Diversão

14 razões psicológicas surpreendentes para alguém se apaixonar por você

O amor não é tão misterioso quanto parece.

Mesmo no Dia dos Namorados, o amor pode ser ilusório.

Mas certos fatores tornam mais provável que alguém se apaixone por você.

Nós procuramos por anos de pesquisa psicológica para encontrar esses traços e comportamentos particulares. E no processo, pegamos alguns mitos e descobrimos que certos clichês realmente são verdadeiros.

Confira:

Se você se preocupa com o meio ambiente

Razões psicológicas surpreendentes para alguém se apaixonar por você

É fácil ser “verde” – mas só se você está procurando algo sério.

Um estudo de 2016 descobriu que homens e mulheres que fazem compras de produtos sustentáveis são percebidos como mais desejáveis para relacionamentos de longo prazo.

Enquanto aqueles que fazem compras de luxo são percebidos como mais atraentes fisicamente e mais desejáveis para relacionamentos de curto prazo.

Se você se fizer de difícil

Um estudo de 2014 descobriu que os homens em um experimento de encontros rápidos queriam mais uma mulher quando ela se fazia de difícil, agindo desinteressada nas perguntas dos homens.

Mas essas descobertas só se aplicam em certas situações.

Especificamente, os homens tinham que se sentir “comprometidos” com a mulher, o que neste estudo significava que eles a escolheram como parceira, em vez de serem designados para ela.

Também é importante notar que, embora os homens quisessem mais a mulher quando ela se fazia de difícil, eles gostavam menos dela.

Infelizmente, o amor é complicado.

Se você exibir a expressão facial certa

A felicidade é geralmente atraente para as mulheres – mas não tanto para os homens.

Em 2011, os pesquisadores realizaram experimentos em mais de 1.000 pessoas, mostrando fotos de pessoas do sexo oposto e perguntando o quão atraente eram as pessoas nas fotos.

Os resultados mostraram que os homens classificaram as mulheres como mais atraentes quando pareciam felizes e menos atraentes quando demonstravam orgulho.

As mulheres, por outro lado, classificaram os homens mais atraentes quando demonstraram orgulho e menos atraentes quando pareciam felizes.

Curiosamente, a vergonha era muito atraente em homens e mulheres.

Se a pessoa não sabe se você gosta dela

Razões psicológicas surpreendentes para alguém se apaixonar por você

Um pequeno mistério pode ajudá-lo na batalha do namoro. Uma pesquisa de 2011 sugere que a pessoa gosta mais de você quando ela não sabe se você gosta dela.

Para o estudo, algumas mulheres viram fotos de homens que viram seus perfis no Facebook e realmente gostaram delas. Outras mulheres viram fotos de homens que viram seus perfis no Facebook e classificaram elas como “na média”.

Um terceiro grupo de mulheres viu fotos de homens que viram seus perfis no Facebook – mas os pesquisadores não revelaram se os homens gostaram delas ou não.

(Na verdade, os pesquisadores haviam inventado todas essas informações sobre quem gostava de quem.)

Com certeza, as mulheres gostavam mais dos homens quando não se sabia se os homens gostavam de seus perfis.

Se você se parece com o atual ou último parceiro da pessoa

Todos podemos ter um “tipo” – mas as mulheres são mais propensas a aderir a ele do que os homens.

Em um estudo de 2011, os pesquisadores descobriram que homens e mulheres classificaram as faces do sexo oposto como mais atraentes quando se pareciam muito com seus parceiros atuais ou mais recentes.

Os homens, no entanto, eram menos atraídos por rostos que pareciam semelhantes à sua parceira atual do que as mulheres.

Se você usa muitos gestos com as mãos

Procurando por amor? Coloque-se no mundo.

Literalmente – preencha o espaço físico ao seu redor com gestos de mão e uma postura expansiva.

Em um estudo de 2016, pesquisadores observaram homens e mulheres em sessões de encontros rápidos.

Os resultados mostraram que as pessoas tinham duas vezes mais probabilidade de dizer que queriam ver seus parceiros novamente quando esses parceiros moviam as mãos e os braços, em comparação a quando seus parceiros ficavam parados.

Para o mesmo estudo, os pesquisadores montaram perfis para homens e mulheres em um aplicativo de encontros baseado em GPS, os exibindo em posturas expansivas e contraídas.

Com certeza, as pessoas foram selecionadas com mais frequência quando foram retratadas em posturas expansivas.

Se você é realmente muito parecido com a pessoa

Décadas de estudos mostraram que o clichê de que “os opostos se atraem” está totalmente errado.

“Os parceiros que são semelhantes em disposições gerais, como a personalidade, são mais propensos a sentir o mesmo no seu dia a dia”, disse Gian Gonzaga, principal autor de um estudo sobre casais que se conheceram no eHarmony.

“Isso pode tornar mais fácil para os parceiros entenderem uns aos outros.”

Se você compartilhar três compatibilidades básicas

De acordo com o trabalho do psicólogo canadense Eric Berne, a melhor combinação de casais gira em torno de três níveis diferentes.

