Educação

10 motivos pelos quais a criatividade pode mudar sua vida

Você já teve um dia em que sua vida inteira parecia dar errado? Cá entre nós, eu já tive vários.

Sabe aquela sensação de estar preso na rotina, nos problemas e até nas contas a pagar? Sim, é um saco!

A gente fica esperando uma novidade, uma notícia boa para afastar a crise. E do jeito que as notícias andam, ligar a televisão ou abrir o jornal não adianta nada.

Infelizmente ainda não inventaram uma poção mágica para dissolver problemas… mas existe algo que está sempre ao meu (e ao seu) alcance, e que pode nos fazer felizes agora mesmo.

criatividade

Curioso para saber o que é?

A nossa criatividade.

Na boa, esqueça aquele papo de que criatividade é coisa de artista. Criatividade é um instrumento para reinventar a rotina, trazer mais energia e deixar a gente de bem com a vida.

Criatividade pode ser experimentar uma receita nova, praticar um hobby ou assistir a um filme inspirador. Cada um tem suas preferências, mas os benefícios são os mesmos para todo mundo.

Aqui estão 10 razões pelas quais a criatividade pode mudar completamente a sua vida.

1. Criatividade nos faz viver o presente

criatividade-3

Quando fazemos algo que realmente gostamos, ficamos concentrados naquele momento. Até o tempo parece passar mais rápido.

Ao praticar seu esporte preferido, digamos, sua mente entra em um estado parecido com a meditação. Ou seja, você foca no momento presente, não importando o passado e o futuro. Isso ajuda muito no combate à ansiedade, acalmando nosso sistema nervoso.

2. Criatividade melhora nossos relacionamentos

É simples. Ao praticar uma atividade que ama fazer, você se conecta com seu “eu” interior de uma forma muito mais profunda.

E quanto mais conectados estamos a nós mesmos, maior é a nossa facilidade de lidar com outras pessoas. Nossos relacionamentos se tornam mais saudáveis e duradouros.

Sem dúvida você já ouviu uma frase mais ou menos assim: “Só é feliz com outra pessoa quem sabe ser feliz sozinho”. Todo mundo prefere se relacionar com pessoas positivas, contentes e inspiradoras.

3. Criatividade nos faz ser crianças de novo

criatividade-2

Infância era aquela época em que você podia inventar qualquer coisa.

E o principal: sem se preocupar com o que os outros iam pensar. Mas quem disse que a gente não pode ser criança em alguns momentos?

Vale cantar no chuveiro, assistir nosso desenho preferido da infância, montar um quebra-cabeça ou deixar nossos antigos bichos de pelúcia terem conversas entre eles.

Só a criatividade é capaz de nos levar de volta à inocência da infância.

E, com isso, ganhamos uma folga de todas as responsabilidades que a vida adulta traz. Afinal, nada melhor do que tirar a pressão dos ombros e incluir um pouco de humor no dia a dia.

4. Criatividade abre novas oportunidades

Projetos criativos abrem portas no trabalho e na vida pessoal. Até mesmo uma iniciativa pequena pode criar uma gama enorme de possibilidades, conectando você a novas pessoas e conhecimentos.

Por exemplo: você pode criar um evento mensal na sua casa, começar seu próprio blog ou até mesmo iniciar um projeto de artesanato. Seja lá qual for a sua ideia, pode ter certeza que ela trará novas oportunidades, desde que você faça com paixão.

Leia:  Esse perfil do Instagram mostra poses de Yoga com uma garota nua e o resultado é incrível!

5. Criatividade acaba com a depressão

SONY DSC

No momento em que você faz algo que ama, os julgamentos em relação a você próprio ficam de lado. Você deixa de pensar se sua vida está boa o suficiente, se você tem problemas demais ou qualquer coisa do tipo.

A criatividade nos permite mergulhar em algo prazeroso e esquecer todo o resto. Dica: faça algo que você definitivamente não precisa fazer (fora do trabalho ou tarefas domésticas), mas que traga muita satisfação.

Nosso humor melhora muito quando nos permitimos fazer algo por puro prazer.

6. Criatividade nunca enjoa

Toda vez que fazemos algo criativo, é como se estivéssemos entrando em um novo território. Tocar violão, desenhar ou praticar um esporte são atividades que nunca enjoam.

A criatividade tem essa capacidade de melhorar as coisas. Às vezes fazer algo “insignificante”, como dançar sozinho na sala, pode trazer uma experiência totalmente incrível.

7. Criatividade nos distrai (no bom sentido)

criatividade-6

Você tem um problema? Fazer algo criativo é a melhor forma de esquecê-lo.

Nossas frustrações nada mais são do que fatos do passado que ficamos relembrando. Já a maior parte da nossa ansiedade acontece porque pensamos em problemas futuros (que talvez nunca aconteçam).

A melhor forma de evitar sentimentos ruins é viver o presente. Quando estamos engajados criativamente, nos libertamos dessas armadilhas internas, principalmente porque deixamos de ser tão sérios.

Não é à toa que a criatividade é o melhor remédio para qualquer vício.

8. Criatividade ativa nossa intuição.

Atividades criativas nos trazem inspiração, clareza e novas ideias.

Mesmo quando parece que estamos sem ideia nenhuma. Poucas coisas ajudam mais na tomada de decisões do que passar um tempo fazendo algo que amamos.

Essa é a beleza da criatividade. Ela “nos diz” o que fazer através da nossa intuição. Pode ser entrar em um novo curso, ler aquele livro ótimo que estava parado na estante ou começar uma nova prática espiritual.

Quanto mais nós ouvimos a intuição, mas nos damos conta de que somos capazes de tomar ótimas decisões. Basta deixar as coisas rolarem.

9. Criatividade forma nosso caráter

criatividade-5

Quanto mais prioridade damos às atividades prazerosas e criativas, mais crescemos como pessoas. Ganhamos força mental, energia e nos sentimos mais jovens.

Não só isso. Nos sentimos orgulhosos de nós mesmos por sermos capazes de criar tanta coisa bacana. O resultado é uma sensação de gratidão muito maior.

10. Criatividade gera criatividade, assim como amor gera amor

Quanto mais amor cultivamos, mais amor recebemos.

Com a criatividade não é diferente. Nem todos os dias são perfeitos, mas encontrar soluções criativas para os problemas nos faz seguir em frente.

Quem ama não precisa se perguntar o motivo, certo? Basta simplesmente amar.

O segredo é parar de se preocupar e simplesmente tentar ser criativo, da mesma forma que você simplesmente ama alguém. Isso atrai cada vez mais soluções para a sua vida.

E então, o que te impede de ser criativo?

Que tal tentar colocar algumas atividades criativas e prazerosas no seu dia a dia?

Você só tem a ganhar. É hora de dizer “sim” para a liberdade, diversão e alegria! :D

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos.

Fonte: tinybuddha.com.