5 passos para entender de uma vez por todas o que é Bitcoin
Economia

5 passos para entender de uma vez por todas o que é Bitcoin

Você já ouviu falar nele.

Já viu notícias sobre sua existência e até mesmo manchetes de arregalar os olhos, como essa aqui:

o que é bitcoin (1)

Mas, se você é como a maioria das pessoas, mesmo depois de ouvir muito sobre Bitcoin, é capaz que você ainda não tenha um pingo de idéia de como essa coisa funciona.

É dinheiro? Como funciona? É só digital? Tem lastro?

Essas são algumas das perguntas que você deve ter.

Mas não se pergunte mais, porque nesse artigo vamos te explicar em 5 simples passos o que você realmente precisa entender sobre o Bitcoin.

1. Você não precisa entender o que é o Bitcoin para começar a usá-lo.

Pense no seguinte.

Você usa todo dia sua conta bancária online, olha todos os dias para seu extrato e seu saldo bancário, que não são nada mais e nada menos do que números na tela do seu computador e mesmo assim….

Você não tem a menor ideia de como ele funciona!

Você nunca se perguntou como o sistema bancário funciona, ou de o por quê confiar nos números que apareçam na sua tela,e mesmo assim, você usa e confia nesse sistema.

Por quê? Porque ele funciona. Com o Bitcoin a mesma história pode ser repetida.

o que é bitcoin (2)

Você pode usá-lo em interfaces fáceis de serem interpretadas, como aplicativos de carteiras virtuais, sem precisar de fato entender exatamente como ele funciona.

Mas, como sabemos que você é curioso, os próximos passos vão ajudar você entender como de fato o Bitcoin funciona.

2. Bitcoin é o ouro digital.

Você sabe por que o Ouro é valioso? Vamos lá, pense por um segundo e tente responder.

Porque ele brilha? Porque ele é dourado? Porque ele é de luxo?

o que é bitcoin (3)

Hmmm, talvez.

Na verdade, a resposta é: porque ele é escasso, durável, custoso para minerar e sua descoberta envolve bastante sorte.

Sua escassez garante seu valor, ou em outras palavras, ele vale muito porque existe em pouca quantidade. E claro, ajudou o fato de ser brilhante, durável e moldável.

E adivinhe só, o Bitcoin também é raro, durável e ainda melhor do que o ouro, é fácil de ser transportado (basta que você tenha uma conexão a internet). Não sabemos quanto ouro há no mundo, já que não escavamos o planeta inteiro, mas sabemos quanto há de Bitcoin nele.

Ao todo, serão “minerados” (analogia ao ouro) 21 milhões de Bitcoins, por conta de uma regra matemática do seu sistema. Isso, garante sua escassez e por isso que ele é comparado ao ouro.

As comparações não param por aí, o processo de mineração do Bitcoin é muito semelhante ao ouro, seu processo de mineração também é custoso (gasta muita energia), exige sorte (milhões de computadores disputam para ver quem vai resolver o próximo bloco e ganhar os 12 bitcoins como recompensa) e ele também é durável (ele existirá enquanto houver um computador com a blockchain do Bitcoin conectado à internet).

Mas, se o Bitcoin pode ser comparado ao ouro por ser escasso e valioso, por que será que ele pode ser considerado ainda MELHOR do que o ouro?

3. Pagamentos instantâneos e baratos.

Se você tentar enviar dinheiro para fora do país vai ver que essa não é uma tarefa fácil.

Além das inúmeras taxas que você vai pagar; para seu banco, para o banco de fora e a taxa de câmbio, o dinheiro ainda vai demorar dias (ou até semanas) para chegar na outra conta.

E com o Bitcoin?

Esse processo acontece em minutos. Você pode enviar Bitcoins para qualquer lugar do mundo em questão de minutos pagando taxas mínimas (atualmente mais caras, mas que devem voltar a ser mínimas).

o que é bitcoin (4)

Mas se no caso de uma transferência internacional convencional é seu banco que faz a transferência, e no caso do Bitcoin? Existe algum banco de Bitcoins? Quem comanda o Bitcoin?

Não existe nenhuma entidade que comanda o Bitcoin. Suas transferências são feitas por meio de uma rede descentralizada de computadores que verificam as transações.

4. Sem espaço para autoridades.

Enquanto os bancos comandam o dinheiro como conhecemos, os mineradores comandam o Bitcoin.

Os mineradores são responsáveis por emprestar poder computacional para a rede, com o intuito de verificar e validar as diversas transações que ocorrem dentro dela.

Por isso, o Bitcoin não depende de nenhuma entidade central. Nada de bancos ou governo. Com o Bitcoin, o poder está na mão de todos seus usuários.

E como esse sistema de transações funciona? Por que pessoas confiam nele?

o que é bitcoin (5)

E ai que entramos na famosa Blockchain, a tecnologia revolucionária por trás do Bitcoin.

5. Blockchain: o que faz tudo rodar.

A Blockchain é uma tecnologia com base em criptografia, que permite que os registros nela sejam impossíveis de serem alterados.

Para entender isso, pense numa mosca presa dentro de um âmbar.

o que é bitcoin (6)

Se você quisesse tirá-la de dentro dele, você teria que violar esse âmbar, e se você fizesse isso, iria ficar bem claro para todo mundo que o âmbar foi violado. Haveriam rachaduras e quebras.

A Blockchain funciona como esse âmbar, só que em vez de moscas, dentro dela estão os registros de todas as transações que acontecem na rede do Bitcoin. Essas transações ficam seguras, presas por camadas de criptografia que tornam praticamente impossível mudar o material de dentro delas.

Assim, o Blockchain, em português, “cadeia de blocos”, funciona como um grande registro em que cada bloco contém as transações dos últimos 10 minutos. Todas as transações durante esses 10 minutos entram em um bloco. Assim que esse bloco fica cheio, ele é criptografado e “fechado”.

Aí que entra o próximo bloco, que contém uma referência (pense como se fosse um gancho), do bloco anterior. Assim, eles ficam conectados, seguindo esse mesmo processo para todos os blocos, formando então uma cadeia de blocos (Blockchain).

o que é bitcoin (7)

Viu como não é um bicho de sete cabeças?

O Bitcoin é difícil de entender porque faz parte de uma tecnologia inovadora, complexa e disruptiva, mas isso não significa que você tem que ser um expert em programação e criptografia para entender sua base e começar a usá-lo.

Basta confiar nele, e isso, 50 milhões de pessoas já fazem.

***

Gostou do artigo?

Mande para aquele seu amigo ou amiga que também não sabiam bulhufas sobre Bitcoin.

Para mais informações sobre Bitcoin e Criptomoedas, visite SBCripto.com.br e assine nosso canal no YouTube.

Nós curtimos você. Você nos curte de volta? ❤️



Nossas sugestões pra você

Clique para comentar

Deixe um comentário


Nossos fãs estão curtindo:

Ir Topo