las.

Se cerque de pessoas que não apenas o inspirem, mas também o encorajem a agir e a tornar seu sonho realidade.

“Na maioria dos casos, seus objetivos espelham o nível de seus amigos mais próximos. Se expor a pessoas que são mais bem-sucedidas que você expande seu pensamento e alavanca sua renda.

A realidade é que milionários pensam diferente da classe média sobre dinheiro e há muito o que ganhar por estar perto deles.” (Steve Siebold, autor de “Como as pessoas ricas pensam” e um milionário de fortuna própria)

9. Dinheiro não é tudo

MILIONÁRIO

Obviamente, dinheiro é importante. Ele define onde vivemos, o que comemos e o que possuímos. Mas dinheiro não é tudo. Você pode comprar uma casa, mas não uma família.

O dinheiro aumenta sua qualidade de vida, mas não é nada comparado ao apoio de sua família e amigos, saúde e a felicidade.

“Dinheiro não é tudo e não vale a pena sacrificar sua saúde, família, amigos e outras experiências por causa dele.

Perdi alguns amigos e acabei com relacionamento porque ficava até tarde no trabalho ou me matando aos finais de semana.

Mesmo que eu acredite que ter dinheiro é ter liberdade, o dinheiro é só uma ferramenta para realizar experiências.” (Grant Sabatier)

Compartilhe esse post com seus amigos!

Você tem bons hábitos financeiros? Economiza e faz compras inteligentes? Comente e deixe suas dicas nos comentários!

Fonte: brightside.me