Seus livros populares sobre o modelo se tornaram best sellers, chamados “Os Jogos da Vida”. Inspirado um pouco em Sigmund Freud, sua teoria argumentou que cada pessoa tem três “estados de ego”:

  • O pai: O que você foi ensinado
  • A criança: O que você sentiu
  • O adulto: O que você aprendeu
Leia:  50 habilidades interpessoais para a eterna felicidade e sucesso

Quando duas pessoas são realmente compatíveis, elas se conectam ao longo de cada camada.

O terapeuta de casais Peter Pearson nos deu algumas perguntas para descobrir a compatibilidade em cada nível:

  • O pai: Vocês têm valores e crenças semelhantes sobre o mundo?
  • A criança: Vocês se divertem? Vocês conseguem ser espontâneos? Você acha que seu parceiro é atraente? Vocês gostam de viajar juntos?
  • O adulto: Cada um pensa que o outro é brilhante? Vocês são bons em resolver problemas juntos?

Se olhar nos olhos um do outro por dois minutos

Razões psicológicas surpreendentes para alguém se apaixonar por você

A psicóloga Joan Kellerman, da Universidade de Massachusetts, pediu a 72 estudantes que não se identificassem, se aproximarem e olhassem nos olhos um do outro por dois minutos.

“Mais tarde, eles relataram que aumentaram os sentimentos de amor e afeição pela outra pessoa”, relata a Scientific American.

“Isso sugere que longos períodos de contato visual podem conectá-lo a alguém e até mesmo inflamar sentimentos de amor dentro de você por aquela pessoa que você nunca conheceu antes.”

Se você responde às suas “ofertas” por atenção e a outra pessoa faz o mesmo por você

Começar – e desenvolver – um relacionamento parece depender em grande parte de como as pessoas se relacionam umas com as outras. Mais de 40 anos estudando casais, o psicólogo John Gottman diz que é uma questão de “ofertas”.

Por exemplo, se uma esposa amante de pássaros aponta para o marido que um pintassilgo voou em uma árvore próxima, ele pode ” se afastar” dela, descartando a observação ou “voltar-se” para ela, compartilhando seu entusiasmo.

Como Emily Esfahani Smith relatou ao The Atlantic, os resultados das “ofertas” são surpreendentes: em um dos estudos de casamento de Gottman, casais que se divorciaram após seis anos tiveram a resposta “voltar-se” 33% do tempo, e os casais que ainda estavam juntos tiveram a resposta “voltar-se” 87% do tempo.

Se você tiver o perfume certo

Um estudo da Universidade do Sul da Califórnia sobre mulheres que estavam ovulando sugeriu que algumas preferem o cheiro de camisetas usadas por homens com altos níveis de testosterona.

Isso combinou com outros instintos baseados em hormônios: algumas mulheres também preferiam homens com uma linha de mandíbula forte quando estavam ovulando.

Se você se parece com seu pai ou mãe (que seja do sexo oposto ao seu)

O psicólogo da Universidade de St. Andrews, David Perrett, e seus colegas descobriram que algumas pessoas são atraídas por pessoas com o mesmo cabelo e cor dos olhos de seus pais do sexo oposto, bem como a faixa etária que no nascimento.

“Descobrimos que as mulheres nascidas de pais “velhos” (acima de 30 anos) ficaram menos impressionadas com a juventude e mais atraídas por sinais de idade em rostos masculinos do que mulheres com pais “jovens” (abaixo de 30 anos).

“Para os homens, as preferências por rostos femininos foram influenciadas pela idade da mãe e não pela idade do pai, mas apenas para relacionamentos de longo prazo”.

Se você cuida de um cachorro

Razões psicológicas surpreendentes para alguém se apaixonar por você

Em um experimento de 2014, 100 mulheres israelenses leram vinhetas sobre homens.

Sempre que a história apresentava um homem que possuía um cachorro, as mulheres classificaram esse homem como um parceiro de longo prazo mais adequado do que um homem que não possuía um cachorro.

Os pesquisadores concluíram que possuir um animal de estimação indica que você está nutrindo e é capaz de assumir compromissos de longo prazo.

Também pode ajudá-lo a parecer mais descontraído, acessível e feliz.

Não curte animais de estimação? A boa notícia é que simplesmente ser visto com um cão pode fazer você parecer mais como um bom partido.

Em um estudo de 2008, um homem de 20 anos se aproximou de centenas de mulheres e pediu seus números de telefone.

Quando ele tinha um cachorro com ele, era muito mais provável que ele marcasse seus encontros.

Se você é igual ou menos bonito comparado a outra pessoa

Em um estudo de 1996, cada participante foi avaliado em atratividade física e depois designado aleatoriamente para um encontro com outro participante.

Em seguida, os participantes foram solicitados a avaliar sua satisfação com os encontros.

Os participantes que eram mais atraentes eram mais duros em seus julgamentos – mesmo que ambos fossem igualmente atraentes. Quanto mais bonito alguém era, menos satisfeitos ele estava.

Mas isso só se aplica às pessoas realmente atraentes.

Para o resto de nós, de acordo com as hipóteses correspondentes, é mais provável que amemos aqueles que são tão atraentes quanto nós.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Thrive Global.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos!