Economia

Publicitários criam projetos sociais e os abandonam meses depois. Você sabe o motivo?

Quem acompanha o Awebic sabe que adoramos falar sobre projetos sociais.

Nada pode ser mais inspirador do que proporcionar melhorias na qualidade de vida de outras pessoas ou comunidades, como no caso da sandália que pode crescer até 5 vezes para se adaptar ao crescimento de crianças.

Todos os meses aparecem novas campanhas sociais que nos motivam a praticar boas ações, recuperando nossa fé na humanidade.

Muitas dessas campanhas merecem grande respeito e chegam a ser até premiadas por isso.

Esse reconhecimento nos leva a pensar que premiações, como o Festival de Publicidade de Cannes (o mais importante prêmio da publicidade mundial), estão tornando o mundo um lugar muito melhor através do incentivo para a realização de trabalhos humanitários.

Mas por que algumas boas ações duram apenas alguns meses?

O Festival de Publicidade de Cannes acontece na cidade de Cannes, na Riviera Francesa, geralmente no mês de junho.

Muitas das iniciativas sociais que visam concorrer o prêmio começam a funcionar no mês de março, criando projetos que transformam as vidas de muitos necessitados.

O problema é que três meses depois, justamente após de terem ganhado (ou não) um prêmio no festival, grande parte das iniciativas são abandonadas.

E o que as pessoas beneficiadas pelos projetos acham de tudo isso?

Os habitantes de comunidades pobres na Índia contam que já chegaram a ganhar comida de graça todos os dias, tiveram aulas de inglês e receberam bonés que forneciam luz durante a noite.

Infelizmente, todos esses três projetos foram interrompidos após a premiação.

O vídeo abaixo foi criado pela iCongo (Confederação Indiana de ONGs) e questiona o sazonal interesse de publicitários em realizar ações humanitárias nos meses próximos ao Festival de Publicidade de Cannes.

Leia:  Pai com Alzheimer ‘retorna à vida’ quando canta com seu filho

Clique no play e entenda a situação.

Veja o vídeo no YouTube.

A publicidade pode incentivar belas iniciativas, mas como fazer para os projetos continuarem a funcionar?

A proposta apresentada no vídeo é que se um festival pode trazer tanta boa coisa por 3 meses, então se fossem realizados quatro festivais o bem duraria o ano todo.

Sabemos que essa não é a verdadeira saída, ações humanitárias devem acontecer com o objetivo de tornar o mundo melhor.

Se você acredita que boas ações devem ser realizadas sem esperar nenhum benefício em troca, compartilhe essa publicação.