Educação

12 benefícios de aprender outra língua (é muito mais do que saber se comunicar em outro idioma)

Todo mundo sabe que aprender um outro idioma é importante.

Mesmo quem nunca estudou outra língua reconhece a importância de saber se comunicar em pelo menos mais de um idioma.

O que você não sabe é que aprender uma nova língua tem muitos benefícios que vão além de dizer frases e aprender vocabulário, por exemplo.

Se você está precisando de um empurrãozinho para aprender uma nova linguagem e se tornar bilíngue, continue lendo.

Com certeza temos os motivos que faltam para você se aventurar em um novo aprendizado.

background-20860_640

1. Você passa a aprender qualquer outra coisa mais rápido

Aprender um novo idioma leva sua agilidade mental a um outro nível. Solucionar um exercício nessa nova língua exige uma capacidade que pode ser aplicada em qualquer área da vida.

Sua curva de aprendizado diminui porque você é levado a aprender sempre novas informações, em vez de ficar trabalhando nas mesmas por muito tempo.

Além disso, aprender uma segunda língua facilita o aprendizado de outras.

Primeiro, porque você já conhece o processo. Segundo, porque muitas línguas que tem a mesma origem tem palavras parecidas, ainda que não tenham o mesmo significado. Você já está aprendendo um outro idioma e nem sabe!

tabela de idiomas

2. Melhora seu aprendizado de matemática

Agora consegui sua atenção, não é?

Aprender um novo idioma tem uma lógica semelhante à utilizada quando estudamos matemática. Além disso, estudos demonstram que estudar uma língua pelo menos 90 minutos por semana melhora o aprendizado em outras áreas, incluindo a matemática!

3. Você se torna um ouvinte melhor

É certo que, para aprender um idioma, você precisa praticar a conversação.

Seja com um professor, através de um parceiro encontrado em algum aplicativo ou site especializado. E, como você ainda está aprendendo, precisa se focar muito mais no que a outra pessoa está dizendo. Precisa ouvir com atenção para entender o mais perfeitamente possível.

E isso, mesmo que você não perceba, ajuda a exercitar a empatia – colocar-se no lugar do outro enquanto ouve para compreendê-lo.

language-school-834138_640

4. Aprimora seu foco

Aprender um idioma novo requer sua atenção total. Qualquer deslize e você pode compreender uma palavra ou expressão de modo errôneo e prejudicar a comunicação.

Como consequência, o cérebro entra num modo super focado e permanece assim normalmente.

5. Levanta sua autoconfiança

Quando você precisa se comunicar com um falante nativo daquele idioma, e percebe que é entendido, a sensação é de ter atingido uma meta, conquistado algo extraordinário. E isso porque você se torna capaz de fazer algo que não conseguia antes, que era se comunicar em uma língua totalmente diferente.

Isso nos leva a querer aprender mais. Melhora nosso nível de comunicação, e como resultado a autoconfiança tende a aumentar. É um ciclo onde só se ganha!

6. Previne doenças cerebrais

Já existem estudos ligando o aprendizado de novos idiomas a um retardamento de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer, por exemplo.

A Academia Americana de Neurologia também descobriu que aprender outra língua aumenta as conexões entre os neurônios e torna a pessoa capaz de processar informações por vários canais diferentes.

Leia:  5 maneiras simples e eficientes de melhorar a sua memória
hand-print-820913_640

7. Melhora o desempenho em seu próprio idioma

Uma coisa é fato: quando você estuda um segundo idioma, precisa ler também coisas na sua própria língua nativa. Então, tudo melhora: sua gramática, seu vocabulário, sua comunicação.

A necessidade de estabelecer paralelos entre sua língua de origem e a que você está aprendendo faz com que você se saia melhor em ambas!

8. Aprimora a criatividade

Aprender outra língua é muito parecido com montar um quebra-cabeças.

À medida que você vai recebendo as informações, precisa juntá-las em sua cabeça para que as novas frases e novos conceitos façam sentido – principalmente quando você precisa se comunicar com um falante nativo do idioma que se está aprendendo.

Como você não tem o mesmo nível de um nativo, precisa preencher as lacunas da comunicação e é aí que a criatividade entra. E passa a ser assim em todas as outras áreas da sua vida!

9. Enriquecimento cultural

Aprender um idioma não se limita apenas a saber como se comunicar nele. Junto vem toda uma imersão cultural que faz parte daquela língua também.

Costumes, maneiras, História diferentes… tudo isso vem com o pacote do novo idioma. E isso torna a conexão com pessoas diferentes de você mais profunda.

Você passa a entender melhor o outro.

10. Proporciona novas oportunidades na carreira

Essa nem é tão novidade assim: com a globalização do planeta, saber comunicar-se de várias maneiras tornou-se praticamente essencial. Não há nenhuma área de trabalho que não se relacione com mercados de outros países.

Saber falar outros idiomas com certeza é um diferencial na hora de buscar uma vaga.

talk-1034161_640

11. Viaje de uma maneira totalmente diferente

Nem sempre quem viaja para outro país se preocupa em aprender a língua falada naquele lugar.

Tudo bem que não dá para aprender os idiomas falados em todos os lugares do mundo, mas pense por outro lado: aprender a língua do país que você irá visitar lhe dá a oportunidade de conhecer as pessoas daquele local de uma maneira que você não conseguiria seguindo um roteiro puramente turístico.

Novas amizades, dicas de lugares para visitar e onde comer, coisas que só os locais podem fazer por você: é como enxergar seu destino um pouco com os olhos de quem vive lá!

12. Aprofunda os relacionamentos

Aprender uma língua força você a superar dificuldades de comunicação.

Aprender a ouvir, colocar-se no lugar do outro, compreender culturas e situações diferentes da sua podem levá-lo a entender melhor as pessoas mais próximas de você – sua família, seus amigos… Superar as barreiras da linguagem é algo que não acontece apenas num idioma diferente.

E sabendo lidar com essas situações, sua convivência com os outros com certeza será muito melhor.

Aprender novas línguas só traz coisas boas para sua vida.

Por que não começar a estudar hoje mesmo?

Fonte: pickthebrain.com.