Diversão

Melhore sua saúde física e mental através do poder da risada

Você está precisando de uma boa risada? Poucas coisas são mais benéficas para o bem-estar geral de uma pessoa do que a risada.

Na verdade, os benefícios da risada se estendem a uma melhor saúde mental e também são um indicador de melhor saúde física.

Se você precisar de mais alguma razão além de diversão para convidar alguns amigos e passar a tarde contando piadas, assistir vídeos engraçados do YouTube e trocar histórias hilariantes, considere esses benefícios da risada:

Benefícios da risada

1. A risada melhora o seu sistema imunológico

Primeiro, a risada estimula o sistema imunológico.

O estresse negativo pode fazer com que seu corpo libere substâncias químicas que enfraquecem seu sistema imunológico, o tornando mais propenso a contrair uma doença.

A risada, porém, reduz o estresse negativo e, por sua vez, impede que esses produtos químicos sejam liberados.

A risada também promove a liberação de células T, que são células especializadas do sistema imunológico que combatem a doença.

Na próxima temporada de gripe, talvez você queira considerar rir tanto quanto pode!

2. A risada promove uma boa saúde do coração

Foi mostrado que a risada diminui a pressão arterial e melhora o fluxo sanguíneo, os quais levam a uma melhor saúde cardiovascular e reduz suas chances de sofrer um ataque cardíaco ou derrame.

3. A risada cria vínculos

Se duas pessoas estiverem rindo juntas, elas se sentirão mais conectadas emocionalmente.

Isso torna a risada uma ótima ferramenta se você estiver indo a um encontro ou tentando fazer amizade com um colega de trabalho.

Se você conseguir fazê-los rir e rir também, vocês dois se sentirão mais ligados e deixarão a experiência mais positiva sobre a outra pessoa.

4. Queima calorias

Embora não seja bom pular sua rotina de exercícios para assistir um stand up comedy, ainda é verdade que a risada queima calorias e pode promover a perda de peso.

De acordo com um estudo do International Journal of Obesity, rir por 15 minutos pode queimar de 10 a 40 calorias ao aumentar sua frequência cardíaca.

5. A risada é um grande impulso energético

Quando você ri, seu corpo aumenta sua ingestão de oxigênio e libera endorfinas.

Entre muitos outros efeitos positivos, essas duas coisas podem fornecer um impulso de energia rápido e revigorante.

Benefícios da risada

6. A risada reduz o estresse

As endorfinas que a risada libera não apenas fornecem um impulso de energia, elas também são uma maneira poderosa de reduzir o estresse.

As endorfinas trabalham para reduzir o estresse, neutralizando a produção do cortisol, hormônio causador do estresse, e proporcionando uma sensação de euforia.

Na verdade, os efeitos das endorfinas no corpo foram comparados aos efeitos de drogas como a morfina e a codeína, exceto sem qualquer perigo de vício ou dependência.

7. Rir melhora a confiança e o desempenho

A capacidade de rir de si mesmo quando cometer um erro é um traço verdadeiramente valioso.

Leia:  7 coisas que você não sabe que está fazendo por ser muito inteligente

Rir de si mesmo permite que você crie confiança e previne que pequenos contratempos o deixem para baixo.

Se você consegue rir de algo ao invés de deixar aquilo infestar sua mente, você pode seguir em frente muito mais rápido e evitar que um pequeno problema se torne um grande problema.

8. A risada ajuda você a reter informações melhor

As pessoas tendem a lembrar de coisas engraçadas mais do que qualquer outra coisa. Se você desenvolver a capacidade de encontrar humor nas coisas que lê e ouve, terá muito mais chances de reter as informações que recebe.

Da mesma forma, se quiser falar com alguém de uma maneira que seja mais provável que ele se lembre, torne aquilo engraçado.

Essa é uma das principais razões pelas quais educadores, escritores e palestrantes muitas vezes fazem o melhor que podem para introduzir humor em seu material.

Se você já fez um seminário ao vivo comigo, sabe que eu começo todas as sessões com até 15 a 18 desenhos animados.

A risada que se segue realiza três coisas importantes: permite que as pessoas saibam que vamos nos divertir.

Isso faz com que as pessoas se sintam mais favoráveis ​​e conectadas a mim. Mas o mais importante, ajuda as pessoas a lembrarem do que estou ensinando a elas.

9. Rir exercita seu abdômen

Quer ficar com barriga de tanquinho? Ria mais vezes.

A risada faz com que os músculos do estômago se contraiam de maneira semelhante a fazer abdominais.

É por isso que você pode sentir seu estômago doendo depois de um longo período de risadas pesadas.

10. A risada pode ajudar a prevenir o câncer

Demonstrou-se que a risada aumenta os níveis de Interferão-gama no organismo, o que, por sua vez, promove a liberação de células B, células T, células NK e imunoglobulinas, além de ajudar a regular o crescimento celular.

Não só todas essas coisas podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico, mas também podem ajudar a prevenir o crescimento de células cancerígenas.

Então, com a intenção de fazer você rir agora, deixe-me compartilhar com você uma piada recente que ouvi.

O famoso líder indiano Mahatma Gandhi frequentemente andava descalço, o que produzia um impressionante conjunto de calos nos pés. Ele também comia muito pouco, o deixando bastante frágil e, com sua dieta estranha, ele muitas vezes sofria de mau hálito.

Isso fez dele um místico frágil, super calejado e enfeitiçado com halitose.

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Jack Canfield.

Imagens: pexels.com e pixabay.com

Gostou do conteúdo? Então comente e compartilhe-o com seus amigos!