Humanidade

Quer se tornar uma pessoa mais generosa? Passe mais tempo na natureza.

De acordo com pesquisas feitas no Japão, Finlândia e Texas (EUA), pessoas que caminharam ou viram fotos de natureza demonstraram um declínio natural das taxas de frequência cardíaca e alívio do estresse.

Se a natureza pode reduzir os níveis de estresse, a generosidade e a bondade tendem a seguir o mesmo exemplo.

Quando você está agitado, é difícil tirar um tempo para se sentir calmo e tranquilo. Você pode ser agressivo com outras pessoas sem nem mesmo perceber, e suas terminações nervosas aumentam a frequência cardíaca.

Pare e respire.

A Universidade da Califórnia tem feito estudos sobre a bondade.

Em jogos econômicos – como “O Jogo da Confiança” e o “Jogo do Ditador” – confiança e generosidade foram medidos.

Foi descoberto que pessoas que viram imagens belíssimas de natureza agiram mais confiantes e gentis do que pessoas que não viram essas imagens.

foto1

Em um outro estudo sobre gentileza, pessoas preencheram uma pesquisa emocional.

Enquanto algumas estavam sentadas perto de plantas belíssimas, outras estavam em ambientes neutros.

Depois da pesquisa, essas pessoas foram convidadas a participar voluntariamente para fazer guindastes de papel. Os pesquisadores notaram que aqueles participantes que sentaram próximos às plantas foram mais generosos e propensos a ajudar.

Esse tipo de pesquisa mostra uma pequena parcela dos tantos valores que a natureza oferece, e a melhor parte é que ela está ao nosso redor e em todo lugar.

Pense em quando você era criança, correndo e brincando durante as férias, com a imaginação livre. Existe uma bondade presente em cada um de nós quando estamos em meio à natureza.

Existe uma razão pela qual pessoas nas grandes cidades são vistas como retraídas.

Todo mundo fica andando para lá e para cá, entre prédios enormes e ruas lotadas.

Leia:  Garotas revelam a realidade por trás das fotos 'perfeitas' no Instagram

Geralmente, as imagens de cidade que vêm a nossa cabeça são contextualizadas em uma névoa cinza. Quando pensamos na natureza, pensamos em cenários livres, cheios de cores vivas ao invés de obras construídas pelo homem.

Os pesquisadores da Califórnia também fizeram a observação de que as emoções positivas surgem quando nos cercamos pela natureza e por pessoas com comportamento sociável e gentil.

Talvez na próxima vez que você estiver se sentindo pronto para explodir, pense em fazer uma caminhada refrescante por uma área verde.

Quem sabe você não se sente melhor e mais generoso? Não custa tentar.

Fonte: lifehack.org.

Você também quer mais generosidade no mundo? Então compartilhe este conteúdo.