Diversão

Os 10 filmes mais esclarecedores de 2017 que você precisa assistir em 2019

Eu tenho muita sorte de liderar o “Illuminate Film Festival” na busca global dos filmes mais reconfortantes, que mais quebraram paradigmas e que mais trouxeram conscientização no ano de 2017.

A sua sorte é que você não precisará assistir a 1000 horas de filmes para encontrar profundas sabedorias e inspirações.

Uma olhada em 2017 deixa claro que amantes do cinema foram mimados neste ano com uma gama de filmes que valem a pena assistir e refletir a respeito, desde grandes sucessos de bilheteria até profundas meditações e grandes animações.

Para o cinéfilo consciente, a tela é o nosso espelho. Os personagens de filmes tornam-se uma lousa em branco sobre a qual podemos nos projetar, e suas lutas e triunfos se tornam nossos.

Talvez dentro das minhas escolhas para os melhores filmes do ano, você encontrará reflexões sobre a jornada de seu próprio herói … e os levará para uma transformação pessoal que é emocionante para sua alma.

Aqui estão eles, sem uma ordem específica:

1. Lucky

Filmes mais esclarecedores de 2017

Lucky segue a jornada espiritual de um ateu de 90 anos e os personagens peculiares que habitam sua cidade deserta totalmente fora do mapa.

Tendo vivido e fumado mais que seus contemporâneos, o feroz e independente Lucky encontra-se no precipício da vida, empurrado para uma jornada de autoexploração levando para o que muitas vezes é inalcançável: a iluminação.

Lucky é ao mesmo tempo uma carta de amor para a vida e carreira de Harry Dean Stanton, bem como uma meditação sobre mortalidade, solidão, espiritualidade e conexão humana.

Estrelado por Harry Dean Stanton, Ed Bigley Jr., Ron Livingston e David Lynch.

2. Walk with Me

Filmes mais esclarecedores de 2017 (1)

Narrado por Benedict Cumberbatch, Walk With Me é uma jornada cinematográfica no mundo da plenitude e do mestre budista Zen Thich Nhat Hanh.

Oferecendo férias para a mente sobrecarregada, o filme mergulha no Mosteiro da Aldeia de Ameixas, onde os devotos desistiram de todas as suas posses e se comprometeram com uma vida de castidade para um propósito comum – transformar seus sofrimentos e praticar a arte da plenitude com o professor mais famoso do mundo.

3. Em Busca dos Corais

Filmes mais esclarecedores de 2017 (2)

Do diretor de Perseguindo o Gelo, esta é uma aventura épica para salvar uma criatura crucial no complexo ecossistema da Terra – os corais.

Este documentário oportuno se parece mais com um suspense, com Zack Rago como protagonista, um autoproclamado nerd sobre corais que vai fazer de tudo para coletar provas visuais do declínio desolador deste organismo.

Favorito no Sundance de 2017, o filme traz as possibilidades de salvar o meio ambiente e nos dá uma dose de esperança.

4. The Last Dalai Lama?

Filmes mais esclarecedores de 2017 (3)

O diretor Mickey Lemle (Ram Dass Fierce Grace) traz para a telona um retrato muito poderoso e pessoal de Sua Santidade, o 14º Dalai Lama. Lemie filmou exaustivamente com Dalai Lama, com uma intimidade que só foi possível devido sua relação de 30 anos com ele.

Neste filme animador, o Dalai Lama fala abertamente sobre os problemas do envelhecimento que podem inquietar a mente: arrependimentos, sonhos não realizados, frustrações e a inevitabilidade da morte e explora as persistentes questões sobre sua próxima reencarnação.

The Last Dalai Lama? também inclui entrevistas com Daniel Goleman, Richard Davidson, Matthieu Ricard, George W. Bush, membros da família de Dalai Lama e apresenta a música de Philip Glass.

5. Extraordinário

Filmes mais esclarecedores de 2017 (4)

Neste surpreendente sucesso da Lionsgate, estrelado por Julia Roberts e Owen Wilson, o jovem Auggie Pullman (Jacob Tremblay de “O Quarto de Jack”) nasce com deformidades faciais congênitas, carmicamente destinado a navegar pelas estradas do ridículo e do bullying.

Leia:  21 traços únicos de personalidade de quem gosta de ficar sozinho

Um conto sensível e humanista que nos ensina as práticas espirituais de tolerância, aceitação e amor próprio incondicional.

Extraordinário finalmente nos satisfaz com a crença de que as pessoas podem ser boas.

6. HEAL

Filmes mais esclarecedores de 2017 (5)

A diretora Kelly Noonan desenvolve um documentário reconfortante sobre o poder da mente para curar o corpo. Este filme irá capacitá-lo com um novo entendimento do curador extraordinário dentro de todos nós.

HEAL não só toca as mentes brilhantes dos principais cientistas e professores espirituais, mas acompanha a história de três pessoas em jornadas reais de cura de alto risco.

O filme, que se tornou o documentário mais vendido no iTunes, apresenta Dr. Deepak Chopra, Dr. Joe Dispenza, Anita Moorjani, Marianne Williamson e Dr. Michael Beckwith, entre outros.

7. A Tartaruga Vermelha

Filmes mais esclarecedores de 2017 (6)

Incrivelmente profundo e ainda muito simples, essa história mística e sem palavras sobre um náufrago encalhado oferece ensinamentos atemporais sobre empatia e amor, saudade do que deixamos para trás e a beleza da família.

Belissimamente elaborado pelo animador vencedor do Oscar, Michael Dudok de Wit, essa coprodução franco-japonesa irá encantá-lo com o realismo mágico, se você tiver paciência.

Aqueles com um gosto por animações mais centradas na família ocidental devem tentar Viva – A Vida é Uma Festa.

8. RUMBLE: The Indians Who Rocked The World

Filmes mais esclarecedores de 2017 (7)

Uma avaliação comemorativa do papel frequentemente subestimado da tradição nativa americana na evolução da música popular americana, estrelando Link Wray, Robbie Robertson, Jesse Ed Davis, Jimi Hendrix, Randy Castillo, Martin Scorsese, Quincy Jones, Steven Tyler, Iggy Pop, Tony Bennett e George Clinton.

Essa homenagem recheada de estrelas, cativante e provocativa, traz atenção necessária ao valor da sabedoria e da herança indígena na cultura americana.

Depois de estrondosos aplausos em nosso quarto ILLUMINATE Film Fest, e uma rodada de batidas de pé, não fiquei surpresa quando RUMBLE ganhou o Prêmio do Público para Melhor Filme.

9. The Farthest

Filmes mais esclarecedores de 2017 (8)

A lista não estaria completa sem um filme sobre ciência ou espaço, e The Farthest é excelente nas duas categorias. O irresistível documentário irlandês explora a missão da NASA de 1977 que enviou dois satélites Voyager ao espaço.

O crítico Glenn Dunks o descreve como um filme que “luta com o conceito de não apenas o que é essa experiência científica gigante, mas o que ela significa para nós, para a Terra e para a própria ideia de humanidade.”

“Também é um filme divertido, que nos deixa de olhos arregalados, uma jornada cintilante através da galáxia que é tão iluminadora quanto excitante … ”

10. Okja

Filmes mais esclarecedores de 2017 (9)

Cativante do começo ao fim, este filme animado conta a história de uma jovem fazendeira chamada Mija, que arrisca tudo para salvar seu melhor amigo, Okja, um porco geneticamente modificado, de se tornar o próximo produto alimentício de uma empresa multinacional.

Uma obra-prima de Bong Joon-ho, com Tilda Swinton e Jake Gyllenhaal, Okja delicia o público com sua astúcia emocional e política e reforça a noção de que todos os animais são criados iguais.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos que adoram bons filmes!

Quais desses filmes você já assistiu? O que achou? Comente!

Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Collective Evolution escrito por Dannete Wolpert.